10.6.10

Atenção para o texto do Triel

“DIVULGAR É PRECISO”

Carlos Gilberto Triel

Quinze dias antes de uma Copa do Mundo, enquanto o Congresso fecha para jogar conversa fora nos bares das bases, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama injetou R$ 250 milhões na folha de pagamento do funcionalismo e as merendeiras receberam cerca de 700 mil.

Ela fez em dois meses o que Lindberg Farias não fez em quatro anos. Não fossem o programa e a coluna Perfil da Baixada e a jornalista Claudia Maria divulgar os pagamentos poucos tomariam conhecimento.

O fato é que o staff da prefeita comeu mosca não conclamando os veículos de comunicação, para estamparem em suas manchetes o que devia ser louvado, sem necessariamente impingir o ruim de lado.

Os jornais regionais não estão somente para atos e ofícios de excelências e barnabés. Também para promover o trabalho desses astros e coadjuvantes da administração pública, esclarecendo, denunciando, etc.

O ponto alto é muitas vezes imperceptível e subliminar, acontece com as pessoas que chegam de manhã às bancas, e lêem as manchetes dos jornais. Todas as publicações, sem distinção, na primeira capa induzem forte idéia de valor logo no começo do dia.

Em suma: se não tem dinheiro para matéria paga nos informes econômicos dos jornais da região que, busque outras formas de mostrar ao grande público o que está sendo feito. A banca de jornal é o mais eficiente outdoor para quem sabe usar. O que realmente se soube de positivo da prefeitura nesses últimos dias?

Também a necessidade de pesquisa de opinião pública do que está sendo feito no governo em todas as zonas eleitorais do município para que o seu gabinete mais próximo saiba como se encontra o grau de avaliação da prefeita.

Governar sem um instrumento que avalie o que pensa o respeitável público é atirar às cegas. O ex-governador Chagas Freitas via assistencialismo, fez das informações oriundas das pesquisas à ferramenta principal de fabricar deputados.

Chagas administrou a antiga Guanabara e depois o Estado do Rio aferindo tudo e todos, para depois mostrar no jornal O Dia, a inauguração de bica d’água e, até um mergulho no Rio Paraíba do Sul se preciso fosse para provar a qualidade da água.

Nenhuma decisão ou escolha era tomada sem consultar o cadastro estatístico do quem é quem. Foram as pesquisas que disseram lá nos anos 70, que o então professor Aluisio Gama gozava de prestígio suficiente para receber a legenda do MDB e se candidatar a deputado estadual.

De volta ao presente. É claro que o discurso oficial não será assim, mas a rigor, as funções de inteligência do governo com metas separadas de ação convergem sempre para o grau de aprovação do eleitorado, porque na verdade tudo será feito visando à reeleição de Sheila Gama.

E os números dirão o caminho a seguir. Por enquanto, a cidade depura a fatalidade encrencada de um hilário lindinho, e a inversão desse pesadelo é exatamente o sonho de vir a ter uma pessoa normal como prefeita, sem estereótipos e, sobretudo, honrando os compromissos.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a e “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 Rádio Tropical 830 AM

2 comentários:

Unknown disse...

Tomei, a liberdade de comentar o seu post em www.blogdojaymelima.blogspot.com

Com estima e admiração.

Unknown disse...

Como sempre nota MÁXIMA