6.12.06

Crise

tudo indica que a derrota de carlos Ferreira na disputa pela presidência da Câmara poderá render frutos à política de Nova Iguaçu. Se derrotado, Ferreira pvai acentuar sua adversidade ao prefeito, apesar de ambos estarem coberto pelo manto do PT. E será no próprio partido que Ferreira vai começar seu processo de revide a Lindberg Farias. Ferreira sabe que qualquer ação mais pública contra o prefeito poderá render retaliações da cúpula do PT. Entretanto, o que não falta no Partido dos Trabalhores de Nova Iguaçu é militantes insatisfeitos com o prefeito. Seja por falta de espaço no governo ou até mesmo por questões ideológicas, existe muito petista em Nova Iguaçu que não se senta à mesa de Lindberg Farias. Esses seriam os principais aliados de carlos Ferreira na tentativa de colocar o prefeito no "vinagre" - linguagem usada pelo próprios petistas.
Na reformulação que Lindberg Farias pretende fazer no governo, o PT parece que ganhou mais espaço com a nmeação de Marli de Freitas para responder também pela Saúde. Porém, essa visão pode ilusória. Marli, depois do desgaste no caso dos alunos fantasmas, sustentou sua posição sem envolver o nome de Lindberg Farias no caso. Com isso, o prefeito passou a confiar mais na Marli. Isso rendeu sua nomeação na pasta da saúde e mais espaço na administraçao lindberguiana. Portanto, não é o PT que está mais contemplado no governo, e sim Marli de Freitas.
Detonado da cadeira de presidente da Cãmara, fato que deve ser confirmado hoje à tarde na escolha da nova Mesa Diretora, Carlos Ferreira não fará outra coisa a não ser buscar alternativas de macular a imagem de Lindberg Farias e atrapalhar seu governo. Junto com Ferreira o vedreador Fernando Cid (PCdoB) também perde espaço com a derrota na Câmara. Cid e Ferreira estão juntos nesta empreitada e isso significa que poderão ficar juntos nas elocubrações para desmontar o governo. Ambos poderão buscar aliados externos, que são as forças políticas da cidade adversas ao Lindberg Farias. Usariam o seguinte discurso: "vamos discutir o que nos interessa e esquecer o que nos separa". Com esse discurso poderá surgir alanças veladas e costuras na Barra da Tijuca ou em outro local. Távora, Walney, Mário, Maurílio, Rogério Lisboa, Nelson Bornier, entre outros, são forças polítcas adversas a Lindberg e que podem se unir para minorar o poder do prefeito deixando-o fragilizado para 2008.
O resultado da escolha do novo presidente da Cãmara será importante para iniciar o esboço de 2008. A crise, que este BLOG tanto anunciou e que disse que aconteceria logo após as eleições 2006, começa a partir de hoje. Foi dada a largada para 2008.

Nenhum comentário: