8.5.12

Passado, presente e futuro!!!

Hoje, conversando com um amigo, ele falou sobre as ruas de Nova Iguaçu, principalmente as do Centro, que estão "estranguladas" de tantos veículos estacionados nelas. Isso é um fato que tende a se agravar ainda mais com a ocupação dos complexos habitacionais que surgiram nos últimos anos. Não sei se a sugestão que vou apresentar é compatível com a opinião de Urbanistas, como o caso do Chicão e do Papa. Na minha opinião, o Centro de Nova Iguaçu só cresce para o alto, em termo de abrigos para veículos, e nosso limite com a divisa de Mesquita ainda está inexplorada no que diz respeito ao comércio. O número de lojas no Calçadão não cresceu compatível com a advinda desses complexos comerciais, e, nesse caso, o próprio Centro fica pequeno para a demanda que deverá surgir. Uma cidade cortada pela Rodovia Presidente Dutra, pela Via-Light e pela Linha-Férrea fica, também, estreitada. Não são apenas os veículos que estreitam as ruas do Centro. Outro agravante para a falta de espaços são os camelôs espalhados por tudo quanto é canto e de maneira desorganizada. No Centro só uma praça não sofre com problemas de ocupação de camelôs que, por casualidade de fiscalização obrigatória, é a Praça do Skate, que fica próxima à residência das autoridades municipais. A concepção de praça como local de entretenimento, descanso e até paisagístico, somente a do Skate é a mais próxima disso. O mais interessante é que o Plano Estratégico de Nova Iguaçu, iniciado na então gestão do prefeito Bornier, não foi a frente. Pior ainda: a maioria das pessoas que formavam o Conselho do Plano Estratégico eram, ou são, moradores do lado nobre da cidade. Nova Iguaçu cresce, há décadas, sem planejamento. A pessoa que mais buscou planejamento urbanístico para isso foi o então secretário Vicente Loureiro. A discussão sobre a retomada do debate do crescimento de Nova Iguaçu deverá ser parte de qualquer candidato que venha pleitear a cadeira do Poder Executivo. Na gestão de Lindberg Farias tudo isso foi jogado às traças em balelas e mais balelas pronunciadas por esse rapaz que traz no nome o "futuro do pretérito imperfeito", sintetizado no seu próprio nome "Farias". Nada foi feito, e, hoje, a cidade que cada vez mais se torna conturbada no que ocorre acima do asfalto, não tarda a apresentar a fatura do recebimento de esgoto que corre por debaixo dele. Como já nos disse o amigo Robinson Belém de Azeredo, "quando Nova Iguaçu tiver uma festa de arromba e todo mundo dar a descarga, a cidade vai boiar em merda". Já para o Almeida, esse que vos escreve, "se Nova Iguaçu nasceu com o bumbum voltado para Lua, não tarda o seu povo receber de volta o que sair dele".

4 comentários:

Leonardo Lima disse...

Hoje presenciei e acompanhei a via crucis de um cadeirante para se deslocar da Nextel na Via Light até o Iguaçu Center. Cada imóvel tem uma calçada diferente, somado à quantidade de camelôs, carros estacionados na calçada, filas de ônibus em lugares inapropriados, lixo acumulado. Penso em registrar tais fatos através de fotografias e espalhar pela internet para que as pessoas, pelo menos, reflitam sobre o assunto, já que as autoridades que comandam Nova Iguaçu pelos últimos 15 anos não estão nem aí, afinal todas andam de carro.

Anônimo disse...

Bom dia,

Venho externar minha total insatisfação com o governo atual de nossa cidade. É injusto, vergonhoso e desrespeitoso o modo como esta sendo conduzida esta administração, um exemplo é o transito da cidade, é notório que a cidade não comportará o aumento do fluxo de pessoas que só vem aumentando e continuará ainda mais, por causa dos inúmeros empreendimentos imobiliários que estão em construção e alguns já em fase de inauguração, é ridícula a situação do transito hoje, veja que qualquer pessoa que acesse a cidade pela via light, pela manhã ou a noite, tende a sofrer em um engarrafamento desnecessário na altura do bar Bossa Nossa, tal como quem vem dos bairros da posse e bairro da luz. Simplesmente nossa engenharia de transito é desastrosa. Quando pensamos que esta muito ruim, lembramos que pode piorar, pois estamos próximos a realização da nossa já tradicional festa de Santo Antonio, que fecha praticamente toda a extensão da Avenida Marechal Floriano Peixoto. Vale ressaltar que normalmente esta via já parece estar fechada, devido aos corredores de ônibus, taxis, cargas e descargas que se concentram nesta faixa. Podemos falar também sobre a má conservação das nossas vias, sejam elas no centro da cidade ou nos bairros mais afastados, posso exemplificar com a estrada Bernardino de Melo que já começa a demonstrar o desgaste das chuvas, como também a Rua Curitiba próxima ao bairro Marco II, que com certeza consta na nossa prefeitura como asfaltada, porém posso garantir que tem mais buracos que asfalto (tenho fotos) e ainda próxima a mesma rua temos um trecho da tão falada ampliação da via light ainda fechado e com um enorme aglomerado de lixo (próximo a sub-estação da light no Marco II). Tenho certeza que compartilho esta chateação com outros moradores da cidade, que pagam seus impostos corretamente e infelizmente não são atendidos com os serviços básicos que deveriam ser oferecidos pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu. Ficamos na torcida por novos tempos e boas novas.

diego laranja disse...

Discordo do ponto que a cidade só cresce para o alto, se analisarmos a Via Light, por exemplo, veremos que da administração do Lindberg até hoje, a Via cresceu muito, gerando empregos e aumentando rendas, sem contar que vem disponibilizando aos Iguaçuanos, novas opções para o lazer e às compras. Escolho o exemplo da Via Light também para ir contra a opinião do Sr. Almeida em dizer que o ex-prefeito nada fez pela Urbanização da Cidade, tendo em vista que, a Via Light era preta e branca, insegura, mal pavimentada e "feia".
Hoje, temos uma Via Light com policiamento, toda colorida e desenhada por artistas da Cidade(iniciativa do ex-prefeito Lindberg Farias), pavimentada e sendo utilizada como Cartão de visita da Cidade.
Aceito que, a unica medida do Governo Lindberg no Centro da Cidade foi essa revitalização da Via Light, MAS, se olharmos a periferia, Cabuçu, Km32, Tinguá, Palhada, Santa Rita e outros bairros, veremos que o então Prefeito deu valor a quem realmente precisa, o povo pobre da Cidade, contrário do candidato Nelson Bornier, que quando era Prefeito, mais olhou pelo Centro, do que por nós, da periferia.

diego laranja disse...

Acho que, infelizmente, o governo Sheila Gama não acompanhou as medidas do Governo Lindberg. o que faltava era isso, continuação dos projetos, que infelizmente acabou.