9.10.12

Quem pode decidir o segundo turno ?

Por Emplumadinho

O Almeida falou na chuva; Triel levantou a possibilidade de união dos que ficaram de fora. Pois na minha opinião quem pode decidir o segundo turno, para Sheila ou para Bornier, é a enorme quantidade de eleitores que não votaram ou votaram nulo ou em branco.

No Brasil todo a quantidade de abstenções bateu recordes, e em Nova Iguaçu não foi diferente. Afinal, dos 561.391 eleitores, 99.818 não foram às urnas. E dos que foram, 71.479 votaram nulo ou em branco para prefeito. No total, 171.297 eleitores não tomaram partido da disputa,  mais do que os 152.326 que votaram em Bornier, o primeiro colocado.

O segredo para o segundo turno é procurar trazer para si aqueles que votaram em branco ou nulo, e motivar os que não compareceram. Alguns por motivo de viagem, outros por doença, mas certamente a maioria porque não é obrigado a votar, como os jovens entre 16 e 18 anos e os idosos.

E o primeiro passo deve ser entender o que levou estas 171.297 a não escolher ninguém, apesar de tantas  e tão variadas opções, afinal, Nova Iguaçu foi a cidade do estado do Rio com mais candidatos a prefeito.



Nenhum comentário: