14.2.12

“CORRENDO POR FORA”

Por Carlos Gilberto Triel

O que foi feito do ex-governador Moreira Franco? Dizem que é um dos incontáveis ministros do governo Dilma, mas que nunca conseguiu despachar uma só vez com a presidenta. Algo simbólico do primeiro escalão, fazendo jus à cota de nomeações do PMDB.

O fato é que Moreira Franco em sua época deu a impressão, assim como Sérgio Cabral nos dias de hoje, que se manteria como um dos expoentes da política brasileira, todavia, Sarney, desafeto dos áureos tempos, apressou sua chegada ao patamar da mediocridade.

E Moreira, com o mesmo olhar de mormaço, um tanto quanto entediado por tudo e todos, se deixou seduzir pela própria cauda, prometendo mais do que podia. Cabral só difere de Moreira porque é professor em PMDB , sabe armar o circo e, escolhe o palhaço da vez.

E depois do que fez ao Garotinho, ganhou a fama de destronador de futuros. E imprevisível como ele só, se estiver naqueles dias, à beira dum ataque de nervos, foge ao controle e, Bornier que é carequinha, mas não é bobo, tira o seu da reta para não ser a próxima vítima.

O nosso J.Edgar Hoover do tribunal do faz de contas, deixou espalhar uma possível promessa do Cabral de que Bornier está fora do páreo. De certa forma, tudo colabora para que os eternos candidatos a prefeitos se assanhem, mas o que querem mesmo é a vaga de vice.

Correndo por fora, a pé, de bicicleta e nas asas da fé, o projeto arrumado do Fernando Cid; as benções são amplas, gerais e maquiavélicas: vereador mais votado, vice-prefeito, presidente da Câmara, chefe de governo; na pior das hipóteses a reeleição mais fácil da carreira.

Para que uma ou outra coisa se configure é preciso que o pagodeiro, agora novo homem, siga nesse negócio de ser prefeito. Afinal, qual vereador daqui da região tem a chancela de um cabo eleitoral de tamanho apelo popular, e tão motivado a ser outro Lindberg?

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. http://www.tropical830am.com.br/

Nenhum comentário: