29.6.09

Comentário de um leitor

"Ainda que este comentário não seja pertinente à matéria deste BLOG, gostaria de mais uma vez solicitar este espaço democrático para falar sobre saúde.
No dia 23 de junho, a Casa de Parto David Capistrano Filho, em Realengo recebeu o TERMO DE DESINTERDIÇÃO dado pela Vigilância Sanitária Estadual. O local foi fechado pela Vigilância Sanitária, alegando haver problemas de infraestrutura e equipamentos, e reaberto pela vitória na justiça do Sindenf-RJ.
Só existem 19 casas de parto no Brasil. A mulher é avaliada por enfermeiros capacitados. A Casa de Parto David Capistrano foi aberta em 2004 e nunca houve uma morte materna. O atendimento no local é gratuito.Todo mês, cerca de 850 exames para o pré-natal e uma média de 40 partos são realizados por lá.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 45% dos partos realizados no Brasil são feitos através de cesáreas, número que assusta profissionais da saúde. O Brasil é o país com o maior número de procedimentos deste tipo no mundo.
No dia 21 de junho, no Leme, foi realizada uma caminhada em defesa do parto normal e o direito de escolha das mulheres. Segue o link com o vídeo que cobriu a caminhada:

http://band.com.br/conteudo.asp?ID=151446"

Um comentário:

Selma disse...

Os critérios para serviços de saúde são definidos na lei, se o estabelecimento não atender aos quisitos a VISA estadual tem que interditar MESMO, como medida de proteção a saúde pública. O n° de cesarianas pode ser criticado pela OMS, que o índice de mortalidade materna caiu com esse avanço, é um fato. olho essas "casas de parto" com muita desconfiança, e me conforta o fato da VISA "vigiar".