27.6.12

“SEM ABRAÇOS, SEM APRENDIZADOS”

Carlos Gilberto Triel

Na série Seinfeld, a de maior sucesso da TV americana dos anos 90, o personagem George Constança interpretado pelo baixinho Jason Alexander, é persuadido a adotar um idoso e, o primeiro passo é uma conversa de apresentação numa lanchonete.

Em vez de se mostrar atencioso com o velho, George deixa-se levar por seu caráter mesquinho, inquirindo reiteradas vezes o homem a explicar como consegue se manter calmo, sabendo que por ter 84 anos está tão perto da morte.

O ancião diz que isso não o incomoda, vive os dias naturalmente, morrer não lhe passa pela cabeça. George, então se descontrola, e o repreende de forma exaltada: “Como não!? Com 30 anos me preocupo, como que você tão velho pode manter essa calma?

Dessa vez é o idoso que se exalta e vai embora, indignado com um George egocêntrico, insensível às pessoas e, descaradamente sem escrúpulos. Nesse e nos demais capítulos, o individualismo e a indiferença ao mundo exterior é a tônica do roteiro.

Todo esse nariz de cera é para configurar a superficialidade como foi tratado Nei Alberto, falecido na semana passada. Alguns meses antes, Nei havia sido deportado a uma salinha, a qual, segundo ele próprio, mal dava para esticar os braços.

No sepultamento, os atores que protagonizaram toda essa desfaçatez estiveram presentes. Duma prefeita indiferente a tudo que não seja trenzinho, a um secretário que será unicamente lembrado exatamente pela vil deselegância aos últimos dias do historiador.

O destaque mais uma vez da amizade ficou por conta do radialista Gabriel Barbosa, que embora saiba que a morte não existe e, que tudo não passa de um até breve, não conseguiu disfarçar a dor da saudade pelo grande amigo e professor.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br



Nenhum comentário: