28.4.09

Mensagem do vereador

Por Claudia Maria

Segue um texto enviado pelo vereador Fernando Cid durante o feriado.

Como faço rotineiramente, diariamente, li o blog, e decidi então mandar esta msg prá ti. Não é novidade nem (creio) será surpresa dizer para você ( e também para o Almeida) da admiração e do respeito que tenho por ambos e do valor que dou à profissão que abraçaram e principalmente à luta que travam na defesa das coisas que acreditam. Orgulho-me, sinceramente, de poder compartilhar da amizade de vocês, mesmo que eventualmente tenhamos divergências ou que sigamos por estradas e caminhos diferentes, mas com a certeza de que o fim que buscamos é o mesmo.

Tinha planejado dedicar o dia de hoje á minha família. Ir ao cinema com minha esposa e meu filho João, que ontem me deu a notícia de que tinha tirado uma boa nota na prova de português.

Mas logo pela manhã, li o o artig o da Cora Ronai no Globo, descendo o pau, de forma generalizada, nos políticos. Aliás, o jornal O Globo ( o único que li ) era só porrada nos políticos, salvo o ilustre Verissímo, que faz uma referência ao risco da generalização na critica e na desonra da classe política. Pede ele consideração com os "Simons" da vida. Até o probo Gabeira, arauto da moralidade, foi pego na farra das passagens aéreas. Aliás, acho interessante mencionar que os Deputados Federais Nelson Bornier e Rogério Lisboa não foram incluídos no rol dos que se aproveitaram das passagens. De NI o único citado foi o Deputado Felipe.

Logo depois, me ligaram informando que a Diretora da Escola Douglas Brasil havia sido exonerada. É uma luta que estamos travando, você sabe. Fiquei meio triste, meio frustrado, meio puto. Fui então até a padaria tomar um café, e me irritei com a "zona" que vi no trânsito: motoristas avançando o sinal e cagando (desc ulpe a expressão) para os pedestres, fazendo contra-mão de forma descarada, como se fosse tudo normal, estacionando na ciclovia sem nenhuma culpa. Uma Z O N A !

Suportei calado, tomei o café e fui para o galpão, acessei a internet e li as notícias do blog e não sei se fiquei ainda mais deprimido com o mérito da nota "abriram a porteira" ou com a forma como foi mencionada. Primeiro por que as Secretarias ainda não foram criadas, foram sim votadas numa primeira fase de votação (haverá ainda outra fase e uma oportunidade imensa para quem for contrário, usar a tribuna e se pronunciar, assumindo francamente uma posição ) e depois, por que me encafifou ( gostou do termo ? ) a afirmação de "está tudo em paz" . O que seria paz na relação do Legislativo com o Executivo ? A paz é um ambiente saudável ou deveremos procurar o conflito ? Viver em Paz significa abdicar a Câmara de suas prerrogativas, ou poderemos viver "em paz", mantendo nossas prerrogativas, convivendo sem submissão ? Os movimentos que a Câmara fez nesta legislatura, com o suporte da maioria do Vereadores, foram de paz ou de guerra ? Mexer no orçamento, extinguir Secretarias criadas por Decreto, convocar Secretários, pedir informações oficiais ao governo, etc... são ações que colocam a Câmara em oposição ao Prefeito ou apenas demarcam uma linha divisória entre os dois poderes ?
Cláudia, minha opinião sincera é de que nunca haverá "paz" entre a Câmara e a Prefeitura, seja qual for o governo, principalmente neste. Mas devemos lutar para que haja governabilidade, devemos lutar para que haja coerência na relação. Devemos lutar, e lutar bravamente, para poder impor nosso pensamento e nossos ideais, mesmo que isto custe fazer algumas concessões, algo normal no jogo político no mundo todo. Lutar para contrapor a vontade e o pensamento dos que querem nos tratar como colonos, e isto estamos fazendo, pode ter certeza. Lutar para satisfazer a vontade do povo que nos cobra nas ruas, das coisas mais básicas às mais complexas. Enfim é preciso ter a noção exata do papel que nos cabe neste dificil jogo da política e saber escolher qual o caminho a tomar, e o melhor caminho não é aquele que atende apenas aos nossos interesses pessoais, mas o que nos permite ter protagonismo nas decisões que definem o destino de nossa cidade. Este é o caminho que busco.

Nenhum comentário: