3.2.12

“UM SOLDADO SEM CAVALO”

Carlos Gilberto Triel

Já contei aqui sobre um sujeito que viveu em Caxias, na segunda metade do século passado. Bem sucedido, fazia jogo duplo com os políticos de oposição e com a ditadura militar, receoso de perder, caso houvesse uma reviravolta no sistema, tudo que havia ganhado.

Jamais se indispôs contra qualquer um deles, coisa assim de acender velas para Deus e o Capeta. Eram laudas e mais laudas exaltando as excelências no seu jornal e nos microfones da Difusora. O Brasil, dizia ele, com os generais, marchava para o progresso.

Os vereadores o adoravam. Por todas as legislaturas se fez presente, o mais laureado da imprensa nanica, festejado com as mais importantes monções e comendas da Câmara Municipal - o primeiro da fila das verbas oficiais.

A página inesquecível de toda sua carreira como porta-voz da boquinha oficial se revelou ao ser interpelado por um repórter do Jornal do Brasil, sobre os prefeitos corruptos que se locupletavam no cargo, disse que não existiam provas e se existissem, não provavam nada.

- “Acho de uma inutilidade, de uma idiotice, usar o microfone ou jornal para dizer que um político roubou. Onde se viu um homem culto, de boa família, bem vestido, ser acusado de roubo, ladrão é quem assalta a mão armada, um prefeito nunca rouba!”

Certa vez, um dos interventores quis uma nova estátua do herói prá cidade, e ele, convocado a opinar, sugeriu que viesse sem o cavalo, não só baratearia o seu custo, como sobraria um valor significativo para a promoção do evento no jornal e na Rádio e, assim foi feito.

A reflexão do certo e do errado, o que não se fazer para ganhar o aplauso dos fracos, etc. são referências que se leva pela vida afora. Mas, o pavor de perder as tralhas adquiridas leva alguns ao delírio de que uma das formas de manter seu status é aleijar a imprensa.

Daí, se vivo fosse, essa espécie de hospedeiro eterno do erário estatal, que deixou o Duque de Caxias a pé, sem o cavalo, não hesitaria um só instante em classificar de inocentes inúteis todos os que ousam denunciar as falcatruas nos cofres públicos.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: