28.9.09

Eles brigam, o povo sofre

Por Claudia Maria

Enquanto o prefeito e o presidente da Câmara brigam, os problemas na rede de saúde pública continuam cada vez maiores. Hoje os pacientes renais crônicos não conseguiram os medicamentos imprecindíveis para sua qualidade de vida. A confusão no Vasco Barcelos era generalizada. Ninguém sabia de nada, os poucos funcionários estavam perdidos e a única coisa que sabiam era que os medicamentos não tinham chegado. Onde está a sociedade civil organizada? Alguém precisa fazer esse rapaz cumprir sua responsabilidade básica que é de manter as unidades funcionando.

2 comentários:

Blog do Alcy Maihoní disse...

Onde está a Sociedade Civil Organizada?
VIVEMOS DENTRO DAS NOSSAS LIMITAÇÕES E NOS ORGULHAMOS DISTO.

Me perdoe Claudia por este comentário, mas sinto que é oportuno.
Muitos cronistas, jornalistas e moradores vizinhos nossos volta e meia vem se indagando com esta pergunta e a soltam no ar, como a que dizer, acordem o governo está fazendo e desfazendo, abusando do poder que lhes foi conferido e fazendo com que o povo sofra ainda mais e suas instituições não estão fazendo nada. Em parte estão certos em nos pressionar, em parte não.
É muito cômodo para certas pessoas que estão em seu lar, escritório ou na sua casa de praia escrever, ou falar criticando o Movimento Comunitário por não estar fazendo seu dever de casa. Mas o fato é que vejo muitas instituições fazendo sim o seu dever, Hoje mesmo pela manhã, visitando uma Associação de Moradores vizinha minha lá eles estão tirando leite de pedra, doando seu tempo, seu coração com objetivo único de servir a comunidade local. Percebi que a caridade está lá no seu alto grau de generosidade. Isso é positivo, creio eu que muitas associações, ONGs estão neste contexto.
Desde que me entendo por gente a realidade da vida é esta o bem que se faz não é visto, a mídia ignora, mas o erro, esse sim fica em destaque.
A Prefeitura atual está afundando Nova Iguaçu, ou já afundou governos passados também não ficaram muito distantes disto, a própria história é que revela. É perda de tempo a Sociedade Civil Organizada, sair às ruas em passeata, fechar estradas, parar em frente à Câmara ou Prefeitura para protestar (opinião pessoal), reivindicar, levantando faixas. Isso até que no passado talvez tenha funcionado, mas hoje não vejo o porquê disto.
Vou explicar minha posição: Se a saúde, educação ou outra secretaria do executivo vai mal das pernas por motivo escuso, penso que a melhor mobilização é partir para o Ministério Público, pedir CPI se for o caso, elaborar uma carta aberta à população e distribuir nas ruas, nos jornais de maior circulação, mas esta simples ação tem um custo e quem irá pagar por isso?
Associações sobrevivem de doações, mutirões de alguns moradores e mais nada. Fazemos o que podemos dentro das nossas limitações e ponto final. É claro que algo tem que ser feito, o Congresso da Federação é agora em Dezembro, para aqueles que se indagam em querer saber onde está a Sociedade Civil Organizada é só aparecer por lá com propostas de mudanças que serão somadas a tantas outras, para soluções dos problemas que nossa cidade por ora está passando. Para finalizar a melhor mobilização de mudanças está no nosso VOTO e esses politiqueiros terão que mudar de profissão, como muitos já o fizeram.

Almeida disse...

Alcy, eu também começo pedindo desculpas mas se for assim como você fala então é melhor cruzar os braços. Acredito na mobilização de rua e no bate panelas, sim. Isso chama atenção e modifica como já aconteceu no passado. Sei que pequenas instituições estão fazendo o seu trabalho, não nego. Inclusive é isso que nós fazemos aqui e você por ai. Mas, quanto as grandes federações, as OABs da vida, as pastorais, essas podem fazer alguma coisa sim e não fazem não por falta de recurso, mas porque foram coptadas como é o caso do MAB e da igreja em Nova Iguaçu. Para elas é mais fácil pertencer ao governo. Mas, enquanto existir gente igual a você e outros amigos do blog vale a pena continuar lutando. Um abraço.