1.10.12

“CORRIDA CONTRA O TEMPO"

Carlos Gilberto Triel

É fácil perceber nesses dias que antecedem as eleições, o desespero de quem antevê que o ostracismo bate às portas. Tudo que não se fez, e se deixou correr frouxo na educação, saúde e nas contas públicas é novamente prometido sem qualquer vestígio de escrúpulos.

Em artigo publicado na semana passada, a jornalista Ruth de Aquino fala da entrevista do argentino Marcos Aquinis a revista Época, em que o escritor diz que o nacionalismo que vem junto com a emoção é um elemento decisivo para alienar as pessoas.

Segundo Aquinis, a cultura não impede a alienação. Mais forte que a razão é a emoção duma Argentina que não evolui e se repete. E só premia os submissos e, que o jornal Página 12 tem uma venda muito pequena e recebe muito do governo exatamente por ser submisso.

Qualifica a presidenta Cristina Kirchne de atriz e, que os aliados do marido que morreu em 2010 foram marginalizados por ela. E que dele herdou a filosofia de dividir a sociedade e os partidos para reinar, fomentando ódios à imprensa que não se curva.

A desunião é tão séria, o ódio é tão profundo que fica difícil chegar a um consenso nas mínimas coisas. Há famílias que pararam de se reunir nos almoços de final de semana, porque não podem comer tranqüilas, logo surgem brigas quando começam a falar de política.

Aqui em Nova Iguaçu guardadas as devidas proporções e pecados, querem ensaiar o mesmo modelo da Argentina. E dando-se ares de parte mais esclarecida da população, apegam-se ao ridículo de dizer que fizeram alguma coisa acima da nota 2.

Hoje mesmo, na Estrada da Palhada o trânsito foi desviado para se recapear trecho de rua. O engarrafamento revoltou motoristas, passageiros de ônibus e o comércio local. Incrível, como esse governo consegue se fazer odiar mesmo trabalhando.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: