15.4.09

Deu no Extra

Por Claudia Maria

Olha o que deu no Extra. O Dia também fex matéria. Interessante é que apareceu alguém do Conselho de Direitos para falar. Até que enfim.


Sem dinheiro, creches de Nova Iguaçu fecham as portas
Isabel Boechat - Extra


Uma manifestação chamou a atenção de quem passava, na manhã de ontem, em frente à Prefeitura de Nova Iguaçu. Cerca de cem pessoas - entre mães, crianças e funcionários - protestaram contra o fechamento de 18 das 34 creches comunitárias que recebiam recursos do governo municipal. Com o fim do repasse, as creches tiveram que fechar as portas. Mais de quatro mil crianças eram atendidas no município da Baixada Fluminense (assista ao vídeo da manifestação) .

Segundo os manifestantes, o dinheiro, que viria do governo federal, não é repassado desde setembro de 2008. Vera Lúcia Abranches, conselheira municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, disse que o contrato é feito anualmente.

- O convênio firmado em 2008 só funcionou, na prática, até agosto. De setembro a dezembro, não houve dinheiro para as creches. Em 2009, o convênio sequer foi assinado. Além disso, a prefeitura quer disponibilizar R$ 80, por mês, para cada criança. Esse valor não dá para comprar material, pagar funcionários e oferecer quatro refeições diárias às crianças - disse Vera.

A dona de casa Caroline Nascimento, de 22 anos, contou que a creche São Miguel Arcanjo, onde seus dois filhos, de 2 e 3 anos, estudam, só ficou aberta até ontem:

- Desde o fim do ano passado, estamos realizando mutirão para as crianças poderem comer e estudar. Agora não temos mais condições financeiras.

Comissão será criada

A manifestação terminou depois que uma comissão foi recebida por representantes das secretarias de Educação e Controle Interno. Segundo a prefeitura, será criado um grupo de trabalho para auxiliar os diretores das creches, já que alguns convênios não teriam sido renovados devido à constatação de irregularidades na gestão dos recursos.


Links patrocinados

Nenhum comentário: