30.12.11

“A NAU DOS INSENSATOS 3 - O FINAL”

Por Carlos Gilberto Triel

O mui digno Hernandes y Fernandes, franciscanamente humilde e sábio, mas decidido a fechar de vez o caixão que enterra o débito da prefeitura com a PREVINIL, sentiu que faltava algo importante:

- Onde foi que deixei minhas jujubas?
Vereador Tangerina, todo solícito:

- Senhor presidente, trago aqui comigo essas preciosidades, já pensando em poder servi-lo.

Hernandes y Fernandes, não se fez de rogado, pegou as guloseimas e, pigarreou engrossando a voz:

- Senhoras e senhores, com a palavra o digníssimo vereador Wellinho para uma comunicação inadiável.

Gordo Pedra, já prevendo:

- Ih! É hoje.

Vereador Wellinho, mãos para os céus, histérico:

- Meu Deus! Meu Deus! Onde estás que não respondes!

Gordo Pedra, perplexo:

- Só faltava essa, Deus ficou surdo!

Vereador Wellinho, em transe profundo:

- Sim, meu Deus! Estou na escuta! Como vai, o nosso Jesus? Ô que bom! Eu? Vou bem, e obrigado por perguntar. O Deus da vitória diz não! Então voto não.

Vereadora Irmã Zilma, enciumada:

- Olha que estou na fé desde garotinha, e Deus nunca falou assim comigo.

Vereador Ferretinho, frustrado:

- E eu que deixei de votar uma CPI contra os desmandos do Paraíba! E Deus também nunca falou assim comigo.

Vereador Wellinho, o transe fugiu ao controle:

- Esses velhos são uns agiotas! E eu não vou para o inferno por causa de agiota, não! O Céu me espera! Dê um abraço em Jesus por mim, câmbio, desligo, e amém.

Genilson Gozório, o mais maluco:

- Pela seriedade de tudo que acabei de ouvir, ponho minhas mãos no fogo por esse projeto.

Perivaldo Maior, o avanço da espécie:

- Hoje cedo no Palácio Celestial, estive com Deus cara a cara e ele me falou: Peri, meu segundo filho mais amado, quero que vote com a 3ª idade e contra o governo.

Gordo Pedra, um blasfemo incorrigível:

- Deus também é uma mala! Fala uma coisa, depois fala outra, não sabe o que quer. Ô saco!

Hernandes y Fernandes, meigo e, com um ar de ternura e bondade diz:

- No filme que assisti, ao lado da minha adorável esposa e dos meus amados filhos, Jesus proibia a cobrança de juros...

Os aposentados falavam alto, a revolta com os vereadores era grande. Ninguém ouvia nada.

Hernandes subiu nas tamancas, brabo que nem um cão:

- Ô cambada de múmias velhas! Pelo menos tenham educação, não sou um vereador qualquer. Quando falo, exijo silencio!

Baby Portela, irônico e mordaz:

- Concordo, presidente, já que estão sendo espoliados e roubados, pelo menos que reclamem em silêncio.

Charlinhos Previdente, no melhor estilo cana dura:

- Diga o nome do boi ladrão, diga.

Baby Portela, e as possíveis prerrogativas:

- Os bancos vão se servir dessa tese aqui na Câmara para quando for assaltado não pagar os correntistas.

Charlinhos Previdente, chato elevado ao quadrado:

- Diga os nomes dos bois assaltantes, diga.

Magriço Kid, e a evolução que o mundo não sabe:

- A Câmara não é para simples analistas políticos. Merecemos atenção dos antropólogos, sociólogos e pesquisadores e até dum Amit Goswami, físico quântico.

Charlinhos Previdente, a prova viva da evolução:

- Diga os nomes dos bois sociólogos, diga.

Vereador Tangerina, um homem de boa fé:

- Deus foi e será sempre o nosso guia.

Gordo Pedra, sorrisinho sarcástico:

- Na sua idade, é melhor ter um cachorro para ajudar atravessar a rua.

Vereador Tangerina, irritado e dando pulinhos:

- Atravessar sua mãe. Não admito que o senhor insinue que estou cego pela idade, se eu ainda nem fiz 37 anos!

Hernandes y Fernandes, jogando para a galera;

- Voto contra o governo, falei isso com os secretários essa semana. Eu jogo limpo.

Gordo Pedra, falando baixinho pra Hernandes:

- Pra cima de mim, malandragem, tu tá cercando pelos 7 lados. É uma no cravo e outra na ferradura.

Vereador Malote, trocando as bolas:

- Paradinha de ferrar pobre prefeita, não é comigo, tô fora. Voto contra o dragão velho.

Malvadinha das Freiras, um ser especial:

- Na verdade, sugiro como símbolos da cidade, um aposentado bonitão ao lado duma linda laranjeira!

De repente as luzes voltaram a piscar, portas rangerem, barulho de correntes arrastadas, voz de pagodeiro cantando, sirenes de ambulância, polícia e bombeiros, gritos de dor...

Gordo Pedra, já viu esse filme antes:

- Lá vem de novo esse corno do Caveirinha! Isso que dá não enterrar direito defunto que foi corneado.

Todos fugiram para porta de saída. Hernandes y Fernandes, tem pavor do Caveirinha, mais uma vez correu na frente e, já no meio da rua deu por encerrada a seção:

- Feliz ano de 2012 a todos!

Caveirinha, um fantasma desbocado:

- Só se for no inferno seu filho da...

Carlos Gilberto Triel, apresenta de segunda a sexta-feira 17:50hs na Rádio Tropical 830AM, Oração da Ave Maria. Na web www.tropical830am.com.br
O texto acima é obra de ficção. Toda e qualquer semelhança dos personagens com pessoas, fatos ou acontecimentos terá sido mera coincidência

2 comentários:

Unknown disse...

AI! CARAMBA! FIQUE UMAS DUAS HORAS RINDO. ESTE ENCERRAMENTO FOI DE MAIS.
PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE EM 2012. EXTENSIVO A TODOS DO BLOG E AOS ACESSADORES.
ACABEI, DE INVENTAR.

Unknown disse...

AI! CARAMBA! FIQUE UMAS DUAS HORAS RINDO. ESTE ENCERRAMENTO FOI DE MAIS.
PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE EM 2012. EXTENSIVO A TODOS DO BLOG E AOS ACESSADORES.
ACABEI, DE INVENTAR.