12.12.06

Futuro

Tudo indica que no início do ano o governo Lindberg Farias sofrerá uma reforma no seu secretariado. Essa reforma será feita com vistas em 2008. Segundo fontes da prefeitura, Lindberg vai conceder mais espaço aos grupos políticos do município, seduzindo-os para uma aliança em 2008. Esta reforma também terá como objetivo, também, conseguir o maior número de legendas, que serão úteis para abrigar pessoas que irão disputar as eleições proporcionais. Lindberg quer repetir o feito de 2004, quando fez uma aliança inédita com o PFL e o PSDB, isso sem contar com o PCdoB e o PSB, que sempre se aliam ao PT.
Porém, essa tentativa de conseguir o maior número de legendas oferecendo espaço no governo pode ser frustrada por Sheila Gama (PDT). Sheila, agora eleita deputada estadual, poderá concorrer às eleições de 2008. Quando candidata em 2000, ela conseguiu a adesão de alguns partidos, entre eles o PCdoB, que deu um tom mais vermelho à sua campanha. Todos dizem que Sheila Gama poderá ter como principal cabo-eleitoral o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB). Bornier tem influência não só no PMDB, mas o PHS também está sob a sua tutela. O PSC também foi aliado de Bornier nas últimas eleições. Isso significa que se houver a aliança entre Sheila Gama e Nelson Bornier, quem sabe indicando o seu filho como vice na chapa, a correlação partidária entre o candidato natural à reeleição, Lindberg Farias, e o setor que perdeu o comando do município, representado por Bornier e Gama, vai ser semelhante, polarizando a disputa antes mesmo das candidaturas homologadas.
Nesta cortina de retalhos partidários, o PTB de Fernando Gonçalves teria mais simpatia ao grupo liderado por Sheila Gama. Junto com o PTB outro partido iria à reboque: o PAN. Outras legendas nanicas também tenderiam a migrar para esta aliança, formando um bloco partidário que teria um tempo suficiente no horário eleitoral gratuito, um dos principais instrumentos utilizados pelas campanhas.
Esse quadro leva a crer que a disputa eleitoral de 2008 apresenta poucos concorrentes de peso. A disputa será muito polarizada e, caso seja, a promessa de que teremos fortes emoções para o primeiro e segundo turno.

Nenhum comentário: