30.9.09

O artigo sai no Tribuna da Região de amanhã

Por Claudia Maria

Nova Iguaçu sem governo

Parafraseando o presidente Lula: “nunca antes na história de Nova Iguaçu se viu um desgoverno como esse”. O que se tem assistido na política de Nova Iguaçu é uma coisa tão surreal que é difícil convencer pessoas fora do contexto de que isso realmente está acontecendo. O cenário é de uma cidade devastada, sem liderança, onde ninguém se entende e cada um faz o que quer. O governo está dividido em grupos que agem de maneira independente e desordenada sempre pensando em interesses individuais.

Mas, o problema maior ainda não é esse. Desde que o atual presidente da Câmara, Marcos Fernandes, resolveu contrariar o prefeito Lindberg Farias que as coisas ficaram totalmente fora de controle. A maioria dos vereadores resolveu que quer controlar os postos de saúde da cidade. Como crianças que ganham um brinquedo não estão preocupadas se outras vão ser prejudicadas, querem apenas o controle de um setor que está falido que já nada tem para oferecer a uma população cada vez mais doente.

De outro lado está um prefeito não acostumado a ser contrariado. Como o adolescente que vê seu irmão menor tomar seu brinquedo – mesmo sem validade para ele, brinquedo quebrado e destroçado – Lindberg reage cegamente, como um típico franco atirador que não se importa em que vai ser atingido pelas balas perdidas. O que o prefeito quer é aniquilar o inimigo da hora. Sua única preocupação é ser eleito para um outro cargo qualquer, seja de governador, senador ou mesmo deputado federal. O que o prefeito quer é não perder o brinquedo.

Cenário triste, constrangedor onde a dona de casa, a gestante, o trabalhador, são meros coadjuvantes que ora são atingidos por um, ora por outro. Inábil, Marcos Fernandes não soube manter o controle de um grupo pouco convencional, tencionou demais a situação e pode acabar esmagado pelo braço da máquina administrativa que, no momento, é comandada por um general louco, quase psicopata cujo único sentimento é o de poder, seja a que preço for. Que triste sina para uma cidade que já foi perfume (cidade das laranjas) e hoje fede a deriva num mar de lama.

Aumento de vereadores

Hoje a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu conta com 21 parlamentares. Neste momento está em discussão se a PEC que aumenta para 29 enra em vigor ainda nesta legislatura. Acho um pouco difícil, já que o próprio TSE recomendou, através de resolução, que os TREs mão dêem posse aos suplentes. Mas, é preciso ficar atento para outro aspecto. Vejamos:

Em 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará um novo censo. Segundo estimativa disponbilizada pelo site do IBGE, a cidade de Nova Iguaçu possui 830.672 habitantes. Porém, esse número deverá superar 900 mil habitantes no próximos censo. É a´que entra a questão. Caso Nova Iguaçu supere a marca de 900 mil moradores e caso a PEC 336 passe a vigorar a partir das eleições de 2012, o número de vereadores, de acordo com a PEC, passará de 21 para 31 vereadores, e não 29. Cidades com mais de 900 mil habitantes e até 1,05 milhão, o número de vereadores estipulado é 31. Mas o pior eu digo agora: O repasse para a Câmara será de 4,5%. Ou seja: vai aumentar consideravelmente o número de vereadores e dimuir significativamente o repasse.

Processo

Tem gente que gosta de falar que vai processar jornalista por essa ou aquela matéria. O Sarney criou os "Atos Secretos" e a imprensa que é a culpada. Pelo amor de Deus! Respeitem o serviço da profissional que foi ao Vasco Barcellos e ouviu uma aposentada reclamando do atendimento! Ela não eventou a personagem Maria Aparecida Ribeiro, de 62 anos, que reclamou que chegou ao Vasco Barcellos por volta de 8h30 e até o início da tarde não havia sido atendida. A falta de argumento é sempre querer culpar a imprensa.

Rodo

Não só foi o Vitor, indicado por Marcos Fernandes (DEM), que rodou. O reponsável pela Coordenadoria do Controle de Vetores (CCV), Paulo César, que também era uma indicação de Fernandes, também rodou. Assumirá, provavelmente, o Marquinhos.

Manifesto

Amanhã Agentes de Saúde e de Combate a Endemias farão um manifesto, às 9h, que sairá da Praça Ruy Brabosa até o Paço Municipal. Eles querem aumento salarial e receber insalubridade. Faz sentido.

Destituida

Por Claudia Maria

A comissão de licitação da Codeni foi destituida ontem, resolução interna do prefeito Lindberg sem noção de Farias. O presidente da comissão, Victor, é ligado ao presidente da Câmara, Marcos Chaves Fernandes. Portanto, mais uma retaliação contra o desafeto do momento. Mas, vale lembrar, que o prefeito tomou essa decisão antes de saber da votação de suas contas.

Indignação

Por Claudia Maria

Segunda-feira, recebemos muitas reclamações sobre o atendimento no Centro de Saúde Vasco Barcelos no centro de Nova Iguaçu. As pessoas diziam que o local está abandonado, ninguém sabia dar informação e os mais prejudicados eram os doentes renais crônicos que não tinham a medicação necessária e nem conseguiam informação. O Jornal de Hoje também foi acionado e deu a matéria como manda o bom jornalismo. Ontem, ficamos sabendo que funcionários do posto ameaçaram a equipe de reportagem de "entrar na Justiça" porque se sentiram injustiçados com a matéria. A eles quero dar o meu recado: O Vasco Barcelos era posto de referência até a entrada desse governo irresponsável. Hanseníase, tuberculose e HIV eram as especialidades do local que ainda era referência também para vacinação. Com a chegada de Lindberg tudo desmoronou. As referências acabaram. Existem denúncias de até ratos e baratas passando pelo corredores.
Entendo a posição dos funcionários nessa confusão toda. Muitos estão sem receber, outros não sabem se ainda continuam ou não no serviço. Mas, é preciso deixar bem claro que a prioridade é o ATENDIMENTO À POPULAÇÃO ela é quem paga os salários de todos, inclusive do prefeito moloque e irresponsável que criou toda essa situação. Portanto, esse funcionários que se dizem injustiçados pela matéria deveriam sim ter vergonha de trabalhar em uma unidade de saúde como está o Vasco Barcelos. Deveriam ter vergonha de servir a esse governo que não se importa com a Saúde Pública. Quanto ao processo que dizem que vão impetrar também quero mandar outro recado: se preparem para processar a mim e a outras tantas pessoas que estiveram na segunda-feira na unidade e não foram atendidas. O jornal de Hoje não está sozinho!
É bom ainda deixar claro que nós sabemos quem é o vereador que está por trás da unidade e ele também pode ser responsabilizado.

Aprovado com louvor!

Por Claudia Maria

As contas do prefeito Lindberg tce de Farias foram aprovadas ontem por unaminidade na Câmara. A informação pode causar espanto ao leitor desse blog mas é a mais completa verdade. Ontem, o presidente da Casa, Marcos Chaves Fernandes, colocou as contas para votar sem aviso prévio. Eram 19 vereadores presentes, faltaram Berriel e pastor Wellington, e as contas do exercício de 2007 foram aprovadas com louvor! Na minha opinião, esse ato do presidente foi para mostrar boa vontade ao prefeito, como estender as mãos e dizer: "amor, estou de volta". O próprio lindberg foi pego de surpresa, fora da cidade (como sempre) ficou sabendo mais tarde de sua vitória. Vamos esperar qual será sua reação hoje. Se ele aceita de volta o amor que parecia perdido ou se vai continuar chutando cachorro morto.

29.9.09

Respondendo ao leitor I

Um leitor perguntou como ficará a nova composição da Câmara de Vereadores após a aprovação da PEC que aumenta o número de cadeiras. A resposta para o leitor é a matéria que está publicada no próprio site do TSE. Vejamos:

Presidente do TSE envia ofício com informação sobre data-limite para aplicar a emenda que altera o número de vereadores
28 de setembro de 2009 - 17h46



O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, enviou a todos os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais nos estados ofício no qual informa que em 2007 o TSE respondeu à Consulta 1421/07 e disciplinou a data-limite para promulgação de emenda constitucional alterando o número de vereadores.

Na consulta, o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) questionava se a quantidade de vereadores nas Câmaras poderia ser alterada por meio de emenda constitucional promulgada pelo menos um ano antes da eleição municipal.

Em resposta à consulta o Tribunal decidiu, por unanimidade, que a regra constitucional deveria entrar em vigor até o final de junho de 2008, quando terminou o prazo para realização das convenções partidárias que aprovaram os nomes dos candidatos ao pleito. A decisão se transformou na resolução nº 22.556.

No ofício, o ministro diz não ter a intenção de interferir na esfera da autonomia interpretativa dos tribunais regionais.

No dia 23 de setembro de 2009 foi promulgada a Emenda Constitucional nº 58, que autoriza a criação de mais de 7 mil novas cadeiras de vereador.

Em regra geral, a posse de um candidato depende da sua diplomação pela Justiça Eleitoral. No caso de vereadores, são competentes para diplomá-los os juízes eleitorais.

Caos

Nunca o sistema de atendimento municipal de saúde esteve tão sucateado em Nova Iguaçu. Usado como moeda de troca política, a secretaria municipal de Saúde se tornou o "Calcanhar de Aquiles" desta gestão, se é que podemos dizer que existe gestão.

Perigo

É bem verdade que a Estrada da Palhada sofreu intervenções do governo municipal. Depois das obras ela passou a ser uma ameaça para a população local. Os quebra-molas foram retirados e os veículos que utilizam a via, hoje, passam em altíssima velocidade. A Estrada da Palhada recebe muitos caminhões, pois ela liga a Rod. Pres. Dutra à Estrada de Madureira. Mas ela também poderá ser utilizada como rota de fuga de assaltantes que praticarem seus assaltos no corredor viário da Estrada de Madureira ou mesmo na Rod. Pres. Dutra. A Estrada da Palhada é muito frequentada por crianças e por esse motivo a seretaria municipal de Trânsito deveria ir ao local e fazer um estudo sobre a possibilidade de recolocar os quebra-molas que foram retirados.

Olha a matéria do Hoje de hoje

Por Claudia Maria

Postos fecham sem médicos em NI

Em mais um episódio da dramática história da saúde de Nova Iguaçu, a exoneração de mais de 600 funcionários contratados pela Prefeitura no mês passado levou ontem algumas unidades de saúde da cidade a fecharem, novamente, suas portas. A demissão em massa foi publicada no diário oficial do município no último sábado e pegou médicos, enfermeiras e técnicos da saúde, e principalmente a população, de surpresa. Em um dos maiores postos de Nova Iguaçu, o Vasco Barcelos, no Centro, a falta de profissionais deixou muitos pacientes sem atendimento.
A aposentada Maria Aparecida Ribeiro, de 62 anos, chegou ao posto por volta das 8h30 e até o início da tarde ainda não havia sido atendida. Segundo ela, funcionários avisavam aos pacientes que não havia médicos e a distribuição de alguns medicamentos não estava sendo feita ontem. “Fiquei decepcionada, pois sofro de problemas renais e não tinha ninguém para entregar os meus remédios. Fiquei a manhã toda sem informações”, lamenta a aposentada.
Os servidores demitidos foram chamados no mês passado após o prefeito, Lindberg Faria, anunciar a contratação de 2.500 profissionais para suprir o déficit nos postos. No mesmo período, o Jornal de Hoje noticiou a paralisação de quase 300 funcionários no setor médico e administrativo nas Unidades Mista de Miguel Couto, Austin e Vila de Cava. Por causa da greve mais de duas mil pessoas ficaram sem atendimento por quase duas semanas. Segundos os grevistas, a prefeitura, na época, não havia repassado a verba para cooperativa e os funcionários estariam sem salários há três meses. Segundo informações, ontem essas unidades estavam atendendo parcialmente os pacientes.
Ontem a equipe de reportagem do Jornal de Hoje procurou a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu para falar sobre o assunto, mas ninguém foi localizado.

Volta das cooperativas

Por Claudia Maria

Os boatos de hoje nos corredores da Prefeitura e nos postos de saúde é de que o prefeito Lindberg desnorteado de Farias vai voltar com as cooperativas. Dizem que vai renovar os contratos por mais três meses.

Absurdo

Por Claudia Maria

Muita gente ainda não sabe que os contratos feitos pela Prefeitura deixaram de existir desde sábado quando o prefeito Lindberg não quero saber de nada de Farias publicou a decisão em Diário Oficial. Com isso, aqueles que têm dinheiro da passagem, continuam indo para o trabalho. Mesmo sem fazer nada, porque não existe material nos postos. Seria de bom tom se os vereadores favorecidos contassem o que está acontecendo aos seus protegidos.

Mais nomeações

Por Claudia Maria

Saiu em Diário Oficial de hoje em Nova Iguaçu a nomeação de vários apadrinhados do vereador Fernandinho Moquetá. Com isso, sobe para 12 o número de vereadores ao lado do prefeito Lindberg quero ser governador de Farias na briga contra o presidente da Câmara. Vamos ver como será a sessão de hoje.

28.9.09

Lindberguiou

O que está acontcendo em Nova Iguaçu, hoje, é o mesmo que aconteceu na transição do governo Bornier para o então vice Mario Marques. Naquela ocasião, também motivada por uma crise entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura, a "máquina administrativa" ficou parada. Hoje Lindberg governa sem governabilidade. Mas fruto das suas ações que resultaram em um termo novo na política local. Trata-se do verbete "lindberguiar", sinônimo político de não cumprir acordo. Na verdade eu sou contra aos acordos, mas isso acontece com facilidade na política. Porém, Lindberg tem lindberguiado a torto e a direita, por essa razão a crise se faz presente.

Eles brigam, o povo sofre

Por Claudia Maria

Enquanto o prefeito e o presidente da Câmara brigam, os problemas na rede de saúde pública continuam cada vez maiores. Hoje os pacientes renais crônicos não conseguiram os medicamentos imprecindíveis para sua qualidade de vida. A confusão no Vasco Barcelos era generalizada. Ninguém sabia de nada, os poucos funcionários estavam perdidos e a única coisa que sabiam era que os medicamentos não tinham chegado. Onde está a sociedade civil organizada? Alguém precisa fazer esse rapaz cumprir sua responsabilidade básica que é de manter as unidades funcionando.

Continuam de fora

Por Claudia Maria

No meio de toda essa confusão é bom saber quem é quem. Marcos Fernandes ainda tem do seu lado (pelo menos até amanhã) Rosangela Gomes, Bispo Marivaldo, Marquinhos da Tia Megue, Jorge de Austin, Pastor Laranja, Marli, Anderson Santos e Fernandinho Moquetá. Esse último pode sair a qualquer momento já que "foi enquadrado pelo governo" semana passada. Thiago Portela continua neutro no processo. Muitos boatos surgiram nos últimos dias dando conta de que ele integraria o grupo do governo mas ele desmente. Thiago vai além e diz que vai cobrar do governo o funcionamento dos postos de saúde que ficou prejudicado com essa confusão toda. Se for preciso, vai entrar na Justiça. Portanto, mesmo que Fernandinho Moquetá não resista a pressão, a tropa do governo ainda precisa de mais dois para derrubar Marcos Fernandes da presidência.

Reação 2

Por Claudia Maria

O presidente da Câmara, Marcos Chaves Fernandes, já pensa em uma reação contra o prefeito Lindberg não mexe comigo de Farias. O problema é que, pelo jeito, mais uma vez, ele vai fazer bobagem. Marcos se reuniu com os suplentes que esperam tomar posse em função dessa nova PEC já para saber com quantos poderá contar contra o governo. Ele já pensa em uma maneira de chama-los o mais rápido possível.

26.9.09

A vingança não para por ai

Por Claudia Maria

Não satisfeito em acabar com os contratos temporários, pelo menos por enquanto, o prefeito Lindberg não estou nem ai de Farias, também derrubou o decreto legislativo que concedia benefícios para agentes de creches. Pelo jeito, ele não tem limites na hora de atingir o presidente da Câmara e seu grypo. No momento, o prefeito tem 11 vereadores do seu lado. O próximo passo será de tentar tirar de Marcos Fernandes a presidência da Câmara. Para isso, o prefeito precisa de mais três votos.

Guerra declarada

Por Claudia Maria

A situação ficou tão feia entre o prefeito Lindberg vingativo de Farias e o presidente da Câmara, Marcos Chaves Fernandes, que o prefeito resolveu cancelar a contratação temporária que estava fazendo desde o mês passado. Para relembrar, Lindberg abriu 2.400 vagas temporárias, principalmente para área da Saúde. Essas pessoas passariam a trabalhar nos postos de saúde onde antes trabalhavam cooperados. Até agora 600 pessoas tinham sido chamadas, a maioria indicada por vereadores. Só apadrinhados de Marcos Chaves eram 92. Exatamente para prejudicar o presidente da Câmara e colocar essas pessoas contra ele, o prefeito extinguiu os contratos. Agora, ele vai precisar começar todo o processo novamente.
Em nenhum momento o prefeito se preocupou com o tempo que essas pessoas perderam, com suas expectativas. Não pode nem justificar seu ato dizendo que essas pessoas não têm capacidade para exercer os cargos, porque se não tinham competência por que foram contratadas? Em uma canetada desempregou quem tinha certeza do emprego.

Mais um

Esse é mais um bairro que cria o seu ambiente de debate na Internet.



http://uniaodanon.blogspot.com/

25.9.09

Pediu arrego!

Por Claudia Maria

Chega a esse blog informação de que Marcos Chaves Fernandes pediu arrego. Dizem que ele procurou o deputado federal Rogerio Lisboa para interceder por ele junto ao prefeito Lindberg penso que sou o bom de Farias. Outros vereadores também teriam ido pedir por Chaves. Mas, porém, contudo, todavia, a resposta de Lindberg seria de que "agora não tem mais jeito. Vamos ver quem é mais forte!" e que ainda saiu cantando "chupa que é de uva!"

Brincadeiras à parte: a situação do presidente da Câmara realmente ficou grave. Sua única saída é realmente o apoio total de Lisboa. Todas as vezes que Rogério Lisboa interferiu conseguiu "convencer" o prefeito. Resta saber se o deputado também tem interesse em ajudar o presidente. A cabeça de Chaves está nas mãos de Rogério. Vai depender do grau de convencimento do deputado para que o prefeito volte atrás.

Assim é que se muda uma cidade

O texto abaixo é do amigo Jayme, morador do bairro:



"NOVO BAIRRO DA PRATA deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Sugestão de leitura":

Amigo Almeida,

Lançamos o blog "Novo bairo da Prata", onde iremos cobrar TODAS as promessas de campanha (haja espaço) não cumpridas e colocar em evidência o nosso querido Bairro da Prata.

http://novobairrodaprata.blogspot.com/

Sem participação popular esses caras fazem o que querem ... Vamos trabalhar uma divulgação em massa do nosso blog para que os moradores da Prata e adjacências participem de forma efetiva (assim espero)".

Trégua

Por Claudia Maria

Hoje não sairam nomeações nem exonerações de pessoas ligadas a vereadores de Nova Iguaçu. Uma trégua aparente paira no ar. Mas, por outro lado, o prefeito Lindberg metido a besta de Farias também não nomeou mais ninguém para os cargos temporários. Tudo indica que ele está esperando alguma reação dos vereadores ou aprontando alguma para Marcos Chaves Fernandes. Essa briga ainda vai render muito até que Lindberg saia de vez (aleluia!) de Nova Iguaçu. Chaves mantém seus cargos no governo na área da Saúde e na Codeni onde tem alguns parentes contratados.

Carta aberta do Sindicato

Por Claudia Maria

O Sindicato dos Servidores de Nova Iguaçu publicam uma carta aberta. Se os professores podem por que eles não?

Carta aberta a população iguaçuana.

Os Servidores Públicos Municipais de Nova Iguaçu, tem sido sempre relegados à condição de brasileiros de segunda classe. Agora, suas vozes precisam começar a se fazer ouvir.
Nós Servidores Públicos Municipais construímos a riqueza do Município e queremos falar por nós próprios. Não podemos mais ficar a mercê de uma classe política oriunda de elites dominantes.
Somente organizados em torno de uma unidade representada por um sindicato forte construiremos uma sociedade que responda aos interesses dos Servidores e dos demais setores explorados pelo capitalismo.
A política NEO-LIBERAL imposta aos Servidores Públicos em todas as esferas de governo nos anos 90 pelo governo FHC procurou incutir junto a população que tudo o que era produzido através da iniciativa privada e pelo capital, era melhor que o executado pelo serviço público.
E graças a essa propaganda, ocorreram diversas privatizações e, em muitos casos, mal feitas, como, por exemplo, o caso da Vale do Rio Doce.
Infelizmente esta política neo-liberal é perpetuada até hoje em nosso município.
O Desgoverno Lindberg Faria, através de seu secretariado e de outros cargos comissionados que, em sua maioria não conhecem sequer nosso município, sua história, seu povo e principalmente os servidores públicos que tanto fizeram para que Nova Iguaçu atingisse o estágio de desenvolvimento em que hoje se encontra, procura tão somente difamar, humilhar e desmoralizar os servidores, tratando-os como incapazes e vagabundos.
Esta na hora de mudarmos esta situação, a Administração Pública vem anunciando aos quatro cantos um reajuste salarial para os professores do município.
O governo, com a proximidade de uma nova eleição, visa utilizar os professores como massa de manobra, procurando angariar votos junto aos alunos e seus familiares através dos profissionais de ensino.
Estamos através deste, tornando público que não somos contra o reajuste dos profissionais da rede pública de ensino, pelo contrário, eles devem e precisam ser valorizados.
Queremos somente o mesmo tratamento por parte das autoridades, e neste sentido reivindicamos:

16% para todos já!!!!

24.9.09

Lá e cá

Ontem o Congresso Nacional promulgou os Projetos de Emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores e diminui o repasse para os legislativos municipais. O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse que o aumento do número de vereadores não valeria para esta legislatura. Outro que se manifestou sobre o assunto foi o também ministro do Supremo e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, que também disse que o aumento de vagas não aconteceria nesta legislatura. Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Cézar Britto, disse que vai ingressar na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. O deputado federal Nelson Bornier (PMDB) participou da Comissão Especial que analisou os PECs juntamente com a deputada Solange Amaral (DEM). Ambos eram foram favoráveis à aprovação da PEC e ambos diziam aos seus aliados que estão na suplência que eles tomariam posse. Pelo que pouco sabemos do desembargador e presidente do TRE-RJ, Roberto Wider - aquele que comandou uma campanha contra os políticos com fichas sujas -, ele não deverá diplomar os vereadores e deverá acatar uma determinação do TSE. Neste caso não haverá posse. Mas o jeito é esperar para ver.

Inacreditável

Por Claudia Maria

A situação em Nova Iguaçu é inacreditável. Os vereadores brigam entre si por quem vai controlar o que na Saúde. O prefeito se alia a deus e o diabo para não perder ainda mais e, enquanto isso, as pessoas continuam sem atendimento e trabalhadores sem receber salário. Cenas dignas de ficção se protagonizam nesse teatro de horrores. Lindberg partiu para xingamentos e Marcos Fernandes não ficou para trás. Depois de ofensas mútuas partiram para o ataque e contra-ataque. O pior de tudo isso é que a maioria da população não sabe de nada e continua inerte diante de atitudes absurdas como essa. Os postos continuam fechados e os que estão abertos, sem medicamento e profissionais. Um cenário que deverá continuar até o ano que vem quando, finalmente, a cidade ficará livre desse prefeito irresponsável e, talvez, possa lidar melhor com a maioria desses vereadores que, atualmente, acompanha e aplaude esse governo irresponsável.

Marli em baixa

Por Claudia Maria

A ex-poderosa secretaria de Educação e Saúde até que tentou mas não "logrou êxito". Semana passada ditava regras no posto de Saúde de Miguel Couto mandado que os apadrianhados de outros vereadores fossem embora sob alegação de que "o posto é meu". Hoje, a professora perdeu quase todos os cargos. Ainda não se tem confirmação mas o que se espera é que Carlinhos Presidente seja o grande beneficado com isso. Pelo jeito, serão os seus apadrinhados que assumirão o pobre posto de Miguel Couto.

Exonerações x nomeações

Por Claudia Maria

Ao contrário do que se esperava, o Diário Oficial de hoje não tem as exonerações prometidas por Lindberg mato o Chaves de Farias. O DO vem apenas com nomeações. O mais privilegiado com elas é o vereador Fernando Nagi.Mas, isso não significa que o clima melhorou entre o prefeito e o presidente da Câmara. A expectativa e as especulações continuam. O Diário Oficial está sendo disputado a tapas!

23.9.09

Nitroglicerina pura

A relação entre o prefeito Lindberg Farias e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Fernandes (DEM), está vivendo a sua maior fase de crise. Lindberg tem feitos juras pelos corredores da Prefeitura de que irá aniquilar politicamente o presidente e, do outro lado, Fernandes também promete acentuar suas investidas políticas contra o prefeito. Segundo fontes deste Blog, amanhã o Diário Oficial da cidade irá revelar uma série de exonerações, principalmente de pessoas ligados ao presidente. O alvo, como antcipou nossa amiga Cláudia Maria, será a Unidade de Saúde de Vila de Cava, instituição pública cujo comando de bastidor é do presidente. As exonerações de hoje também revela a ação do prefeito em querer impludir o grupo que lhe faz oposição na Câmara de Vereadores. Na história recente da relação entre os poderes Executivo e Legislativo municipais poucas as vezes que o clima chegou a tamanha tensão. Amanhã, como dissemos, o D.O trará as entrelinhas desta crise. Aguardem!

Lula fala de sucessão

Por Claudia Maria

Segue trecho da resposta de Lula publicado hoje em O Dia, sobre candidatura de Lindberg ao governo do Estado.

"Acho que vai ser impossível subir em palanque duplo no Rio. Até porque não dá para subir com o (governador Sérgio) Cabral e o (prefeito de Nova Iguaçu) Lindberg (Farias), que não vai dar certo, vai ter vaia. Teremos que compor e achar uma saída. Não vai ser como em Pernambuco, na eleição de 2006, quando eu subi em dois palanques e mostrei ao povo as opções (os então candidatos a governador, Eduardo Campos, do PSB, e Humberto Costa, do PT). No Rio isso não vai ser possível”.

A chapa esquentou de vez

Por Claudia Maria

Parece que a relação entre o prefeito Lindberg estou na briga de Farias e Marcos Chaves Fernandes, azedou de vez. Depois de uma conversa áspera os dois juraram vingança! Vamos ver qual será o resultado disso! A última vez que isso aconteceu, Chaves ganhou mais cargos e Lindberg a medalha Comendador Soares.

Reação

Por Claudia Maria

Depois de perder um round na votação do Plano de Cargos e Salários dos professores, o prefeito Lindberg saco de maldades de Farias exonerou vários apadrinhados de vereadores no Diário Oficial de hoje. Os mais prejudicados foram os vereadores, Jorge de Austin, Pastor Laranja, Marli, Rosangela Gomes e bispo Marivaldo. O total de exonerados é de quase 250. Mas a coisa não pára por ai. Os boatos são de que, amanhã, o Diário Oficial virá recheado de nomes de pessoas ligadas a Marcos Chaves Fernandes. O esvaziamento será no posto de saúde de Vila de Cava, reduto de Chaves. No lugar dos exonerados serão nomeadas pessoas ligadas a vereadores que cairam nas graças do prefeito, pelo menos por enquanto.

Ainda a votação

Por Claudia Maria

Pelo jeito os vereadores não ficaram mesmo satisfeitos com a negociação com o Executivo. Depois de votarem o aumento dos professores com as emendas, resolveram chamar para audiência pública o presidente da Previni e o secretário de Administração. Pelo jeito a queda de braço vai continuar.

Votação

Por Claudia Maria

A novela do Plano de Cargos e Salários dos professores parece ter terminado ontem. Os vereadores votaram a favor com 27 emendas. Mas isso é apenas o aparente. Nos bastidores a negociação rolou desde semana passada com direito a vários telefonemas entre o prefeito e os vereadores no mesmo dia. Porém, contudo, todavia, parece que a negociação não aconteceu do jeito que eles esperavam.

22.9.09

Sugestão de leitura

Caros leitores, o link do blog abaixo demonstra como é importante o papel da população, sobretudo das comunidades, no processo de acompanhamento político e do desenvolvimento social. o Blog Nova América Em Foco tem sido muito importante para aquele bairro. Que outro blogs sejam criados, pois assim a presença das comunidades se faria mais constante.




Blog Nova América em Foco
www.novaamericaemfoco.blogspot.com

Caso Pai Arnapio não for a solução, vamos de...

A solução para Nova Iguaçu

21.9.09

Vereadores reunidos

Por Claudia Maria

Os vereadores de Nova Iguaçu marcaram uma reunião para hoje. Eles estão discutindo qual será a postura amanhã na hora da votação do Plano de Cargos e Salário dos professores. Pelo jeito não gostaram da atitude de Lindberg dissimulado de Farias de voltar a se encontrar com os professores. Será que o acordo vai azedar?

Reunião com professores

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg irresponsável de Farias marcou outra reunião com os professores para amanhã. Algumas escolas já liberaram os alunos. Mais uma vez ele deve estar querendo criar confusão já que ficou marcado para amanhã a última votação sobre o Plano de Cargos e Salários na Câmara.

Posto fechado

Por Claudia Maria

O posto de Saúde do bairro Corumbá está fechado. O interessante é que os moradores contam que o "vereador responsável" era o Daniel da Padaria. O mesmo que é líder de governo.

Sem pagamento

Por Claudia Maria

Mais um grupo de trabalhadores sofre com a falta de pagamento desse desgoverno. Agora, são os seguranças do Hospital da Posse que estão sem receber há dois meses. O pior é que não podem nem fazer a denúncia abertamente porque são ameaçados de perder o emprego. Etá governo de esquerda!

19.9.09

Sem almoço

Por Claudia Maria

Acabam de me informar que o pessoal que está trabalhando hoje na vacinação não tem direito a almoço. Ganharam apenas um lanche. Resultado de uma administração que não sabe administrar.

Parabéns

Por Claudia Maria

Abro um parênteses na pancadaria para informar que o fotografo Paulo Santos está comemorando hoje seu aniversário na sede do MAB. Paulo é homenageado pela Escola de Samba Esperança do Amanhã. A vida de Paulo será retratada no enredo da escola para 2010: Um anônimo que virou ilustre nas terras de Nova Iguaçu. Paulo merece a homenagem. Ele vem retratando há muitos anos belezas e personalidades dessa nossa terra que por mais que queiram destruir continua de pé, assim como o talento de Paulo Santos. Parabéns!

18.9.09

Reverteu

Por Claudia Maria

O vereador Fernando Nagi conseguiu reverter sua saída da presidência do PPR em Nova Iguaçu. A decisão foi publicada em Diário Oficial. Como nós demos aqui que a cabeça do rapaz rolaria por decisão do Garotinho e que Távora ficaria no seu lugar, temos o dever de dar também a reversão disso. Está dado!

Bola da vez

Por Claudia Maria

Depois que Marcos Souza saiu da berlinda, quem está na bola da vez é o coronel Laranjeiras. A cabeça do moço está a prêmio. Segundo uma fonte da secretaria, a Saúde vai ficar apenas com a cabeça, o que for do pescoço para baixo será cortado! Ui!

Ainda faltam muitos

Por Claudia Maria

Do total de 2.400 cargos temporários ainda falta chamar mais de mil. No meu ponto de vista, essa foi a maior moeda de troca entre os vereadores e o prefeito. O que deve rolar agora é que serão chamados quem os vereadores quiserem. Um ou outro desafeto deles na secretaria deverá ser demitido e, de resto, o prefeito Lindberg vou empurrando com a barriga, vai ganhando tempo. No máximo, daqui a uns dois meses deverá acontecer outra crise. Etá governozinho bão!

Podia ser pior

Por Claudia Maria

A negociação entre os vereadores e o prefeito Lindberg irresponsável de Farias incluia um novo nome para ocupar o lugar de Marcos Souza na Saúde. O nome mais provável era o da professora Marli. Pelo menos isso a população não terá que enfrentar novamente. Dessa vez escapamos de Marli. Ufa!

Adiaram

Por Claudia Maria

Os vereadores adiaram ontem a votação das emendas que regulamenta o Plano de Cargos e Salários dos professores. A votação ficou para próxima terça-feira. Oficialmente, o vereador líder do governo, Daniel da Padaria, pediu tempo para o prefeito analisar as propostas dos vereadores. Mas, já ficou claro que Lindberg armador de Farias, vai aprovar. Nos bastidores, ficamos sabendo que a maioria dos vereadores conseguiu o que queria: a Saúde. Depois do acordo de ontem eles vão poder nomear quem eles quiserem. Marcos Souza resistiu bravamente mais uma vez e não caiu. Fica no cargo mas terá que ceder aos caprichos dos vereadores. Resumindo: Os professores vão ficar felizes, os vereadores também. Mas, a população vai continuar enfrentando os mesmos problemas na hora de procurar atendimento nos postos e hospitais da cidade. Resultado: nada mudou.

17.9.09

Aviso de crise

Uma foto publicada em um jornal local, na edição de ontem, vai dar melelê. Aguardem

Inferno astral

Conforme matéria publicada no jornal HORA H,a ex-secretária de Fazenda de Nova Iguaçu, Maria Helena Alves de Oliveira, está enfrentando uma crise em Manaus, terra onde exerce o cargo de secretária de Fazenda. Um documento de 17 páginas contra a secretária foi encaminhado ao prefeito de Maaus, Amazonino Mendes, pedindo apuração rigorosa sobre a conduta da secretária, inclusive por irregularidades administrativas. Quem quiser saber basta acessar o seguinte endereço: www.blogdoholanda.com.br

Explicando

Alguns leitores mandaram e-mails a respeito do blog Praça da Liberdade só constar com um comentário Explico: ele ainda vive a sua fase inicial e, portanto, não está com as postagens do dia a dia. Mas iremos começar a trbalhar nele na próxima semana, com notinhas e textos sobre a Baixada Fluminense. Há muitas teses defendidas por alunos que moram na Baixada e que revelam dados interessantes sobre a região. Vou falar com a turma que está responsável por escrever o blog para dar mais dinâmica a ele.

E-mail interessante de um leitor

Caro Almeida, o que vi ontem no Sesi e na Câmara de Vereadores foi realmente deprimente e vergonhoso. Primeiro porque assistimos a um festival de arbitrariedade, disfarçado de democrático, lideradas pelo prefeito Lindberg e por seu secretario de educação. Os dois, apoiados por supostas lideranças sindicais, por diretores e por um vereador substituto promoveram um verdadeiro circo, onde os palhaços eram eles mesmos.Fiquei assustado com a capacidade que essa pessoas tiveram em lubridiar a maioria da categoria com um discurso vazio e sem apresentar, até agora, o texto do projeto que foi enviado à Câmara de Vereadores. Os professores aprovaram uma proposta sem sequer ter acesso ao projeto. Triste presenciar este momento. Que exemplo de cidadania estamos dando aos nossos alunos!
Vergonhoso ver a conduta de alguns colegas que mais pareciam mercenários se de gladiando em troca de algumas moedas, mesmo que para isso se destrua o nosso Plano de Carreira.É realmente lamentável! nunca pensei que viveria para ver essas cenas deprimentes.
Não me surpreendo com a atitude do prefeito e de seu secretario. Fico surpreso com a atitude daqueles que, ao invés de defenderem seus interesses particulares, deveriam estar defendendo aos direitos dos educadores.
É interessante observar que aqueles profissionais que mais se exaltaram na defesa do projeto do Lindberg tem interesses particulares, seja porque são nomeados ou porque tem parentes nomeados no governo. Algúem deveria observar mais de perto a Escola Monteiro Lobato. Perguntem pela diretora Geral. Com certeza ouvirão que ela não aparece na escola, mas ela era uma das exaltadas em defesa do governo. Porque será?
e o representante do Sepe, carlos... , qual é a ligação dele com o governo Lindberg? será que é porque ele tem um irmão nomeado? ou será porque, como disse um vereador, ele tem interesse em indicar um diretor de escola. Mas o Sepe não defende a eleição para diretor de escola? Como podemos perceber, há muitos interesses por traz dessa confusão... enquanto isso somos usados como massa de manobra! grande democracia a nossa!

16.9.09

Participem

Eu e a Cláudia Maria fazemos parte de um blog que tem como objetivo discutir a Baixada Fluminense. O Blog de que falo surgiu depois do curso de ciências políticas e econômicas para uma turma de jornalistas e amigos, coordenado pela Doutora e Economia Inês Patrício. Ela é a responsável pela Escola de Governo da Baixada Fluminense e promove o debate econômico, cultural e social da região. Espero que os leitores façam uma visita ao Blog www.pracadaliberdade.blogspot.com

Participem e opinem, pois lá será uma tribuna aberta para o debate da Baixada Fluminense.

Mortes anunciadas

Por orientação do coordenador do Combate à Dengue, Paulo César, os agentes de combate à endemias estão paralisando os trabalhos de combate ao mosquito da dengue. É que o trabalho só está acontecendo pelo esforço pessoal de alguns agentes, que pagam xerox de formulários e até mesmo compram material para fazerem o combate. Essa é uma forma de pressionar o prefeito a investir o dinheiro na melhoria e no material para se fazer a campanha de combate à dengue. Só para lembrar, Nova Iguaçu estava em segundo lugar em cidades que registraram morte por dengue no ano passado. Se esse serviço for realmente paralisado por falta de material, o risco de uma epidemia no município é grande. A decisão do coordenador de não fingir que está fazendo o trabalho é e paralisar o serviço chama a atenção. Mas, mesmo sabendo desta situação, acredito que Lindberg Farias continuará a pouco se importar com esse risco que a população de Nova Iguaçu está correndo.

Para festa tem dinheiro...

Apesar de estar com dois meses de salários atrasados, os professores do PROJOVEM serão obrigados a participarem, hoje, de uma festa para motivar os alunos a comparecerem à prova de avaliação do PROJOVEM. Não são apenas os salários que estão atrasados. O vale-transpote também está. Os coordenadores, inclusive, pediram que os alunos denunciassem qualquer profssor que fizesse alguma reclamação do atraso do salário.

Para entender

Ontem a turma que estava vaiando era do SEPE do Rio. O SEPE local aplaudiu a votação das emendas. Agora o prefeito tem dado declarações de que ele que é o autor das emendas. É mole!

Para os novos leitores

Aos nossos novos leitores informamos que quem clicar com no mapa qu está localizado na lateral direita superior do monitor poderá descobrir em quais países e estados este Blog é lido.

Encontro na Firjan

Por Claudia Maria

Está acontecendo agora encontro na Firjan para discutir o Arco Rodoviário em nossa região. Alguns representantes do desgoverno Lindberg estão por lá mas o próprio não quer saber de nada. O assunto é bom é melhor ficar atenado. O empreendimento vai mudar muito nossa região.

Votação

Por Claudia Maria

Em meio a uma grande confusão, a maioria dos vereadores votou ontem a mensagem do prefeito Lindberg desagregador de Farias que dá aumento e regulamenta o Plano de Cargos e Salários dos professores. A mensagem foi aprovada em primeira votação. Ao contrário do que se noticia hoje em alguns jornais, Lindberg não saiu perdendo. Pelo menos, não ainda. O documento foi votado como ele queria que fosse, a confusão aconteceu como ele queria que acontecesse e o Sepe está cada vez mais dividido como ele queria que estivesse. A verdade é que o prefeito precisa aparecer de qualquer jeito e ontem lhe deram mais motivos para isso. Vejam bem, não estou aqui elogiando a confusão armada por ele mas mostrando que é preciso estar mais atento para as armações desse rapaz que está interessado apenas em não ficar sem mandato ano que vem. Vamos ver o que vai o que vai acontecer hoje mais tarde na Câmara.

Massa de manobra

Por Claudia Maria

O que se viu ontem na Câmara dos Vereadores em Nova Iguaçu foi mais uma demonstração de que estamos mal de tudo. De políticos e de Sindicatos. Há alguns anos o MAB não perderia essa discussão por nada. Dessa vez, não se viu as federações e associações aparecerem. Apenas o Sindicato dos Servidores fez algum movimento. No que diz respeito ao Sindicato diretamente ligado a luta, o Sepe, o que aconteceu foi um racha entre eles onde brigavam pela mesma coisa! Incrível como esse pessoal que devia estar acostumado a lutas como essa não percebeu que ficou entre uma briga do Executivo e do Legislativo onde os dois lados querem demonstrar força usando os profissionais. Na verdade, tanto Câmara quanto prefeito estão votando a mesma coisa, praticamente nos mesmo termos. Toda aquela confusão de ontem serviu apenas para mostrar o quanto os Sindicatos estão perdidos, o quanto os profissionais estão sem representação de fato. Lamentável.

15.9.09

Queda de Braço

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg sem noção de Farias fez hoje o que sabe de melhor, arrumar confusão. Mandou suspender as aulas, intimou os cargos comissionados da educação a comparecerem no Sesc e chamou para reunião representantes do Sepe do Rio! A intenção do prefeito é colocar os professores contra os vereadores. Com isso, conseguiu dividir também a categoria. Mas, esqueceu de dizer que o projeto está cheio de irregularidades. Os vereadores garantem que não vão ceder e vão aprovar, daqui a pouco, o projeto com 30 emendas dando aumento para todo o funcionalismo. Vamos ficar de olho.

Reunião do Sesc

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg cara de pau de Farias está, nesse momento, reunido com representantes do Sepe no Sesc Nova Iguaçu. Em discussão o complicado aumento do magistério. Vamos ver se os professores vão cair em mais um conto do vigário, ou melhor, do prefeito.

14.9.09

Denúncia

Por Claudia Maria

Chega a esse blog informações de que funcionários da Prefeitura também mandaram currículo para se encaixarem no contrato de 10 meses proposto pelo prefeito Lindberg mudinho de Farias. Um deles já teria sido chamado.

Crise

A determinação dada aos servidores para votarem em Vladimir Palmeiras para deputado federal ainda vai dar problemas. Rogério Lisboa (DEM)não vai gostar muito disso. É por essas razões que este governo vive em crise.

Plano de Cargos do Magistério será votado amanhã

Por Claudia Maria

A matéria abaixo é de divulgação da Câmara.

Câmara apresenta 30 emendas e projeto será votado amanhã

A Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu vota na sessão ordinária de amanhã o projeto que altera o plano de carreira e remuneração do magistério de Nova Iguaçu. Durante a semana passada, os parlamentares realizaram várias reuniões com a direção do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe – núcleo Nova Iguaçu) onde foram elaboradas 30 emendas que serão votadas junto com projeto. “O texto enviado pelo prefeito Lindberg continha muitos artigos inconstitucionais e várias imperfeições. Como ele não quis fazer as mudanças necessárias, só nos resta votar a lei com as emendas, todas formuladas em parceria com o sindicato da categoria”, explica o presidente da Câmara, vereador Marcos Fernandes.

Marcos recebeu um convite do prefeito para participar de uma assembléia com os professores, amanhã de manhã, para tratar do plano de carreira e remuneração.

- Não irei à reunião porque não vejo porque a votação tenha que ser adiada. O Executivo mandou o projeto no dia 21 de agosto, a Câmara analisou e no dia 25 o devolveu solicitando que fossem feitas as correções. A prefeitura nos enviou outro projeto com os mesmos erros. Diante disto, chamamos os representantes da categoria, que já tinham nos procurado e falado da insatisfação com o plano, e elaboramos as correções através das emendas. Agora só falta votar o projeto para que os professores possam receber o aumento salarial.

A sessão plenária começa às 16 horas e a Câmara fica na Travessa Rozinda Martins, 71, 4º andar, no Calçadão de Nova Iguaçu.

PS. Isso ainda vai dar muita confusão! É bom ir ver de perto.

Sepe acordou!

Por Claudia Maria

A matéria abaixo está no site da rede Globo e foi ao ar na quinta-feira no Bom Dia Rio. Parece que, dessa vez, o Sepe está atuante. É a primeira grande manifestação nesse governo. No primeiro mandato o Sindicato assistiu de camarote o prefeito destruir a rede pública.

Professores de Nova Iguaçu protestam contra projeto enviado a câmara
Um grupo de profissionais chegou no edifício da prefeitura no fim da tarde de quinta-feira. Eles queriam uma audiência com o prefeito que não estava. Então, decidiram acampar.
Os professores das escolas públicas de Nova Iguaçu fizeram um protesto, na quinta-feira (10), no prédio da prefeitura do município. Eles queriam a reabertura das negociações da proposta de aumento salarial da categoria.
Um grupo de profissionais chegou no edifício da prefeitura no fim da tarde. Eles queriam uma audiência com o prefeito. Mas foram informados que Lindberg Faria já havia deixado o prédio. Os professores decidiram acampar na porta do gabinete. No fim da noite, o prefeito voltou à sede para conversar com os professores.
Segundo ele, o projeto, que reajusta os salários, já foi encaminhado para a câmara de vereadores. Lindberg se comprometeu a realizar uma reunião com todos os funcionários da rede de ensino da cidade na próxima terça-feira para rever o projeto.
“Na verdade, esse projeto que foi para câmara acabava com nossa progressão por tempo de serviço, criava uma avaliação por desempenho e uma série de outras situações que atacavam nossa carreira”, diz Lidiane Lobo, diretora do Sindicato dos Profissionais de Educação. “Eu só vou encaminhar esse projeto se tiver aprovação de mais de 90% da categoria dos professores”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu.
Nesta sexta-feira (11), às 9h uma comissão de professores tem uma audiência com o secretário de Educação de Nova Iguaçu.

Mais sobre programa do leite

Por Claudia Maria

Realmente é absurda a situação do pessoal que trabalha no Programa do Leite em Nova Iguaçu, como postou o Almeidinha. Outras denúncias dão conta de que os trablhadores agora terão que ajudar na candidatura de Wladimir Palmeira para federal e Luisinho para estadual. Tudo a mando do assessor especial do prefeito, Antonio Neiva. Neiva quer a eleição dos dois a todo custo. Para quem não conhece, Luisinho é assessor de Aluisio Gama e faz parte do pacote acertado entre Sheila e Lindberg. A velha prática dos chamados partidos de direita totalmente integradas em que ainda se diz de esquerda. Que vergonha!

Essa é demais

Encontra-se na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu uma mesagem do prefeito. Trata-se da mensagem 040/09, que pede para serem criados 680 cargo0s temporários na Educação. O que chama a atenção é que o prefeito não fala sobre salários e que esses cargos seriam apenas temporários. Mas o pior de tudo vem agora. Segundo a louca mensagem, as pessoas poderiam ser efetivadas depois do período de 12 meses. Dorme com um barulho desse!!!

A respeito da manifestação

Por Claudia Maria

A manifestação do pessoal do Samu hoje na Prefeitura de Nova Iguaçu é porque os profissionais que trabalhavam pela Captar Saúde foram todos demitidos. Muitos chegaram para trabalhar hoje e souberam da notícia na hora. O prefeito Lindberg sussurro de Farias, chamou para ocupar os cargos pessoas escolhidas por "currículo" inscritas mês passado. O contrato é de 10 meses. Bastidores a parte, é muita falta de respeito com trabalhadores vinda de alguém que se criou no seio do PT.

E-mail de leitor

"SAMU 192

Haverá manisfestação hoje, dia 14/09/2009, na Prefeitura de Nova Iguaçu às 8:00 hs dos trabalhadores do SAMU Nova Iguaçu".

12.9.09

Atenção

Já não aguento mais receber tanta denúncia a respeito dos funcionários do programa do leite serem obrigados a comparecerem aos eventos o o governador Sérgio Cabral estiver para poderem vaiar. Todas as denúncias recaem na conta do Aurélio, o ex-ouvidor da prefeitura. Espero que a Comissão da Infência e da Adolescência convoque esses funcionários para uma audiência pública. Todas as denúncias que são feitas sobre este assunto dão conta de que se os servidores não se prestarem a este papel serão demitidos. Uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu com os servidores seria o ideal para colocar os "pingos nos is". Já não suporto tanta denúncia a esse respeito. Dizem até que a Kombi é utilizada na montagem da claque.

11.9.09

PECs 336 e 379

Como deve ser do conhecimento dos leitores, nesta quarta-feira passada foram aprovados os Projetos de Emenda à Constituição que aumentam o número de vereadores em todo o País e reduz os repasses às câmaras municipais. Estive em Brasília acompanhando os bastidores desta votação. E, atendendo ao leitor Biel, colocarei aqui alguns detalhes desse bastidor.
A aprovação da PEC estava garantida até julho passado, mas depois de um movimento contrário liderado pela Câmara de São João de Meriti, e que ganhou repercussão nacional, hoje está aumentando a resistência à aprovação. De acordo com o texto do Projeto 336, no seu último artigo, ela passa a vigorar a partir deste ano, o que poderia resultar na posse de mais 8 vereadores em Nova Iguaçu. Aprovados em primeira votação na noite de quarta-feira, na quinta, os posicionamentos institucionais começaram a ganhar publicidade. Quem ler os principais jornais do Brasil, de qualquer estado, vai saber que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Superior Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, declarou ontem que a aprovação das propostas não garente a posse para essa legislatura, e só produziria efeitos em 2013, na composição das próximas legislaturas. Ele foi tão taxativo que deu a seguinte declaração: "O poder emana do povo. A emenda não pode substituir as urnas", disse presidente do TSE. Essa declaração é profunda demais, pois a constitucionalidade do artigo que diz que a proposta é retroativa é interpretada, inclusive pelas declarações da Ordem dos Advogados do Brasil, na palavra do presidente nacional Cezar Britto, como uma inconstitucionalidade que fere os princípios da anterioridade. O presidente da OAB pretende questionar, caso sejam aprovados, os projetos no STF, o que já teria o voto contrário do presidente do TSE, Ayres Britto.
Quanto a quem assume em Nova Iguaçu, fica difícil dizer quem será, pois há esse entendimento do TSE. Mas, se ela for considerada inconstitucional pelo Supremo, ela poderá ser nula, e como ela seria nula para a posse dos novos vereadores, inclusive a diminuição dos repasses também seriam nulos, pois está apensado em algo que poderá ser considerado nulo.
Na quarta-feira mais de 1500 suplentes estavam em Brasília. Pelo menos, isso era o que parecia, mas quem fizesse um olhar mais atento, como foi o meu caso, descobriria que muitos que estavam de paletó e se fazendo passar por suplente eram amigos, parentes ou pessoas contratadas por suplentes. Um pastor do Espírito Santo chegou a revelar que estava disfarçado de suplente para agradar o irmão, que era suplente. Ele me disse que viajou para Brasília em um ônibus que foi alugado por um deputado.
O que está acontecendo em Brasília é muito interessante. De olho no apoio dos suplentes para as eleições de 2010, muitos deputados se mostram fervorosos na proposta de votar favorável aos projetos. Mas eles já foram alertados por seus assessores jurídicos sobre o questionamento da constitucionalaidade das propostas. Aí entre o mais interessante: os deputados poderão oferecer sonhos que poderão não
podem ser concretizados. Trocando em miúdo, eles estariam vendendo um objeto que não tem como ser entregue.
Quem está acompanhando o encaminhamento dos projetos sabe o que pensa o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB). Renomado jurista, Temer aposta que será impossível a posse dos suplentes, mesmo que os projetos sejam aprovados. Por essa razão ele está esperando para colocar as matérias em segunda votação após cinco sessões ordinárias a partir de quarta-passada. De certa forma ele quer ganhar tempo para que a opinião pública se manifeste e crie dificuldades para a aprovação em segundo turno. O que isso significa? Simples e respondo: para aprovar é preciso a votação de 308 deputados favoráveis. Na sessão de quarta os projetos foram aprovados com 370 votos dos deputados. As lideranças já estão preocupadas no que a aprovações das propostas poderão gerar na opinião pública. Com isso pode acontecer a falta de quórum, com deputados se retirando da sessão, e as matérias serem arquivadas. Isso é o que se comenta nos bastidores de Brasília.

Denúncia de leitor

SAMU 192

É lamentável a situação dos trabalhadores do SAMU Nova Iguaçú. Todos contratados pela COOPERATIVA CAPTAR,a partir de hoje estarão trabalhando sem contrato, pois o vencimento do mesmo foi hoje (09/09/2009) e sem garantia de quando será assinado um novo contrato.Por se tratar de serviço de emergência os trabalhadores não podem parar. Até o presente momento não há a menor garantia de que serão readmitidos.Será que amanhã teremos serviço de Ambulância do SAMU?

Olá Jadson!

Por Claudia Maria

Respondendo ao email do Jadson: não tinha pensado em entrar para política mas, tai, de repente você me deu uma boa idéia. Quanto como vai ser minha gestão posso te garantir que não será a de mudar de posicionamento como se muda de roupa. Quando você diz que todo mundo erra, eu também acho, mas persistir no erro é burrice. Na verdade, Marcos Chaves não cometeu erro algum. Se em um primeiro momento ele não sabia quem era Lindberg isso ficou claro logo nos primeiros seis meses de governo dele. Foi depois disso que Marcos foi para rua com a camisa da corrupção e depois voltou atrás e agora de novo mudou de opinião. Quando ao blog ser tendencioso. É CLARO QUE É e todo mundo sabe qual é a tendência dele: perturbar o Lindberg e seus asseclas. Nesse momento, quem está mais na berlinda é Marcos Chaves pelas atitudes estapafurdias que vem tomando. Amanhã poderá ser outro. Quanto a julgar os políticos, é isso que faço e não me importo que me julguem também. Quanto a te conhecer, não faço a mínima questão! Já conheço muita gente como você e me basta. Talvez eles não sejam "seus queridinhos" como você diz mas, tenho certeza que muita gente também gosta do Renan, do Sarney, do Maluf, é isso que faz desse país uma Democracia. Mas, já que você não vai mais acompanhar o Blog (snif) esse também é o último post sobre você!

Outro leitor

"Olá meu caro,
Sou um dos leitores do seu blog e gostaria de fazer uma denúncia sobre a integralidade no colégio municipal Armando Pires.

A diretora de lá só não começou a integralidade porque ta faltando gás. Ela falou que vai demorar mais uma semana para entregarem. As contas da escola também são uma caixa de pandora..."

Outro leitor

"Por Favor preciso muito saber notícias sobre a nomeação dos agentes de saúde,convocados em maio e que até agora não tomaram posse,preciso saber o que está acontecendo por que essa demora na nomeação por favor me ajude".

E-mail de leitor

"Boa Noite Almeida,venho pedir ajuda para mim e mais 28 amigos,que aguardam a data da posse para o cargo de Agente Comunitário de Saúde,já fizemos uma reunião com esses 28 agentes que eu consegui juntar mas ao todo,os convocados somam mais de 200 pessoas,que já entregaram documentos,fizeram perícia e aguadam a mis de dois meses a data da nomeação.Entramos em contato com o RH e foi informado, que as nomeações estão no gabinete do prefeito para liberação da portaria,mas não acredito,enviamos um comentário para a ouvidoria, buscando uma resposta para a demora de nossa nomeação, e como resposta recebi um email de um tal de Aurelio nos informando que é para toda semana ligarmos para o RH.Considero uma falta de respeito para aqueles que tanto lutaram,e só querem tomar posse,trabalhar pois muitos estão desempregados,venho solicitar ajuda de alguém da política,da imprensa pois para nós simples concursados a Prefeitura não dá resposta,a única comunicação que temos,que é a ouvidoria não nós escuta.Por favor o que eu peço e que tente obter essa informação para mim e meus companheiros,por que a demora na nomeação e posse.
Desde já agradeço e parabéns pelo blog é muito informativo e construtivo"

10.9.09

Resposta do Almeida ao Jad

Jad, ler ou não esse Blog será uma decisão sua, e não nossa. Muito menos da Cláudia. Mas, se quer saber, se o teu amado prefeito pudesse concretizar tão ato de tirania, você não iria ler este Blog. É! Ele pode me demitir de jornais, mas seu adorado tirano não pode me demitir do Blog. Outra coisa: antes de pedir para a Cláidia que seja candidata, seja ao menos alguém, e não um mero leitor (deu para perceber no texto a formação) que se identifica como Jad. Não se resuma à três letras deixando de lado o histórico do seu nome na certidão. Todos na cidade sabem quem somos: Digo, eu e a Cláudia. Ao contrário do prefeito e do seu predileto amigo, nós não usamos a democracia da força. Nós usamos a força da democracia. Esse Blog quando foi criado, Jad, tinha a posição que é a mesma que mantemos até hoje. Eu não vesti camisa com dizeres "fora corrupção" para depois ofertar comenda àquela que depois me curvei como um serviçal, como fez o vosso predileto. Jad, escondido em Jad de si mesmo, entenda que este Blog existe para não fazer os carinhos você espera. Quanto a escalarmos os dois para falarmos, ou você não sabe ou não procurou saber, mas ambos são os maiores representantes dos poderes mais imediatos do âmbisro municipal. Sugiro que você passe a ler gibis, mas tenha a certaza de que não sofrerá a tirania, por nossa parte, de ler esse Blog. Sucesso e obrigado pelo acesso!

Sem ortopedista

Por Claudia Maria

Atenção secretário de Saúde. Uma mulher grávida de 8 meses, quebrou o pé. Ela mora em frente ao posto de Saúde da Grama, não coneseguiu atendimento lá. Não conseguiu também no posto de Miguel Couto e nem no Hospital da Posse. A moça está em casa sem atendimento.

O retorno

Por Claudia Maria

Almeidinha acaba de chegar de Brasília e está com a mala cheia de histórias sobre a PEC dos vereadores. É bom ficar de olho que amanhã ele conta tudo.

Mais nomes

Por Claudia Maria

O Diário Oficial de hoje, em Nova Iguaçu, traz mais cento e poucos nomes de pessoas chamadas para ocupar cargos temporários. A maioria é de indicação de vereadores. Talvez a paz reine depois que todos os nomes foram chamados. Amém.

Essa é demais até prá mim!

Por Claudia Maria

Lendo o Hora H de hoje percebo como a política em Nova Iguaçu é esquizofrênica. O mesmo vereador que deu a maior honraria ao prefeito ano passado, hoje diz que o mesmo Lindberg sem noção de Farias, é doido! Acho que doido somos nós iguaçuanos que votamos nos dois! Vejam a matéria no Hora H:

Vereador diz que prefeito
não tem mente sã

Antonio Carlos

• As divergências entre os poderes Legislativo e Executivo de Nova Iguaçu são cada vez mais fortes. Um dos motivos evidentes está no projeto de lei enviado pelo governo à Câmara Municipal, no dia 21 de agosto, propondo mudanças no Plano de Carreira dos profissionais da Educação. A Casa apontou erros de inconstitucionalidade no Projeto, e o devolveu ao prefeito Lindberg Farias (PT) para que o mesmo analisasse o texto que continha pontos obscuros.
Esta semana, o chefe do Executivo mandou outra mensagem para os vereadores, excluíndo, além dos 16% de reajuste para a categoria, outros benefícios prometidos anteriormente pelo prefeito como o abono do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Segundo o Sindicato dos Profissionais de Educação (SEPE), o texto da minuta diz que o abono é apenas para profissionais que desempenharem atividades especiais relacionadas ao horário integral, não definindo que atividades são estas.

Responsabilidade
• Para o presidente da Casa, Marcos Fernandes (DEM), o prefeito Lindberg não está respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os vereadores observaram que o chefe do Executivo fez o oposto do que pretendia a categoria: aumentou a carga horária de 12 para 20 horas e reduziu o valor da hora-aula para R$ 0,80. Durante a sessão, Fernandes disse que o texto traz erros grosseiros de português, além de estar mal redigido. “Acho que o prefeito não está com a mente sã, não tendo, portanto, conhecimento do que está assinando. Por que isso aqui é um absurdo”, afirmou.
A Câmara decidiu que não vai devolver o projeto de lei, sem antes, incluir emendas que favoreçam os profissionais de educação, que serão assinadas pelos 21 vereadores. Só depois é que a mensagem será enviada ao prefeito, que deverá vetá-la incondicionalmente.


NINGUÉM MERECE! (Frase minha)

Respondendo ao Biel

Por Claudia Maria

Biel, segura um pouco que Almeidinha está cheio de novidades. Ele vai te responder melhor do que eu.

9.9.09

Sindicato na área

Por Claudia Maria

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Iguaçu e Mesquita (Sindsmuni)está acompanhando de perto a confusão dos entra e sai de mensagens na Câmara sobre o aumento dos professores. Ontem, eles endossaram documento assinado pelos 21 vereadores que dá aumento de 16% a todas as categorias. O funcionalismo em Nova Iguaçu chega hoje a cerca de 6.500 funcionários.

Convocação

Por Claudia Maria

Está no Diário Oficial de hoje (ZM Notícias) a convocação de 400 pessoas daqueles 2.400 cargos que o governo abriu vaga. A informação é de que essas pessoas são para trabalhar na Saúde. Resta saber se isso vai aplacar a sanha assassina do vereadores.

Ainda sobre o aumento

Por Claudia Maria

O vereador Thiago Portela chamou atenção ontem para o fato de que a carga horária dos professores aumenta na proposta do governo. Com isso, o aumento tão propalado não chega nem perto dos 16% prometido para categoria. Portanto, mais uma enganação desse governo desgovernado.

Aumento dos professores

Por Claudia Maria

Segundo informações da Câmara, a mensagem enviada para votação sobre o aumento dos professores continua com irregularidades. Diante disso, a maioria dos vereadores resolveu fazer as emendas, aprovar e mandar de volta para o prefeito Lindberd não estou nem ai de Farias. Ele deverá vetar, então, a Câmara tem o poder de derrubar o veto. Se isso acontecer, a questão vai acabar na Justiça já que não vejo o prefeito aceitando a derrubada de veto da Câmara e cumprindo a lei.

Explicação

Por Claudia Maria

Por motivos profissionais o nosso Almeidinha está uns dias fora. Por isso os comentários não foram moderado. Mas, logo, logo serão. Enquanto isso, respondo a um deles a que tive acesso: a ida da Marli para Saúde ainda é uma coisa de bastidores. Ela quer ir, os vereadores a querem lá, mas o prefeito não dar o ar da graça e a negociação está difícil. Marcos Sousa ainda é muito forte no processo. A queda de braço continua e Marli está na geral esperando.

8.9.09

Queda de braço

Por Claudia Maria

O prefeito Lindberg cara de pau de Farias acaba de mandar para Câmara mensagem criando 680 cargo para Educação. Não discrimina valores e não diz de onde vem o dinheiro para fazer os pagamentos. Resumindo, continua não dando a mínima para ninguém. Os vereadores devolveram a mensagem. Quanto ao plano de cargos e salários, eles a Câmara resolveu fazer emendas e devolver. Todos os 21 vereadores assinaram documento exigindo do prefeito que seja feito um plano de cargos para todas as categorias. Vamos ver como termina essa queda de braço.

Expectativa

Por Claudia Maria

Funcionários da Cooperativa Captar estão na expectativa. Eles foram convocados para uma reunião no fim da tarde. O motivo é que o contrato da cooperativa acaba amanhã e não tem sinal de renovação. Muitos já foram demitidos e ninguém sabe quem vai ficar. Com os cooperados a situação do atendimento já era ruim, sem eles pode piorar ainda mais.

Mais um capítulo da novela.....

Por Claudia Maria

A briga continua, companheiro

A briga comprada com Pedro Álvares do Mal estava dando o que falar. Há muito tempo que não aparecia tanto nos jornais. É certo que, de vez enquanto, esses jornalistas do mal escreviam “umas mentiras”. Tinha até um tal de blog do Bolão que escrevia cada batatada! Mas, no geral, ele até gostava do tumulto. Gostava de ver e ouvir as pessoas falando dele. Quando falavam muito mal chamava logo seus amigos para dar uma prensa. Aliás ainda não tinha feito isso com Bolão mas uma hora daria um jeito nisso, quando tivesse tempo.

Mas, era muito bom quando alguém vinha lhe falar “o quanto era bonitinho! O quanto era lindinho! O quanto era gostosinho!

Por isso, tinha certeza que podia ser xerife de todo o Estado. Era bonito o suficiente, era simpático o suficiente e era ensaboado o suficiente. “Estou convencido de que ninguém é mais bonito do que eu para governar essa bagunça!” costumava dizer para os mais chegados. Depois da campanha de difamação que tinha feito contra o atual xerife, agora o caminho era convencer o próprio partido, PQP. Iria comprar umas mariolas e umas rapaduras para ver se convencia alguns companheiros.

Mas, estava esperando uma eleição interna que estava para acontecer dentro do partido. Se conseguisse eleger seu chegado, um tal de Abelha, talvez ficasse com a maioria e seu partido o apoiaria para xerife. Era nisso que pensava enquanto caminhava pelas areias de Copa. Quando queria pensar um pouco na vida (não passava de 3 segundos e meio) ia para praia. Não conseguia pensar direito na Terra das Laranjas. Depois dos 3 segundos de pensamento sempre procurava uns amigos para arrumar umas brigas nos bares e dormia por lá mesmo. No dia seguinte pensaria numa boa vingança contra Bolão e seus asseclas.

Atenção secretário!

Por Claudia Maria

Como vem acontecendo sempre nos fins de semana e feriados, os pacientes renais crônicos de Nova Iguaçu não conseguem transporte para fazer hemodíalise. A reclamação já foi feita várias vezes mas não recebe atenção. Ontem, sete de setembro, o grupo teve que alugar um transporte por conta própria para não perder o tratamento. E esse cara ainda quer ser governador do Estado.

Sem telefone

Por Claudia Maria

Chega a esse blog informações de que os telefones da Câmara foram cortados. Ainda não temos informações sobre os motivos mas isso deverá acontecer me breve.

Até tu!

Por Claudia Maria

Depois de tentar por várias vias e não conseguir o que queria, os vereadores agora resolveram chegar ao extremo. Já assinalaram com a possibilidade de convocar a primeira dama Maria Antonia para uma audiência pública. Incrível como, de repente, eles descobriram a moça no governo. Desde o primeiro mandato que ela explora o Bairro Escola de todas as maneiras mas só agora eles resolveram questionar alguma coisa. Eles são demais!

4.9.09

Renais sem medicamento

Por Claudia Maria

A rede Record esteve ontem na clínica de doentes renais (CDR) em Nova Iguaçu. Eles foram conferir a falta dos medicamentos eritopoietina e calcitriol. Os dois são essenciais para os portadores da doença. Segundo informações de funcionários da clínica, o governo do Estado deixou de repassar os medicamentos que têm data certa para chegar todos os meses.

Garotinho interfere em Nova Iguaçu

Por Claudia Maria

O ex-governador Anthony Garotinho está com a corda toda na pré-campanha para o governo do Estado. Depois de virar presidente regional está interferindo nas cidades. Em Nova Iguaçu, Fernando Nagi perdeu a presidência do partido. Anda tarciturno pelos cantos. Há boatos de que o próximo presidente será José Távora, atual amigo de infância de Garotinho.

Piadinha para descontrair

Por Claudia Maria

A RIFA DO BURRO

Certa vez quatro meninos foram ao campo e, por 100 reais, compraram o burro de um velho camponês.

O homem combinou entregar-lhes o animal no dia seguinte. Mas quando eles
voltaram para levar o burro, o camponês lhes disse:

- Sinto muito, amigos, mas tenho uma má notícia. O burro morreu

- Então devolva-nos o dinheiro!

- Não posso, já gastei todo.

- Então, de qualquer forma, queremos o burro.

- E para que o querem? O que vão fazer com ele?

- Nós vamos rifá-lo.

- Estão loucos? Como vão rifar um burro morto?

- Obviamente, não vamos dizer a ninguém que ele está morto.

Um mês depois, o camponês se encontrou novamente com os quatro garotos e lhes perguntou:

- E então, o que aconteceu com o burro?

- Como lhe dissemos, o rifamos. Vendemos 500 números a 2 reais cada um e
arrecadamos 1.000 reais.

- E ninguém se queixou?

- Só o ganhador. Porém lhe devolvemos os 2 reais e ficou tudo resolvido.

Os quatro meninos cresceram e fundaram um banco chamado Opportunity, um outro Banco chamado Marka, uma igreja chamada Universal e o último tornou-se Ministro do Supremo Tribunal Federal.

O quinto irmão, o mais velho, que vivia no Maranhão e não estava na rifa, soube
da história e, também, resolveu ganhar dinheiro. Dedicou-se a política, chegou
a presidencia do Senado e , até hoje, enrola a população tratando-os como
ganhadores do burro morto. Caso todos reclamem, pode até entregar o cargo, mas nunca devolverá o todo que lesou do povo

3.9.09

Laranjeiras na berlinda

Por Claudia Maria

Depois de trabalhar quatro anos na licitação do Hospital da Posse e ser até chamado para depor em processo contra o prefeito Lindberg omisso de Farias na Polícia Federal, o coronel Laranjeiras foi finalmente descoberto pelos vereadores. Ele foi um dos chamados para prestar esclarecimentos em audiência quase pública na Câmara. Quase um mês depois o presidente da Casa, Marcos Chaves Fernandes, resolve dar publicidade ao depoimento de Laranjeiras. Coincidentemente quando o grupo está brigando com o executivo. "Tudo em nome da população". São uns cara de pau!

Exoneradas

Por Claudia Maria

Três funcionárias da FioCruz foram exoneradas no Diário Oficial de sábado. Entre elas, a dona Virgínia, que era odiada pelos funcionários efetivos. Pelo jeito, os vereadores, aos poucos, vão conseguindo o que querem.

Mais sobre os postos

Por Claudia Maria

O posto de Saúde de Vila Valverde também enfrenta problemas. Segundo os usuários, são raros os dias que tem médico na unidade. Os funcionários também estão cada vez mais escassos.

Mais um posto parado

Por Claudia Maria

Depois do posto de saúde da Guacha em Austin é a vez do posto Patrícia Marinho em Cabuçu, fechar às portas. Os dois estão fechados por falta de pessoal já que o prefeito Lindberg falastrão de Farias está mais preocupado em vaiar o governador Sergio Cabral do que com a Saúde da população de Nova Iguaçu. Sem receber, os funcionários não têm nem como pagar passagem. Mais uma vergonha!

Deu no Estadão

Lula alerta PT-RJ e diz que não quer ouvir mais vaias a Cabral
Recado do presidente se destinou à ala do PT próxima a Lindberg, que pretende disputar com Cabral o governo

Luciana Nunes Leal - AE
Tamanho do texto? A A A A
RIO - Depois de defender em público o governador Sérgio Cabral (PMDB), vaiado durante solenidade de entrega de diplomas de qualificação profissional no Maracanazinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que não quer mais presenciar situações constrangedoras no Rio. O aviso foi direcionado à ala do PT próxima do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, que pretende disputar com Cabral o governo do Rio em 2010.


"Precisamos parar com isso", disse Lula depois da festa, em conversa com um grupo onde estavam, entre outros, o ministro da Integração Racial, Edson Santos (PT), e o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Cabral não escondeu a irritação com Lindberg, a quem atribuiu a responsabilidade pelas vaias. Lindberg, que participou da cerimônia, nega qualquer movimento orquestrado por ele, mas insiste na candidatura própria do PT, com o argumento de que um segundo palanque vai beneficiar a candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff.



"A vontade do presidente é que essas vaias acabem, não importa de onde venham. Ele não quer ir para o Rio e passar esse constrangimento", afirmou Edson Santos nesta terça-feira, 1. O ministro duvidou que Lindberg esteja por trás das hostilidades a Cabral e disse que o ex-governador Anthony Garotinho, recém filiado ao PR e também pré-candidato ao governo, "está organizando segmentos para dar combate ao governador Sérgio Cabral".



"Não se deve encontrar apenas no Lindberg a responsabilidade por essas vaias", afirmou Santos.



Em duas semanas, foi a segunda vez que Lula presenciou vaias ao governador em solenidades onde estava presente o prefeito de Nova Iguaçu. Nas duas vezes, o presidente saiu em defesa de Cabral. Segundo Edson Santos, o Lula não fez referência direta à decisão de Lindberg de se candidatar ao governo. O ministro disse que é preciso levar em conta que o prefeito "é uma liderança no Rio e na Baixada Fluminense". Mas reconheceu: "Enquanto as coisas estão indefinidas, esse mal estar é ruim para o PT. Todos nós ficamos incomodados. O presidente manifestou o descontentamento e acha que tem que ter um ponto final."



Edson Santos é favorável a uma aliança do PT e de outros partidos de esquerda com Cabral no primeiro turno de 2010, mas defende maior presença desse grupo no governo do PMDB. "Acompanho o presidente Lula na estratégia de construir uma aliança sólida PT-PMDB, que deve se repetir no Rio. Mas acho que deve haver um equilíbrio maior do PMDB com o PT no Rio. Aliança se faz no primeiro turno, no segundo turno é adesão. Agora a situação é de aliança e deve ser ampliado o espaço das forças de esquerda no governo Cabral", declarou.

Mais uma denúncia

"INFORMATIVO COAFISOP

Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras no Bairro da Prata


Amigo Morador,


Lá se vão 3 anos de descaso. No próximo dia 17/09, o atraso obra da nova Escola Municipal França Carvalho fará aniversário e nós ainda não temos motivo algum para comemorar, já que é exatamente por essa obra estar atrasada que nossas crianças tem sido alocadas com descaso e assistem aulas no anexo do Instituto Santa Inêz, carinhosamente chamado de “apertadinho”. Quem tem filho lá, sabe o tratamento que é dispensado às crianças no que tange ao espaço físico. A comunidade exige a pronta entrega e a COAFISOP vai CONTINUAR cobrando essa entrega junto a Prefeitura. Temos direito a essa benfeitoria, logo, queremos a escola e que a prefeitura responda pelo atraso e prejuízo às crianças".














Placa da Obra: Término em 2006? Mentira! Fachada do Colégio em construção




O ASSUNTO AGORA SÃO AS ENCHENTES. Nosso bairro recebeu obras de macro drenagem pluvial, para acabar com as enchentes. Porém, a prefeitura ainda NÃO concluiu a obra do escoamento no final da Rua Flora de Araújo. Motivo: falta de verba. O TEMPO DAS GRANDES CHUVAS ESTÁ CHEGANDO. VAMOS ESPERAR DE BRAÇOS CRUZADOS? Ajude você também a cobrar soluções encaminhando seus questionamentos para a CGU (Controladoria Geral da União) no site http://www.cgu.gov.br/ ou o Ministério das Cidades www.cidades.gov.br/, por exemplo.





















Até quando teremos que esperar ?


Sinalização no largo da Prata e ao longo das Avenidas Plínio Casado e José Mariano dos Passos.

É mais do que estética, é para a segurança dos moradores e usuários dessas vias.

Denúncia de leitor sobre as vaias do Cabral

"Quando o presidente Lula esteve em Nova Iguaçu, no jardim laranjeiras eu estive lá e estranhei muito uma coisa:na entrada, os seguranças após a revista, colocavam na roupa das pessoas, um boton do PR.Tenho o meu até hoje.Não fiquei com ele na camisa, porque estranhei muito que o pessoal da prefeitura do PT ou do Lindberg (eram eles que estavam organizando a entrada do povão)estivessem colocando aquilo.Será que era prá fazer de conta que éramos do garotinho?????Estranho?!?!?!

Almeida, vc sabia que a única escola(ecoescola) que foi construída por este governo, não foi concluída,que a empreiteira parou a obra de novo, por falta de pagamento...a ecoescola agora é escola eca..."

2.9.09

As vais de Cabral

Lindberg afirma, na edição do jornal O Globo de hoje, que ele não é o responspável pela claque que costuma vair o governador nos encontros com o presidente Lula, no Rio de Janeiro. Porém, esse Blog recebe denúncias de que pessoas que trabalham no programa do leite são obrigadas a acompanhar o prefeito até em atividades nos fins de semana. Sugiro que o governador mande alguém da sua equipe para apurar melhor essa história. Mas, caso queira saber melhor como se organiza essa claque, entre no blog www.sintsauderj.blogspot.com

Lá vai ser possível encontrar como tudo é meticulosamente planejado.

Pepino

A cidade de Nova Iguaçu já foi chamada de "Cidade Perfume" e "Terra dos Laranjais". Hoje em dia ela é mais conhecida como Terra dos Pepinos. E por falar em pepino, ao votarem a derrubada do decreto do prefeito que alterava a organização administrativa, os vereadores tornaram nulo o efeito do decreto, o que quer dizer que alguns funcionários terão direito a reposição dos salários que lhes foram cortados nesse período. Esse é mais um pepino deste governo.

Em relação ao email

Por Claudia Maria

Tentando responder ao leitor que mandou o email sobre o PSF posso dizer o seguinte: não espere mais nada desse governo. Eles só vão fazer o que for de mais necessário. Lindberg está de malas prontas. Antes ele já não se importava com a cidade e agora mesmo é que não quer saber de mais nada. A cabeça dele está na eleição do ano que vem. Lindberg precisa ganhar! Ficar em Nova Iguaçu já não lhe satisfaz. Além disso, tem muitos processos que poderão "cair em sua cabeça" se não tiver um cargo político mais forte. Portato, infelizmente, as coisas só devem começar a acontecer novamente depois que ele sair. Quando a Sheila assumir a gente vai ver o que vai dar. Até lá é rezar para o povo mais pobre resistir e esperar.

E-mail de leitor

"Olá tenho acompanhado o blog diariamente sempre atenta as notícias relacionadas a saúde de Nova Iguaçu,fiz o concurso para Agente Comunitário de Saúde em 2007,e fui convocada do dia 26 de maio deste ano,até acompanhei a opinião que foi colocada no seu blog a respeito dessa convocação,dizendo que não havia PSF nos Bairros onde esses agentes trabalhariam e que a Prefeitura de Nova Iguaçu perderia a verba repassada para o PSF no município isso me preocupou um pouco, mas tudo estava correndo bem,entregamos documentação e fizemos perícia,fui aprovada em tudo e me pediram para ficar ligando todo dia para saber quando vai ser a nomeação. E nisso já se passaram 2 meses,estou sempre ligando pra SEMAD e não me dão nenhuma informção,já fui pessoalmente na Secretária de saúde e nada, uma total falta de respeito com os concursados,acompanho seu blog e só vejo notícias de como a saúde em Nova Iguaçu está caótica,com esse Prefeito cortando verbas e demitindo pessoal essa parceria com a Fiocruz em nada nós beneficiou.Venho apenas mostrar minha indignação pela falta de informação e respeito da Prefeitura nem uma data para nomeação nos deram,não sei o que fazer nem com quem falar por isso escrevo para você que imprensa, a voz da população para ter uma resposta somente uma resposta. Atenciosamente"

Ele não desiste

Por Claudia Maria

Está em todos os jornais de hoje a visita do presidente Lula ao Rio de Janeiro ontem. Mais uma vez, um grupo liderado pelo prefeito Lindberg não sei fazer outra coisa de Farias, vaiou o governador. Dessa vez a saia justa foi maior e Lula chegou a "puxar as orelhas" do pessoal da UNE que também estava assanhado. Mas, a melhor fala nos jornais de hoje é do presidente da Alerj Jorge Picciani. Vejam a frade publicada nas páginas do jornal O Globo: "- Essa já é uma questão patológica. Lindberg precisa de tratamento, porque tem muito ciúmes da relação do presidente com o governador". Acontece, que ele vai precisar procurar tratamento fora de Nova Iguaçu porque o Programa de Saúde Mental no município está destruido.

Opinião

Por Claudia Maria

Em relação a votação de ontem na Câmara, parece mesmo que a conversa entre os vereadores e o representante do governo Lindberg afastado de Farias foi proveitosa. A maioria derrubou o decreto do prefeito mas já está na Casa a mensagem ressucitando os cargos de secretários adjuntos, aqueles utilizados, em sua maioria, para abrigar apadrinhados e colaboradores do governo. Mas, a mensagem só será votada na próxima semana já que o presidente da Casa, Marcos Chaves Fernandes, viajou para Brasília. Do grupo ainda conhecido como bancada do governo, apenas Berriel votou contra a extinção do decreto. O líder do governo, Daniel da Padaria, saiu antes da votação.

1.9.09

A ética das prostitutas

Parece que a briga entre a Câmara e a Prefeitura não passará de um caso mal-resolvido na cama. Já está na Casa uma mensagem devolvendo os Secretários adjuntos dos vereadores. Coisa de casal sem vergonha.

No mármore do Inferno

Um leitor rogando a DEUS


"Boa noite,
Gostaria de denunciar e fazer também um alerta.
A denúncia é que apesar de já terem recebido o repasse do governo federal a ONG ATA responsável pelo pagamento dos professores ainda não efetuou o pagamento referente ao mês de julho e do mês de agosto vence na próxima sexta-feira. Mas o salário dos coordenadores do PROJOVEM Valrei e Angelo está em dia. A UNIRIO responsável por fiscalizar o programa esta ciente do problema e não tomou nenhuma medida legal. Iremos encaminhar na próxima semana uma denúncia ao Ministério Publico do Trabalho.
O alerta e aos parceiros do Programa Bairro-Escola e em particular ao querido BISPO LUCIANO BERGAMIN que na última semana promoveu junto com Prefeitura o Encontro das Igrejas Educadoras no papel tudo muito bonito só que quem irá repassar os recursos será a ONG ATA a mesma que cuida do pagamento dos profissionais do PROJOVEM estou vislumbrando o maior calote que esta cidade já viu em todos os tempos"

Prazo

O prazo para o prefeito repensar o desmantelamento da rede de saúde pública, dado pelos vereadores, termina hoje. A sessão de hoje promete muito. Aguardem!

Câmara

Por Claudia Maria

O presidente da Câmara, Marcos Chaves Fernandes, se prepara para mais um round na briga com o prefeito Lindberg quem é Chaves? de Farias. Ele está ensaiando derrubar na sessão de hoje o decreto do prefeito que acaba com alguns cargos e diminui salários. Se isso acontecer vai ficar claro que a negociação com o governo não saiu do jeito que ele esperava. Enquanto isso, as pessoas continuam sem atendimento básico.

O poço não tem fundo

Parece que alguns postos de saúde estão com o atendimento parado, hoje, em Nova Iguaçu. Isso revela o ponto a que chegamos nesta desvairada administração municipal. Não há sequer um sentimento de rubor na face daqueles que hoje tratam a saúde como algo de quinta categoria. O pior de tudo é que o silêncio dos movimentos populares, se é que podemos dizer isso, soa como cumplicidade desta malfadada gestão. Espero que a Câmara de Vereadores, hoje, tome a decisão acertada de instalar a CPI da FioCruz. Não há mais o que se esperar.

Postos de Saúde fechados

Por Claudia Maria

Chega a esse blog informação de que o posto de Saúde de Austin está fechado. Quem conhece a região sabe que lá é uma das unidades mais importantes. A emergência costumava funcionar melhor do que no Hospital da Posse. Pelo jeito, os funcionários que restaram depois da última demissão do prefeito Lindberg não estou nem ai de Farias, não foram trabalhar porque estão sem receber e não sabem se vão continuar no cargo. Se ficarem pelo contrato de 10 meses que foi proposto pelo governo não têm a garantia de que vão receber os retroativos. Esse é o retrato da Saúde em nossa cidade.

Piadinha para desopilar

Por Claudia Maria

Um padre brasileiro passou muito tempo com o povo africano, mas agora estava de volta ao Brasil, doente e moribundo, no Hospital Geral de Brasília, é notícia e manchete midiática da hora. Já nos últimos suspiros, ele faz um sinal à enfermeira, que se aproxima.
- Sim, Padre? diz a enfermeira.
- Eu queria ver dois proeminentes políticos antes de morrer,
Renan Calheiros e o Sarney, sussurrou o padre
- Sim, Padre, verei o que posso fazer, respondeu a enfermeira.
De imediato, ela entra em contato com o Congresso Nacional e logo recebe a notícia: ambos gostariam muito de visitar o padre moribundo.
A caminho do hospital, Sarney diz a Renan Calheiros:
- Eu não sei porque é que o velho padre nos quer ver, mas certamente que isso vai ajudar a melhorar a nossa imagem perante a Igreja e o povo, o que é sempre bom.
Renan Calheiros concordou. Era uma grande oportunidade para eles e até foi enviado um comunicado oficial à imprensa sobre a visita.
Quando chegaram ao quarto, com toda a imprensa presente, o velho padre pegou na mão de Sarney, com sua mão direita, e na mão de Renan Calheiros, com sua esquerda.
Houve um grande silêncio e notou-se um ar de pureza e serenidade no semblante do padre.
Renan Calheiros então disse:
- Padre, porque é que fomos nós os escolhidos, entre tantas pessoas, para estar ao seu lado no seu fim?
O velho Padre, lentamente, disse:
-Sempre, em toda a minha vida, procurei ter como modelo o Nosso Senhor Jesus Cristo.
-Amém, disse Sarney.
-Amém, disse Renan Calheiros.
E o Padre concluiu:
-Então... como Ele morreu entre dois ladrões, eu quero fazer o mesmo.

Ri, ri,ri