27.1.09

Deu no RJ TV

Por Claudia Maria

Olha o que deu no RJ TV pouco antes do hotário para o secretário se apresentar na Câmara. Talves seja por isso que ele não foi. Aleixo remarcou para o dia o próximo dia 10. Vamos esperar.

Obra de saneamento inacabada gera transtornos em Nova Iguaçu
No bairro Jardim Nova Era, uma obra de saneamento inacabada está prejudicando a vida dos moradores. Na semana passada, com a chuva, o problema piorou.


Imagens gravadas por um morador, amigo do RJ, no momento do temporal, mostram que a água fez uma correnteza em uma das ruas do bairro Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu. Moradores se arriscavam para atravessar e chegar em casa.

Há alguns dias não chove, mas, segundo os moradores, o problema é maior por causa de uma obra inacabada de saneamento.


Uma placa diz que serão investidos R$ 52,7 milhões no bairro Jardim Nova Era. De acordo com o prazo escrito, as obras vão durar cerca de um ano e quatro meses. Melhorias que a população do bairro espera com ansiedade.

Mas, segundo os moradores, as máquinas estão paradas há um mês. As manilhas ficaram nas ruas e buracos enormes foram deixados. Por enquanto, tudo isso representa mais que um transtorno para as famílias. É um risco diário.

“Abandonaram e a situação fica pior. Hoje não passa carro de lixeiro, diretor de escola, professor, eles têm que abandonar o carro na rua. A Escola Municipal Nova Era fica perto de um buraco enorme, alguém tem que fazer alguma coisa, não dá para ficar desse jeito”, reclama um morador.

“Não tiro o carro da garagem há sete dias. Foi piorando, agora não tem como sair, só por cima do muro. É muito difícil. Cada chuva que vem leva um pouco da rua”, diz outro.

Depois de 30 minutos da chegada da nossa equipe ao bairro, alguns trabalhadores apareceram, enviados pela prefeitura. “Eles estão dizendo agora que vieram limpar a rua. Não queremos lixeira, queremos a obra, para acabar a agonia das pessoas”, reclama um morador.

Durante os temporais, a obra inacabada se transformou em um grande perigo e as casas foram invadidas pela água suja. A lama continua nos quintais das casas. “A obra entupiu as valas. Não tinha manilha, era vala negra. Entupiram para retornar a obra e não voltaram”, explica uma moradora.

A prefeitura informou que a obra foi interrompida por causa das chuvas e que, assim que o tempo melhorar, elas serão retomadas e concluídas em três meses.

Nenhum comentário: