4.6.07

Caros leitores, não sou muito de frequentar festas ou eventos festivos. Mas, sexta-feira passada resolvi ir ao Arráia da Ajuda, evento tradicional no calendário iguaçuano. Para minha surpresa e de tantas outras pessoas que apacerem na foto, o mingresso era cobrado, diferente dos anos anteriores. Resolvi, então, perguntar se eles poderiam me dar nota fiscal ou algo que compravasse o pagamento pelo ingresso. A resposta foi negativa. Observei que toda estrutura do evento contava com o patrocípio, dentre outras empresas, o da Prefeitura de Nova Iguaçu. Lá estavam funcionários da prefeitura a serviço da festa. Ora! Então por qual razão eles estavam cobrando?
Dezenas de pessoas deixaram de participar da festa pelo motivo de terem que pagar para entrar na Praça do Skate, que é um bem público. Um chefe-de-família, acompanhado da esposa e duas filhas pequenas, não teve o direito de participar da festa por não contar com o dinheiro suficiente para que a sua família participasse do evento. Pior: jovens ficaram tristes ao saberem que teriam que pagar. Alguns deles chegaram a vaiar o então "filantrópico e beneficente" Arráia da Ajuda.
Agora, vamos aos fatos:
Sei que os promotores do Ministério Público são leitores deste BLOG. Rogo que ele instaurem um inquérito para apurar essa cobrança e se realmente a filantropia acontece. O Patronato São Vicente, que seria ou será a instituição que contará com o ato benevolente dos organizadores da festa, só cuida aproximadamente de 20 crianças. Vou um pouco mais longe: suspeito que a palavra filantropia seja usada como forma de algumas pessoas conseguirem dinheiro para manter seus rostinhos em colunas sociais. Não estou acusando ninguém, mas é meu o sagrado direito de suspeitar isso.
Na parte da tarde de sexta-feira, em minha participação num programa de rádio, fiz elogio ao Arraiá da Ajuda. Disse que era uma festa popular e para a população. Errei, pois este ano não foi. Ele serviu para manter um parte da sociedade iguaçuana podendo desfrutar do espaço público. Teve gente do alto-escalão do governo que não pagou para entrar. Eu testemunhei isso. Espero que a Ouvidoria da Prefeitura de Nova Iguaçu abra um processo administrativo para apurar essa situação. Estou disposto a colaborar, se for o caso. As fotos abaixo pode ser estraídas do BLOG. A qualidade dessas fotos, dabemos, não é tão boa por ser oriunda de um celular. Nessas fotografias feitas com o celular do Marcos Aurélio se percebe dezenas de pessoas que ficaram de fora. Uma senhora, que pagou pelo ingresso e pediu para não ser identificada, disse que só pagou porque a filha estaria na festa. Uma jovem, vendo que estávamos registrando essa horripilante cobrança, se aproximou e disse: "isso é festinha para os riquinhos".
Quando perguntei aos "bilheteiros" se havia um controle da cobrança, eles disseram que não. Será que vai haver lesão aos cofres públicos, não repassando devidamente o ISS? Atençao promotores, acho bom verificarem essa história.








Nenhum comentário: