24.6.12

“É DEBOCHAR DO POVO”

Carlos Gilberto Triel

Quem se dispuser a transitar pela Estrada do Matogrosso, principal via de acesso do bairro da Lagoinha verá o desleixo e o abandono como marca do governo Sheila Gama e, mesmo assim a venerável senhora vem a TV se gabar de obras inexistentes.

Pois o único projeto desse engodo que aí está, o trenzinho aéreo, sequer foi licitado, mas vem sendo anunciado pelo menos há uns 2 anos e, como a 8ª maravilha do mundo, e em desenho animado junto com a presidente Dilma como se já estivesse pronto.

É subestimar a inteligência do cidadão, é não dar a mínima para o ridículo. Em toda história da propaganda política é a primeira vez que alguém se gaba duma promessa não cumprida, dum sonho que não se realizou.

Na festa do padroeiro, o prefeito Consorte junto do seu staff capenga, desfilava como o dono duma Ilhéus, tirou onda de beato; rezou entre o povo, benzeu-se em água benta e, nem reparou a ira dos santos pela ingratidão como trata os doentes da rede pública.

O diabo é essa mania de se mostrar devoto, quando bastava ser simplesmente bom e competente. E como em Nova Iguaçu o que não falta são goelas sedentas pela boquinha oficial, o casalzinho de prefeitos ainda sonha ganhar as eleições por WO.

Nos vôos de galinha, quando índices de popularidade apontam surpresas, assanham-se os projetos de alguma coisa com o quase nada. É o caso do pagodeiro, que se acha bom e bonito como um Lindberg, mas pelo visto e demonstrado, ainda não saiu do quesito barato.

Mas, como a vida dá voltas, que o agora abençoado não ouse renegar os Orixás, nem se furtar ao abraço de ex-irmãos de atabaques, e se Oxalá lhe virar as costas, pode crer que a culpa é de quem esqueceu suas origens, para tristeza do Zé Pilintra que não deixou de avisar.

Porque existe fé para todos os gostos e tamanhos. E se em roça de santo, malandragem não se cria, a questão nem é a mentira, pois isso até faz parte do jogo político, mas essa de acender vela pro bispo e outra pelo esquisito, isso é coisa de macumbeiro pé de chinelo.

Nesses anos da era rapadura, prefeitos e vereadores se exibiram como detentores do cheque em branco do eleitor. Deixaram a cidade falida, a saúde sucateada, escolas e creches fechadas e, como balinha na boca dos cidadãos otários, um trem fantasma, e fora dos trilhos.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br



Um comentário:

Pedro Hermes disse...

Bom dia Triel.
Parabéns pelas verdades.Importamos um lixo nordestino, que nem mesmo com Lula derramando milhões, teve ele competência em usa-lo.Infelizmente nossa ignorância e falta de cidadania o promoveu, levando-o ao topo da piramide.Enquanto nossa prefeita sonha com transporte aéreo. Até que é valido, pois por vias terrestres é impraticável.Em minha comunidade km 32 temos 09 ruas de acesso.nenhuma transitável.Não ouso sonhar com melhora.Todas as opções do momento ja tem incompetência comprovada.Nos resta pedir a Deus a luz da sabedoria, para o futuro e bom senso e reflexão para o atual.