14.6.07

Seja bem-vindo à Internet

Muita gente sabe do laço de amizade que existe entre eu e o jornalista Elizeu Pires, do jornal Tribuna da Região. Essa amizade nasceu depois de uma discussão que tivemos, mas logo aprendemos a respeitar um ao outro. Imaginem só! Eu e Elizeu Pires batendo-boca! Mas, foi desse bate-boca que nasceu o respeito, e, desse respeito, uma parceria que se firmou em muitos e muitos trabalhos. Já passamos por cada momento que muitas pessoas duvidariam. Em um destes momentos, por exemplo, batemos boca com a polícia e com um fiscal de uma empresa de ônibus, acompanhado de seguranças, para prestarmos socorro a um motociclista que foi atropelado por um ônibus. Era início da madrugada e nós estávamos batendo-boca com eles para ajudar o rapaz, que graças a Deus hoje está vivo. Não sei o nome do rapaz e nem como ele está hoje em dia. Soubemos, sim, que ele sabia do que fizemos e fez um culto ou missa, nos convidando, para agradecer a Deus e a nós, em segundo lugar, por ele estar vivo.
Porre? Tomamos vários e ainda há de tormarmos outros tantos, apesar de Elizeu viver, hoje, uma boemia mais inibida, mais familiar. Em geral nossas noites de chopinhos eram o comemorar de uma matéria bem sucedida, graças à publicação de algum escândalo que jogava por terra alguma negociata. Era esse, talvez, o nosso maior pagamento.
Durante todo esse tempo de nossa amizade, Elizeu sempre confessou querar ter o seu jornal próprio. Sempre falava e sonhava isso. Muitas vezes dizia: "quero um jornal, e não um instrumento de negócio, apenas".
Depois de se concentrar neste sonho, Elizeu retomou a circulação do jornal Tribuna da Região. Retomou como se fosse um trabalho artesanal, onde cada centímetro era cunhado como a precisão de um "artesão" que usa como instrumento a caneta. Vi o Tribuna da Região circulando, inicialmente mensal - se não me engano -, mas que em pouco tempo passou a ser semanal. Elizeu, então, já não tinha mais tempo senão dedicar-se ao seu sonho, ao seu jornal. Muitas vezes colaborei com ele, remunerado ou não. Muitas vezes recebi telefonemas dizendo: "quero publicar o material que está no seu blog". É evidente que nem precisava pedir, mas isso era desculpas para falar comigo e marcar a cervejinha.
Voltando a falar do jornal, ele conseguiu ultrapassar a barreira do seu primeiro sonho. Ao pensar o Tribuna da Região um veículo impresso e espalhado pelos mais diversos municípios deste estado, Elizeu logo não se contentou. Em ato confesso, certa vez, disse-me: "vou colocar o Tribuna na Internet". De pronto respondi: "Calma, velho! Você toca o barco sozinho e ainda quer arrumar mais tarefa? Olha a saúde, pois soldado morto não vence guerra". Mas, da teimosia de Elizeu não se podia esperar outra coisa, a não ser o jornal na Internet.
O dias se passaram até que, hoje, ainda há poucos minutos atrás, ele me telefona e diz: "Almeida, tem um mané que está me mandando uns releases que parecem piada. Você conhece o fulano de tal?". É sempre assim que Elizeu liga. Sempre apressado. Ao responder que não conhecia o rapaz de que ele havia mencionado, me veio a surpresa que me fez escrever este texto: "´Mané, dá uma olhada no Tribuna da Região na Internet. O endereço é www.tribunadaregiaoonline.com.br"
Agora, pergunto aos senhores: Esse cara não é fogo!?
Seja bem-vindo à Internet, Zé!

Nenhum comentário: