10.10.12

"AOS NOSSOS SANCHO PANÇA"

Transcrito do Blog do Cesar Maia
Postado por Carlos Gilberto Triel


Miguel Cervantes: Dom Quixote de la Mancha a Sancho Pança, que ia assumir um governo local - ( E vale muito para o futuro prefeito (a) e aos vereadores eleitos de Nova Iguaçu):

A) 1. Os trajes devem se ajustar a dignidade de quem os usa. / 2. Atenção à "lei das suposições razoáveis". / 3. Tenha fé. / 4. Conheça primeiro a você mesmo. / 5. Exerça o cargo com branda suavidade e ligada à prudência. / 6. Seja humilde. / 7. A virtude se adquire e vale mais que o sangue que se herda. / 8. Nunca interpretes arbitrariamente a lei.

B) 9. Mais compaixão às lágrimas dos pobres, mas não mais justiça. / 10. Descubra a verdade entre as dádivas dos ricos e entre os soluços dos pobres. / 11. Não carregue com todo o rigor da lei a quem erra. / 12. Em relação ao inimigo esquece a razão de o ser e avalie a verdade do caso. /13. Não te cegue a paixão própria em causa alheia. / 14. A quem tens que castigar com ações, não trates mal com palavras.

C) 15. Dos atributos santos resplandece mais o da misericórdia que o da justiça. / 16. Sejas asseado. Não andes desmazelado. / 17. Tome discretamente o pulso ao que pode render seu trabalho. / 18. Não comas alho nem cebola em função do hálito. / 19. Ande devagar, fale com pausa, mas não que pareça que te escutas a ti mesmo. / 20. Jante pouco.

D) 21. Moderação ao beber. O vinho em excesso não guarda segredos nem cumpre promessas. / 22. Nunca arrotar na frente de alguém. / 23. Seja moderado em dormir. / 24.

Serás incomodado por quem criticas e não serás premiado por quem exaltares. / 25. Tolices dos ricos passam por sentenças no mundo. / 26. Quando se dorme, todos são iguais. / 27. Sem boa índole, não há ciência que valha

Nenhum comentário: