27.1.09

Novo procurador geral

Por Claudia Maria

O Estado já tem novo procurador geral. Vejam a matéria que está no site da Justiça. Marfan sai do cargo sem esclarecer as denúncias que foram feitas contra ele em maio do ano passado.

O Procurador de Justiça Cláudio Soares Lopes tomou posse, dia 16, no cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

Cláudio Lopes ingressou no MPRJ em 14 de dezembro de 1987. Inicialmente exerceu suas funções nas Comarcas de Campos e São João da Barra por quatro anos. Em 1991, foi convidado pelo PGJ para integrar sua Assessoria Criminal, onde ficou até 1994. Neste período, presidiu ainda as comissões de Licitações e de Inquérito Administrativo da PGJ, além de ter auxiliado a Secretaria-Geral. De janeiro de 1995 a julho de 2001, exerceu sua titularidade na Promotoria de Justiça junto à 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Desde 2001, é Procurador de Justiça, lotado, atualmente, na 3ª Procuradoria junto à 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. Em agosto de 2002, ocupou o cargo de Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, até janeiro de 2003. De janeiro de 2003 a janeiro de 2005, foi Assessor Especial do PGJ. Também no biênio 2003/2005 foi eleito pela classe dos Promotores de Justiça para o Conselho Superior do Ministério Público. De janeiro de 2005 até hoje, exerceu o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento e Modernização Organizacional.

A solenidade, realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, foi aberta pelo Procurador-Geral, Marfan Martins Vieira, que encerrava seu mandato. Em seguida, Marfan fez uso da palavra, agradecendo aos seus colaboradores e aos servidores do MPRJ pelo inestimável apoio recebido nos quatro anos em que esteve à frente da Instituição. Ao encerrar sua fala, Marfan desejou ao Procurador empossado pleno êxito em sua gestão.

Após, realizaram-se os atos de investidura do novo Procurador-Geral e dos Subprocuradores-Gerais Mônica da Silveira Fernandes, Carlos Roberto de Castro Jatahy, Leonardo de Souza Chaves e Antônio José Campos Moreira. Discursando, em seguida, Cláudio Lopes ressaltou que sua administração será pautada pela combatividade e qualidade institucional.

Nenhum comentário: