2.8.11

“O QUE SE FAZ ECOA PELA ETERNIDADE”

Por Carlos Gilberto Triel

Um dos equívocos do século passado foi Collor convocar o povo a ir as ruas com as cores da bandeira Brasileira, e deu no que deu. Guardadas as proporções, neste século temos o Ricardo Teixeira, do alto do seu dinheiro, subestimar toda audiência abaixo de 1 milhão de acessos.

Uma das falas marcantes do filme, o Gladiador, é quando o Máximus (Russel Crowel) diz aos soldados que se por acaso sentirem que estão leves, correndo entre os pastos verdes, é porque estão mortos. É da melhor frase, sem dúvida, o aviso nela contido: “o que você faz ecoa pela eternidade”.

O casal Gama está se lixando para o que é comum a todos os humanos. Pouco importa se os seus nomeados estão a aprontar, infligindo filosofias, comportamentos e posturas para com o povo. As aberrações dos postos de saúde e do Hospital da Posse fugiram ao controle, e nada a fazer.

Há um valor misterioso dentro dos humanos que nos norteia. Humberto Eco chama isso de ética universal, aquele quê que dita o que pode, e o que não pode. Como ignorar o que é comum a todos? Todos andam, então, cercear o caminho está errado. Todos sentem dor, então, não se pode afrontar a dor.

A arrogância dos Gama é porque não existe oposição e, vê a reeleição assegurada. Bornier desvanece-se em seus temores, Fernandes é a vontade da Universal, o Volnei se esforça para chegar ao baixo-clero; e Lindberg de olho na prescrição dos seus tristes atos, não seria louco de apoiar outro candidato.

Quem aprendeu uma ou outra liçãozinha, sentado a examinar as contas dos seus iguais, captando e expandindo os efeitos, como fez Cabral com Garotinho, acredita ostensivamente que os fatos se dão nessa aritmética superficial do tribunal em que trabalha, se achando a magnificência em todas as áreas.

O Consorte tenta convencer seus bocas-abertas que não existe poder fora do seu admirável mundo velho oficial, e subestima a indignação silenciosa que se dá nas audiências dirigidas como neste blog. A qualquer momento um efeito cascata desaba no centro do monumento armado e, põe tudo a perder.

No velório do Valcir Almeida, o outro Almeida, o vivo, se disfarçou de inconveniente e, com a picardia habitual, falou a prefeita, que ela deveria incentivar mais o samba iguaçuano, como a dizer na mais sutil linguagem: ora, o fato de não estar a fazer nada mesmo, que ao menos...

O jornal Extra, assim como o MP acompanham este espaço, porque as informações não são subservientes ao poder local. Alguns veículos, quiseram transcrevê-lo em suas páginas, mas lhes faltou coragem porque nunca se imaginaram independentes de vereadores, deputados, prefeitos e afins.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

6 comentários:

leandro disse...

bom discordo do texto... acredito que se na cidade tem um nome pra governar é do Walney Rocha... nome leve na cidade, sempre caminhou sozinho e com certeza vem se articulando... enquanto isso isso Nelson Bornier se acaba, os gama continuam fazendo suas mazelas... Walney não está sozinho e essa eleição de de prefeito ja começou e começa ser definida por Brasília!

andressa eliane disse...

Em Belford Roxo, o quadro hoje é de expectativa.Pela rádio corredor o fuxico do momento é a "saída" do Prefeito Alcides Rolim do PT...e a provável indicação do vereador Jacoginho a candidato à prefeito nas futuras eleições...
Com muito charme, disse o vereador Marcinho Bombeiro: A COISA TÁ MESMO CHEIRANDO MAL...NEM O PT AGUENTA MAIS ESSE PREFEITO...
DEVE SER MAL DO PT:esses prefeitos que nos empurram goela adentro....

ADRIANO NAVAL disse...

3º MINI-SEMINÁRIO DO PROJETO IGUAÇU

3º ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O SEMINÁRIO MAIOR
CONVOCAÇÃO
LIDERANÇAS E MORADORES DOS BAIRROS:

Carmari,
Engenho Pequeno,
Jardim Tropical,
Kennedy,
Nova América,
Rancho Novo,
Viga e
Vila Operária.

DIA: 05 de agosto de 2011 (sexta-feira).
LOCAL: Igreja Assembleia de Deus
Rua Espírito Santo, nº 343 - Viga.
Ref. Em frente ao Campo Carioquinha
HORÁRIO: 16h00min as 18h00min.

Projeto Iguaçu – Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu/ Botas e Sarapuí, também serão discutidos assuntos do PAC 2, PAC DOS VALÕES e HABITAÇÃO (questões das famílias ribeirinhas).

NOTA: Salientamos que a Igreja Assembleia de Deus apenas cedeu o espaço físico em benefício da comunidade e o encontro não contem nenhuma finalidade político-partidário.

PÚBLICO ALVO: Lideranças e moradores dos bairros: Carmari, Engenho Pequeno, Jardim Tropical, Kennedy, Nova América, Rancho Novo, Viga e Vila Operária.

ORGANIZAÇÃO:
Comissão de Acompanhamento do Projeto Iguaçu de Nova Iguaçu
Membros da Comissão:
Adriano Naval (Jd.Pernambuco), Gilvoneick Souza (APEDEMA) e Alcy Maihoní (Danon).

COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: O Comitê Local de Acompanhamento nº 02 – Rio Botas/Nova Iguaçu que agrega os três agrupamentos de bairros a saber:

Agrupamento A: Bairro da Luz, Comendador Soares, DANON, Jardim Nova Era, Jardim Palmares, Jardim Pernambuco, Ouro Verde, Ouro Fino e Rosa Dos Ventos;
Agrupamento B: Cerâmica, Chacrinha, Jardim Iguaçu, Moquetá, Ponto Chique, Posse e Santa Eugênia;
Agrupamento C: Carmari, Engenho Pequeno, Jardim Tropical, Kennedy, Nova América, Rancho Novo, Viga e Vila Operária.

Na Audiência Pública na Câmara Municipal de Nova Iguaçu no dia 14 de abril de 2011, foi declarado pelos gestores deste Projeto, diante de todos os presentes o que nós desta comissão já sabiamos que o Estado (INEA) infelizmente não reconhece este Comitê (CLA nº 02), contrariando assim a própria Lei vigente. Por este motivo é que foi criado esta Comissão de Acompanhamento de Nova Iguaçu que representa todos os bairros supracitados. Vejo como unica saida para que nossos bairros e Nova Iguaçu seja contemplado com obras de infraestrutura, objetivando minorar os efeitos nocivos das fortes chuvas de época é justamente a prática da UNIÃO. Foi dado um grande NÓ em Nova Iguaçu e cabe a nós desatar este nó.
Postado por Administrador às 20:45 0 comentários

Unknown disse...

"Os bocas abertas", é demais. Será que eles vão enteder a messagem
O finaL DO FILME, FOI POÉTICO E ELOQUENTE. TALVES UNS DOS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS. VOU REVER A OBRA.

Tigu Guimarães disse...

Os Gamas já tinham passado pleo governo de Ni e quem se lembra da sua passagem??? Era um deputadao ligado ao chaguismo que, as vezes, dava uma piscada de olhos para os grupos de esquerda dentro do recen formado PMDB, brigando e buscando espaco com Miro Teixeira. De repente con o advento Brizolista cai nos seus brazos NI, Cidade que sempre esteve a merce dos grupos "iguacuanos", para nao falar dos extrangeiros, principalmente da familia Raunheitti. Passou pelo governo e nao falou ao que veio. NADA. vai ser procurador geral, que posto melhor para poder todos os prefeitos na mao, pois tinha o poder de aprovar, ou nao, as contas. Chega Lind com seu canto de sereia, que realmente poderia ter sido uma boa oportunidade para NI, mas, mas...viu que era terra de ninguem e que a rapaziada do PT se podia por no bolso mole mole, -eu sou filiado/ainda) ao PT mas nao estava ahi na epoca-, leu e fez uma leitura de que nao existia mao de obra para sua obra e dos seus planos_ Do qual, que eu saiba, somente Jerri Simoes questionou- Entrando numa toca sem saida com o dinehiro que entrou pelos PACs da vida nao teria problema em NI, pois tudo se resolve no Rio, mas sim onde teria que prestar contas e que fossem aprovadas e quem estava sentado por lá?? ou conhecia todos os meandros do labirinto para aprovar as contas, quem?? quem?? E aí se fez o acordo e Ni seguirá sendo maltratada "Ad Infinitum". Claro isso tudo passa por pessoas que nao sao de NI, nao sao "da casa" mas os da casa sao culpados por tudo isso...Tanto os Baroes como os ingenuos.

Unknown disse...

Eles, políticos ultrapassados, continuam, além do rio Pavuna, há nos impingir os BUFO MARINUS.
Assim, como os os mageenses, se liberatam dos Imperius Rex, os iguaçuanos precisão ser libertar dos cezares e aluisius.