5.6.07

Emenda pior que o soneto

Não sei se por provocação ou não, um panfleto deste mencionado pela Cláudia Maria parou na porta da minha casa. Não o recebi com desdém, não. Ao contrário. Quando vi o "simpático" e pomposo panfleto, pensei: a emenda saiu pior que o soneto. Vou explicar o motivo.
A secretária Marli de Freitas está agindo com um "vitimismo pueril". Maquiavel diza: "não há vaga no céu para políticos". Olha que isso foi escrito há mais de 500 anos.
Quando vi o colorido panfleto da secretária, que diga-se de passagem está bem diagramado, logo me veio à mente o seguinte: que ela agiu como caixa de ressonância de um fato já sepultado. Ou seja, movida por um inquietante sentimento de vítima, a secretária Marli de Freitas, ao produzir o pomposo jornal, mostrou para quem não sabia algo que estava sendo questionado na sua gestão. Ela, ao contrário de convocar a imprensa para uma coletiva no local onde aparece fotografado, se apressou em se dar ao trabalho de fazer um jornal específico para o assunto. Esse comportamento é típico daqueles que ficam falando diante do espelho que é bonito, e que depois de tanta terapia acaba acreditando ser, mas só ele.
A secretária Marli de Freitas, ao puxar para si uma responsabilidade de quem cuida do almoxarifado, mais uma se colocou em alvo de suspeita na opinião pública. Vou dar um exemplo.
A denúncia não partiu para atingir a secretária, mas sim para revelar como se encontram os remédios recuperados do incêndio. No entanto, vestida do espírito da "teoria da conspiração", ela se apressou em defender e não apurar. Se por acaso ela pedisse a abertura de uma sindicância para apurar se realmente estava acontecendo o que foi denunciado à Câmara, assim como quem seria o responsável imediato por aquela situação, estaria sendo mais ponderada. Funcionários também erram, e é por essa razão que existe a hierarquia.
Fazer um panfleto - e repito que ele está bonito como uma propaganda de financeira - não significa conseguir uma patente da verdade registrada em cartório. Ao contrário, pois quem não sabia, aogra sabe do assunto e ainda fica com dúvidas.
Tentar se defender é legítimo, mas há regras para tal. Questionar também é legítimo, desde que se tenha instrumentos para tal. Quando a defesa surge como um grita desesperada, como é o caso do panfleto, o primeiro sentimento de quem acompanha da arquibancada é o de desconfiança. Ainda mais num momento em que políticos, como o de agora, são altamente questionáveis pela opinião pública.
Portanto, diferente da Cláudia, gostei da confecção do panfleto. Ele, para mim, é a materialização de quem não se defende no enfrentamento do debate, mas sim no poder do capital para produzir peças de propagandas como instrumentos de antimarketing, como neste caso.

Um comentário:

BLOG GIRO DE NOTICIAS disse...

CONTINUAM OS ESCANDÂLOS EM NOVA IGUAÇU
OBRA FANTASMA EM N. IGUAÇU AGORA TEMOS O IPTU FANTASMA
Na edição nº291 do jornal Tribuna da Região que noticiou em sua manchete de capa: OBRA FANTASMA EM NOVA IGUAÇU.Que destacava a respeito das Ruas Lanzone e Elvira Guida no Jardim Panorama que segundo o Prefeito as mesmas estão pavimentadas.O que na verdade a reportagem comprovou que tudo não passava de mais uma enganação do governo.Pois nestes logradouros além de não existir asfalto nenhum a via esta lá intransitavel com trilhas no meio do mato.Pois bem se não basta-se isso agora chegou uma cobrança de IPTU prá lá de estranha trata-se de um carnê de IPTU que foi enviado pelos correios pela Secretaria Municipal de Economia e Finanças com destino para: RUA ELVIRA GUIDA, 1019 MIGUEL COUTO em nome da aquela senhora aposentada a Dona Maria de Lourdes que há dois meses havia recebido da Prefeitura um verdadeiro "presente de grego" 6 carnês para um unico imóvel que o que foi considerado na época uma grave cobrança abusiva e irregular já que sua residência não é desmenbrada.Só que acontece que ninguém reside no endereço informado a RUA ELVIRA GUIDA muito menos a tal senhora que mora sim na Av.Luiz Galvão do Vale, 1019, que inclusive na ocasião ela impugnou tal cobrança junto a Central de atendimento da própria prefeitura.Passados dois meses e vem a Prefeitura novamente a cobrar esse maldito imposto fantasma e ainda ameaçam incluir a pobre da proprietária no cadastro da divida ativa.Para o jornalista DURVAL GOULART a Prefeitura mais uma vez passou do limite e o caso esta sendo repassado para nossa área juridica pois fere vários artigos do código de defesa do consumidor uma Ação Coletiva no Ministério Público também não é descartada já que temos diversos outros casos de pessoas que foram e estão sendo exploradas por este governo e que receberam mais de um carnê quando o certo seria apenas um,exceto quando o imóvel for desmembrado, vendido etc...Fica ai mais esse registro o qual com certeza fará parte dos autos do processo.