20.6.07

Interessante

O protesto dos sem-tetos que acontece em Nova Iguaçu chama a atenção deste BLOG para um detalhe importante. Não temos os números oficiais, mas de pronto dá para dizer que o governo nada investe em Habitação. Nelson Bornier, quando prefeito de Nova Iguaçu, inaugurou alguns condomínios utilizando os recursos do Pragrama de Arrendamento Residencial (PAR). Palhada, Mangueira, Bairro Botafogo, entre outros, foram bairros comtemplados com o programa. Desde a saída de Bornier do Governo, isso há mais de cinco anos, nenhum outro complexo residencial destinado à moradia para pessoas de baixa-renda foi inaugurado. Olha que existe um projeto de construção de 164 casas no bairro Valverde, com dinheiro disponível, mas que por questões de burocracia na Prefeitura de Nova Iguaçu o empreendimento, com financiamento da Caixa Econômica Federal, não sai do papel. Aliás, o MAB deveria ser mais atuante nisso, pois até cadastro de pessoas feitas na entidade aconteceu. Será que o MAB vai permanecer calado?
Todos sabem que no Brasil o déficit habitacional é alto. Sobretudo em regiões como a da Baixada Fluminense. Isso já deveria servir de alerta para Lindberg e seu governo. Ele só esteve atento a isto no seu Plano de Governo, na campanha, mas depois de eleito deixou seu plano virar uma obra fictícia esquecida na poeira da ingratidão.
Se pegarmos dados das gestões passadas, podemos dizer que realmente o atual governo não é uma administração voltada para ações concretas. Investimentos em construções de novas escolas, por exemplo, ficam muito distante dos governo anteriores. E é observando esses detalhes que fica cada vez mais claro que o governo do Lindberg é de marketing. Desafio quem quer que seja a provar que o atual governo, apesar de um orçamento maior que os anteriores, investiu mais que há cinco anos atrás em construção de escolas e moradias.

Ps.: Alguém precisa falar ao ouvido do Luiz Eduardo Soares que ele é secretário de Valorização da Vida e da Proteção dos Direitos. Os sem-tetos, que estão no Paço Municipal, mereciam um pouquinho da sua atenção. Ou será que ele está esperando mais um chacina para aparecer com os seus estudos mirabolantes??? Com a palavra, Luiz Eduardo Soares.

Nenhum comentário: