25.6.12

Concursos públicos em ano de eleição

 Por Emplumadinho

 Respondendo ao Almeida e à Munira: mesmo em ano de eleição, não há qualquer restrição legal à sua realização, mesmo durante a campanha eleitoral. O que não pode é dar posse aos aprovados se o resultado do concurso não for homologado até o dia 7 de julho.

 Na verdade ocorre uma confusão na interpretação do artigo 73 da Lei 9.504/97, que estabelece as regras para as eleições. Este artigo proíbe a contratação e a demissão de servidor público nos três meses anteriores à eleição e até a posse dos eleitos, mas estabelece várias exceções, liberando entre outras coisas nomeação e exoneração nos cargos comissionados e posse de servidores de concursos cujo resultado seja homologado até o início do prazo de proibição.

 Quanto ao concurso de Nova Iguaçu, ele está suspenso por uma liminar concedida ao Ministério Público no processo  0075606-95.2012.8.19.0038, que tramita na 6ª Vara Cível de Nova Iguaçu.

  Neste processo, o MP questiona a inscrição automática dos atuais temporários e pede que o concurso volte à estaca zero, abrindo novo prazo de inscrição e etc tudo de novo.

  



3 comentários:

Kenny Kelly Carreiro disse...

Eu participei do concurso de Nova Iguaçu já com o pé atrás... ano de eleição... torci até o último instante para que tudo desse certo... mas a partir do momento que começaram a retificar gabaritos já publicados... percebi que a coisa estava indo buraco abaixo. Resta-nos aguardar. Infelizmente.

Munira disse...

Olá queridos.
Obrigada pela resposta. Espero que, pelos menos, sejam canceladas apenas as provas de cargos em que "há pendências" e não o concurso inteiro. As pessoas que passaram já falam em recorrer à justiça, e outram que se sairam mal nas provas estão adorando a notícia...
Só nos resta mesmo esperar...
Munira

Unknown disse...

ME FOI ENVIADO POR EMAIL

Walter Ramos 23 de Junho de 2012 12:37
Concurso para Prefeitura de Nova Iguaçu foi suspenso.
Quem se inscreveu, assim como eu, se...

http://www.consulplanmg.com/upload/concursosarq/consulplan_Comunicado%20Nova%20Igua%C3%A7u%20RJ_3877.pdf
http://www.consulplanmg.com/upload/concursosarq/consulplan_Comunicado%20Nova%20Iguaçu%20RJ_3877.pdf
www.consulplanmg.com