27.12.11

“TERRA DE LARANJAS”‏

Por Carlos Gilberto Triel

Agora nos chega à informação de que uma vereadora do PT, sempre lembrada pela Claudia Maria por aplicação indevida da verba do SUS, teve aprovado seu projeto dando a espécie Citrus x Sinensis, a nossa laranjeira, o status de simbolo oficial de Nova Iguaçu.

E eu que nem sabia que a laranjeira ainda não era o símbolo oficial da cidade! Que coisa! Não foi a toa que o blog recebeu o factóide de um vate esquisito se dizendo o cara, e inflado nos próprios elogios se mostrou como algo próximo ao alter ego da vereadora.

Tomara que a musa inspiradora do poeta se digne adentrar ao meio do ambiente do Sr. Papa Municipal, exigindo que se dê o “coroamento” às mudas na Via Light, estranguladas e sufocadas tanto pela preguiça oficial, quanto pela grama Esmeralda.

Para alguns a laranjeira enquanto símbolo é esse prato vazio, contudo vistoso, que vale mais do que a de galhos e folhas, torturada por um bando de burocratas, pulgões e parasitas, vivendo sob a tutela duma prefeita que perdeu o encanto pela cidade, sem se dá conta.

Quanto a PREVINI, suas excelências estão pondo o pescoço na guilhotina. Não foi por acaso que o vereador Ferreirinha se recusou a votar a favor do governo. E olha que ele é do PT, um partido naturalmente blindado e que vive sua soberania.

Sabe daquela frase atribuída ao Ulisses Guimarães sobre a ingratidão? Pois é, Dona Adélia, uma senhora patusca que morava na Rua Santa Luzia, dizia que não elogiava ninguém, nem sua santa mãezinha, certa de que o dia do elogio era a véspera da decepção.

Mas, vamos lá, alem do Ferreirinha, votou contra o governo, Marcos Fernandes, Nicolasina, Baby Portela e o Marivaldo Amorim, este último uma grata surpresa e, independente da razão essencial, o destaque é porque não se deixou levar como um bobalhão fanático.

Carlos Gilberto Triel, apresenta de segunda a sexta-feira 17:50hs na Rádio Tropical 830AM, Oração da Ave Maria. Na web www.tropical830am.com.br

2 comentários:

Centro Caribeño de Cultura y Comunicación para el Desarrollo disse...

Eu gosto muito de historia. Mas querer manter um simbolo do passado, muito passado, sei nao...nao teria algo mais atual para por como simbolo nao?? Nova Iguacu somente roduziu e contnua produzindo laranjas????

Pedro Hermes disse...

Amigo Triel.
Atravez do blog, soube que a laranjeira passou ao status de simbolo do município.Como não tenho conhecimento de nenhum laranjal por Nova Iguaçú.Exceto a um século atras aqui na região do Km 32 Urg 5.Para o caso de precisar fotografar este simbolo raro,tenho um pé em meu jardim.