19.10.10

Respondendo à Andressa e a Munira

Por Emplumadinho

Ao comentar o post "Agito na Câmara", nossa amiga Andressa lamentou a pouca divulgação do assunto. Se vocês pensam que que a lei federal que determinou a extinção das concessões em 31 de dezembro de 2010 é recente, informo que ela é de 1995, ou seja, de 25 ANOS ATRÁS ! E a mensagem chegou à Câmara (mas ainda não aos vereadores) agora, faltando dois meses para o final do prazo. E sabe por que, Andressa ? porque assim eles podem, em nome da "urgência" da matéria, tentar atropelar todo o processo, justificando dispensas de licitações e evitando discutir o assunto com a sociedade e os vereadores.

Acontece que esta urgência foi FABRICADA, e nós não podemos aceitar isto passivamente. Apesar das críticas feitas a muitos vereadores, a verdade é que sempre que há uma mobilização popular eles votam a favor do povo, até por uma questão de sobrevivência política. Assim, o que podemos fazer é lotar o plenário da câmara e exigir a realização de audiências públicas para discutir o assunto, onde todos os envolvidos teriam voz. Mesmo que se prorrogue estas concessões por mais algum tempo, penso que este será o menor dos males.

No mesmo post, a Munira fala da ideia da prefeita de taxar os aposentados e pensionistas. Este é o ponto mais polêmico da proposta, mas posso informar que tem outros prejudiciais tanto aos aposentados quanto aos ativos. Conversei com muitos vereadores, e eles também estão indignados com isso. Mas a maioria prefere evitar o embate com o poder executivo, então, assim como na questão das concessões, a mobilização popular daria a eles argumento (e até mesmo coragem para alguns) para questionar a prefeita.

De qualquer forma, vale lembrar o que eu já disse: após as eleições, os governantes mostram quem realmente são. Vamos recordar os atos de Sheila Gama depois de 3 de outubro: expulsou os camelôs das ruas sem qualquer notificação prévia para que ao menos não perdessem suas mercadorias, fez diversas alterações no orçamento prejudicando principalmente os professores e a população mais carente, propôs à câmara taxar os aposentados e pensionistas e quer enfiar pela goela dos vereadores a questão das concessões.

A caixa de maldades está aberta... será nossa prefeita a dona da Caixa de Pandora, que guarda todos os males do mundo ?

O endereço da câmara é Rua Tertuliano de Melo, 38, próximo à rodoviária. As sessões ocorrem terças, quartas e quintas às 16 horas. Nos vemos lá, afinal, a hora de pressionar é agora. Depois que tudo estiver votado, não adianta bater pé e fazer beicinho...

Nenhum comentário: