26.5.09

E-mail de uma leitora

Olá Almeida!

Essa matéria foi exibida na edição do dia 25/05/09 do RJTV 1° edição e retrata de forma bem clara qual é a atual situação da sáude em Nova Iguaçu. Estou enviando para vc pois sei que vc irá fazer o que tem que ser feito.
Um abraço.




Moradores de Nova Iguaçu ainda esperam reforma de posto de saúde


A Prefeitura informa que contrato de licitação para a reforma do posto deve ser assinado hoje, para que obras comecem em 15 dias. Comente esta reportagem!

O RJ Móvel esteve hoje em Nova Iguaçu, em Comendador Soares. Um posto de saúde, que teria sido aberto pela prefeitura, foi aberto provisoriamente numa casa, porque um outro o posto, que já existia foi fechado para obra de reforma. O RJ Móvel já mostrou esse problema no mês passado, mas o posto continua abandonado.

Comente esta reportagem.

No posto, algumas mudanças aconteceram. Parte da limpeza foi feita. Na última vez que a equipe do RJTV foi ao local, havia um portão na frente e agora está tudo aberto.

“Nada mudou. Tiraram o lixo, mas lá atrás tem muito lixo. Está tudo abandonado. Virou banheiro público. O pessoal entra, faz o que quer lá dentro”, reclama uma mulher.

“A gente não quer só limpeza. Nós queremos o nosso posto aqui de novo”, afirma uma senhora.

A última vez que o RJ Móvel esteve no local foi em abril. Na frente do posto tinha muito lixo mesmo. Essa limpeza, segundo os moradores, foi feita somente na parte da frente. Outra preocupação dos moradores é com uma cisterna, que continua aberta.

”Está cheio d’água, cheio de sujeira embaixo, porque era um posto de saúde e agora é da dengue”, reclama uma mulher.

Uma mãe com duas filhas estava indo ao médico particular. “Ali é assim. É por rua. A Rua Albert da Silva e Paulo Pereira, por exemplo, não tem médico para nós. Eles perguntam qual a nossa rua e dizem que não tem médico para nós. Queremos respostas e não temos”, reclama a mulher.

A prefeitura de Nova Iguaçu informou que a licitação para a reforma do posto já foi concluída, que o contrato com a empreiteira deve ser assinado hoje e que, em 15 dias, a Secretaria Municipal da cidade deve começar essas obras de reforma.

A prefeitura também informou que esse posto de Comendador Soares foi aberto como base para as equipes do Programa de Saúde da Família. Ou seja, aqui só é feito atendimento com antecedência. Quem precisar de atendimento para já deve procurar as unidades de Austin, Vila de Cava, km 32, e Miguel Couto. Mas como os moradores já disseram, é tudo muito longe. É preciso que o posto seja reformado logo.

Um comentário:

Unknown disse...

Prezada CM
Bom dia
Estamos no Brasil, e moramos na cidade de Nova Iguaçu, que tem um bom PIB mais de 800.000 habitantes, quatrocentos e oitenta e dois mil eleitores, é aqui que comessa os nossos problemas, pois, os eleitores iguaçuanos nos últimos anos não tem sabido escolhes os ses represantes para a camara de vereadores da cidade - temos até duas uma estar sem concluir as obras e o atual presidente destas camaras que fazer uma terceira (apoiado por jovem vereador da oposição em seu primeiro mandato), bem ali na praça Rui Barbosa, onde hoje esta ha funcionar uma feira de produtors rurais - que ainda não deu certo.Este desgovernou que se instalou em nossa querida cidade,
já passou das medidas, toda a administração municipal estar falida moralmente e se perderam em outros campos de descernimento etico. Elle o prefeito é prisioneiro daqueles que foram eleitos pelo povo para o bem admistravio do executivo e deles proprios, o que se ver é um cerco ao prefeito para que se possa barcanha cargos e outros beneficios em proveito proprio. A Saúde vai mal em todo o país, mais aqui em Nova Iguaçu chegou as raias de se perdir a cassação delle - não é por falta de verba o governo federal faz os repasses ou fingir que repassa. Quando eles (autoridades federais, estaduais e municipais)estão precisando de cuidados com saude deles e afins os procedimentos são rápidos e eficazes. O povo precisa ser mobilizado para tirar este senhor do pode. Não peça ajuda ao bispo, ele pedir serenidade e reflexao ao povo. Quem podera nos liderar. Não há mais lideres para combate-los.