14.3.12

Da nossa leitora e amiga...

"Hoje, de 9 às 12h, aconteceu o IV Fórum Municipal dos Conselhos Escolares, na UFFRJ.
As escolas receberam o ofício pedindo a participação de 3 conselherios.
A pauta foi a apresentação dos relatórios resultantes da Pesquisa de Atuação dos Conselhos Escolares na rede, coordenada pela Profa. Gabriela Rizzo, da UFFRJ, e apresentação do PSE, pela Profa. Aline Medeiros. Para Mobilização do Conselho Escolar na Campanha Contra a Dengue.

Muito interessante tudo que lá ocorreu, mas agora quero destacar algumas observações pessoais.

1-Nos ofícios enviados, assim está escrito: "e de um representante do segmento Responsáveis, para que os mesmos possam ser articuladores e multiplicadores das informações que serão abordadas".

Eles querem que multipliquemos as informações, mas não nos informam quando perguntamos.
Por exemplo, há meses atrás enviei e-mail à Semed perguntando sobre a eleição para o Conselho do Fundeb, que aconteceu na última convocação. Até hoje não recebi nenhuma resposta.
Hoje, cobrei diretamente à professora Aparecida, e ela não se lembra de ter recebido tal email. Prometi enviar novamente e o farei.
Ainda sobre esse assunto, a sra. Bessy Janes não se encontrava. Porém, o SR. César, que também havia sido eleito estava lá. Pediu meu telefone e disse que sentia algo esquisito... ficou de entrar em contato. Estarei aguardando...

2-O bom, o que valeu a pena mesmo foi a exposição do Antonio, que é da Coordenadoria de Vigilancia Ambiental.Agradou a todos pela simplicidade,objetividade e relevância das informações.

3- Esteve lá a Profa. Mônica, representando a Sec. Municipal Sandra Gusmão. Portanto, ela está no cargo.

4- Sua leitora Elaine Pernambuco se fez presente, destacou pontos importantes e finalizou cobrando a questão da merenda, que está atrapalhando o horário integral, lá em Tinguá e em toda a rede. Foi muito aplaudida nesta hora. Ou seja, ainda está valendo: merenda que é bom, nada!

5- São 124 unidades municpais.Três representantes de cada escola: total 372 conselheiros deveriam estar presentes. Mas a lista de presença só teve umas 60 assinaturas, ou seja: 20% de conselheiros.
Do segmento responsáveis, o índice era menor ainda.
Pedi um minuto de atenção e argumentei o seguinte: acredito que a criação e fortalecimento dos conselhos, tenham o objetivo de fortalecer o controle social e a transparencia. A Profa. Mônica disse que os conselhos não são para fiscalização. Ela está enganada. É para fiscalizar também e para isso, as escolas e professores devem "descer do seu pedestal do saber", interagirem e se comunicarem melhor com a classe que eu estava ali representando, a de simples mortais, pais, pessoas que não tem acesso às informações e são colocados sempre em dois degraus abaixo do "saber". Lembrados tão somente, quando multiplicadores de informação".

Nenhum comentário: