24.5.12

É grave, prefeita!!!


Prefeita, isso poderá configurar desvio de função e coisas mais graves:

A Prefeitura de Nova Iguaçu está  querendo usar como marketing de propaganda eleitoral os ACSs parados em frente às Unidades Básicas de Saúde, panfletando sobre o Bolsa família e outros serviços. Acho que o CRAS e as UBS são responsáveis por esses serviços. Os ACSs fazem o acompanhamento e muitos outros serviços na residência da família.
A portaria 2488/21-10-2011 Ministério da saúde/Gabinete do ministro diz que ACSs são para a visitas domiciliares.

"É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima."

Portanto, os ACSs podem participar de campanhas na área de Saúde que comumente são realizadas aos sábados; e onde os coordenadores de postos - que só têm interesses em eleição, usam para pedir aos responsáveis pela  Secretária de Saúde, ou pela atenção Básica  ou  pela estratégia da Saúde da Família. Não sei qual deles seria o responsável por manter um ACSs parado na UBSs durante a semana. E fica mais uma dúvida no ar: Os ACSs parados não produzem e não vão conseguir visitarem todas as famílias, cuja média são 7 a 8 por dia. Será que alguém vai inventar números para o Ministério da Saúde mesmo o relatório dos ACSs tendo um fechamento abaixo do exigido pelo programa? No futuro o ACSs não poderão ser tachados de coniventes com mais esse absurdo de troca de números!!!

Um comentário:

Pedro Hermes disse...

Cara Claudia e Almeida.Pelo que me parece o onibus do Bolsa familia esta atendendo em domicilio.Aqui na Urg 5 km 32 em 30 dias ja esteve quatro vezes.Esteve inicialmente na Praça, ao lado do comercio da Vereadora Vilma Aguazul,agora esta indo nas ruas que ainda da para transitar.
Eu dentro de minhas possibilidades, sem pretensão política,pois jamais serei candidato. Faço alguns trabalhos sociais,humanitarios.Por duas vezes fiquei esperando a Assistente social da Secretaria,para uma visita a uma moradora, que teve AVC no parto a 03 anos e tem uma criança com esta idade.A visita seria para viabilizar um Loas, pois ela não tem familia, vive de ajuda humanitária. Bem até este momento a Assistente Social não veio, nem mesmo ligou para qualquer desculpa.Fico me perguntando. Se esta senhora tivesse meia duzia de filhos eleitores? viria alguém atende-la ?