26.10.10

"ADEUS ÀS ILUSÕES"

Por Carlos Gilberto Triel

Em tempos de popularidade baixa Lula jamais diria que o candidato Serra fez onda com uma simples bolinha de papel. Passa na cabeça do presidente o avesso bíblico, do tudo posso naquele que me fortalece.

Aqui em Nova Iguaçu, Sheila Gama, não goza de significativa popularidade para sair por aí imitando o prefeito paulista, Janio Quadro, que nos finais dos anos 80 multava motoristas transgressores.

E na escala das questões imediatas, dias desses, tomou coragem e provou do gostinho de se mostrar autoridade. E ficou mais prosa do que caipira de sapato novo pelo fato ter ralhado com um cidadão que havia jogado algo pela janela do carro.

O timing veio à tona e, depois do trem suspenso, temos agora o caráter inteligível do fashion pós anos 70 decidido a ir às ruas e consertar o mundo e, que somente enxerga na essência do cidadão comum o zero de boas maneiras.

Ora, dona Sheila, seu sorriso é bonito, mas não para prescrever irrelevantes normas de conduta. Iludir-se não tem problema, faz parte dos nossos desvarios, mas o principio da razão é pouparmos a inteligência alheia dessa nossa capacidade de iludir a nós mesmos.

Em vez de chamar atenção do motorista porcalhão ao dever, coisa que só se usa a criança e as pessoas muito infantis, a prefeita deveria primeiramente fazer coro com os indignados e, de maneira efetiva e surpreendente visitar os postos de saúde cooptados por vereadores não tão parceiros.

Mostre-se real e sem ficções vazias, prefeita. Nesses tempos em que acordos espúrios são cinicamente mascarados de habilidade, falar a verdade pode até não ser politicamente correto, mas o seu nome se firmará na região como uma real liderança que a senhora não experimentou.

Jogue para o alto todos os conceitos que o conselheiro Gama aprimorou no século passado, desde as nostálgicas reuniões com Lysâneas Maciel à bica d’água de Chagas e que desaguou em 1982 numa rendição hilária ao lencinho vermelho de Brizola.

O tempo urge. Muitos ainda acham que o prefeito da cidade é o falastrão eleito. O seu futuro é agora e, mostre o seu valor antes que seja tarde.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a Rádio Tropical 830 AM na web www.tropical830am.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

PITO NO CIDADÃO

Anste de passar a pequena repreensão ao cidadão não zeloso, com a limpeza da cidade, que tal nossa querida prefeita, passeia nos domingos pelas ruas centrais da cidade, ela ficara envergonhada, por não censura a emprensa, encarregada da limpezas das ruas, que não executa o serviço de limpar as ruas. A lipa, ganhou o contrato para isso. Inclusive nos domingos e feriados. A cidade merece ter o seu asseio, nestes dias. Afinal nossos parentes vem nos visita, não podemos passar uma impressão, que não temos pessoas com lipidez e polidas à nos governar.