1.10.10

Toda responsabilidade ainda é pouca

Por Thiago Portela

Domingo é um dia muito importante para todo brasileiro. Eleição para presidente, governador, dois senadores, deputados estaduais e federais serão escolhidos para governar esse país nos próximos quatro anos e isso não é BRINCADEIRA. Muita gente foi presa, torturada e até morta para que o povo garantisse esse direito e brincar com isso é, no mínimo, uma grande irresponsabilidade. E levar a sério esse compromisso é muito mais do que apenas votar. É votar com consciência sabendo exatamente o poder do seu voto.

Nessa questão muita coisa está envolvida, vou me deter em uma delas que encontramos todos os dias na mídia: o Ficha Limpa. A lei foi votada diante de um desejo legítimo da maioria da sociedade e não pode, de maneira nenhuma, ser deixada de lado nesse momento tão importante da história do país. Apesar de todos os defeitos que a lei traz ela nos lembra que é preciso votar no homem e na mulher de bem. Nos lembra que é preciso votar em quem realmente tem compromisso com a sociedade.

É um pensamento simples. Você colocaria para tomar conta de seu filho uma pessoa que você não conhece e que tem passagem pela Polícia? Colocaria dentro da sua casa uma pessoa que é processada por roubo? Processada por estelionato ou mesmo suspeita de crime de morte? É claro que não. Então, porque colocar nos cargos mais altos de nossa política pessoas acusadas de tudo isso? É claro que todo mundo é inocente até que se prove o contrário mas não podemos correr o risco. Devemos pensar que o destino de nossos filhos e filhos de milhões de pessoas estarão nas mãos desses políticos.

Decidir se uma verba vai para obras ou Saúde ou Educação é caso de vida e morte, não é exagero. Uma decisão errada, uma verba mal aplicada pode atrapalhar para sempre a vida de milhares de pessoas. Em Nova Iguaçu, por exemplo, hoje temos 25 mil crianças fora de sala de aula porque não foram construídas escolas nos últimos seis anos. A única maternidade no centro da cidade foi fechada para os pobres e só atende particular porque as verbas na Saúde foram mal aplicadas. Os aposentados e pensionistas correram o risco de perder seus pagamentos por irresponsabilidade de um governo. Quem poderá reverter esse prejuízo? Quantas pessoas morreram por causa dessa atitude de um governo?

Portanto, peço aos eleitores que pensem bem nesse domingo. Pensem que estão decidindo o destino de cada uma de suas famílias. Pensem que estão confiando à essas pessoas aquilo que lhes é mais caro: seus filhos e filhas. Votem com responsabilidade, sem BRINCADEIRA, sem omissão. E para aqueles que dizem não gostar de política, pensem bem: gostando ou não todos nós seremos governados por quem gosta.

Thiago Portela é vereador de Nova Iguaçu pelo PPS

Nenhum comentário: