6.2.12

Reflexão...

Por Almeida dos Santos

Hoje é muito comum os partidos apresentarem, com antecedência, os nomes dos seus futuros candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu, se é que serão, pois sequer chegou a hora de homologação de candidaturas. Neste sentido tomarei apenas o PCdoB como exemplo - legenda que já teve dois pré-candidatos que, por casualidade ou não, ambos oriundos do mundo do samba e pagode. O primeiro foi o Neguinho da Beija-Flor, que já não faz parte dos planos do partido. O segundo é o Waguinho, hoje um homem convertido ao cristianismo-protestante e que parece querer deixar o mundo da música (seja gospel ou não) para dar os seus primeiros passos em direção a um cargo público eletivo, ou até mesmo conciliar os dois. Na minha opinião, e quem me conhece e sabe da franqueza com que escrevo, acho que Waguinho teria muito mais serventia para o PCdoB vindo a candidato a vereador, mas como no PCdoB existe uma coisa chamada "centralismo democrático" - se é que ainda existe -, só tenho que observar essa história.
Quero deixar claro que não estou fazendo juízo de valores sobre o Waguinho, pessoa que até me pareceu muito simpática por telefone. O que escrevo é sobre esse desejo do PCdoB lançar uma candidatura própria quando, recentemente, era defensor do atual governo. Como poderá, por exemplo, fazer críticas à Educação ou Meio Ambiente se por lá passou a legenda?
Quem me conhece pessoalmente sabe o quanto relutei com um problema pessoal criado por eu mesmo e, graças a algumas pessoas, e, principalmente, ao meu esforço pessoal, estou retomando a vida e dando a volta por cima. Neste pouco tempo em que tenho dado uma nova oportunidade a mim mesmo, tenho aprendido coisas simples que por sua simplicidade às vezes nos cega. Olha como é óbvia a frase e o ensinamento que aprendi: "primeiro, as primeiras coisas!".
O PCdoB, legenda que merece o meu respeito, deveria se pautar o debate interno para discutir aquilo que realmente a partido quer, o que leve a crer que deveria ser o seu fortalecimento na cidade". Waguinho é uma pessoa que provou que após não saber administrar bem a sua vida, assim como eu, buscou um novo caminho para iniciar uma nova jornada.
Ao longo dos anos que venho acompanhando o PCdoB iguaçuano de perto e afirmo que o partido não construiu um projeto partidário de poder, e, por essa razão, vejo que lançando Waguinho, por ser conhecido, o projeto se apresenta afoitadamente.
Quero deixar claro que vivemos uma democracia, ainda que vigiada, e portanto é legítimo o Waguinho pleitear a titularidade do Poder Excutivo Municipal. Mas volto a dizer o que aprendi: "primeiro as primeiras coisas".

2 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS

PASTOR ADELSON BAYONETA disse...

Não sou filiado ao PC do B nem tão pouco tenho uma amizade com Waguinho, na verdade o conheci melhor ao fazer-lhe um convite para cantar num evento que eu estava preparado para Nova Iguaçu ( Marcha Pra Jesus 2011), nessa ocasião lideranças do PCdoB perguntaram-me se eu apoiaria Waguinho caso fosse Candidato a prefeito pelo partido, o fato de eu ter trabalhado muito na campanha de um candidato a deputado federal que está no seguimento evangélico me credenciava a opinar sobre a questão. Minha análise foi favorável já que apesar de não ter passado político de certa forma isso o polpa de certas comparações, os outros candidatos já passaram pelo governo seja majoritariamente ou ocupando cadeiras ao lado do prefeito e apesar do "povo não ter memória" esses históricos podem facilmente serem trazidos a luz por campanhas oposicionistas. Acho plausível que o PCdoB busque sair do papel de coadjuvante pois como o próprio Almeida muito bem lembrou o partido já teve bons espaços no atual governo mas todos sabemos que às vezes ter a caneta não representa propriamente ter o poder. Se olharmos bem o cenário talvez não haja uma oportunidade tão nítida de se entrar numa campanha para prefeito de Nova Iguaçu como a que está se materializando em 2012, o franco está aberto e se colocarmos todos os pré candidatos juntos ( obviamente os do primeiro time) qualquer um deles pode no mínimo chegar ao segundo turno que nessa eleição será quase inevitável.