Está lá, em todas as mídias possíveis: "Obama reeleito presidente dos Estados Unidos". Pois eu digo que não ainda, e sabem por quê ?
Porque, na "maior democracia do Mundo" o voto não é direto. Os eleitores votam nos delegados que comporão um colégio eleitoral que escolherá o presidente. Porém, como o partido do Obama conquistou a maioria dos assentos neste colégio eleitoral, ele já é considerado presidente eleito.
A reunião do Colégio Eleitoral para a eleição propriamente dita acontecerá depois que acabar a apuração dos votos (que é manual, assim como a votação).
Claro que normalmente esta eleição é mera formalidade, e normalmente apenas confirma o resultado da eleição dos delegados.
Aliás, o sistema eleitoral de lá é tão esquisito que um presidente pode até ser eleito sem ter a maioria dos votos dos eleitores, como aconteceu em 2000, ano em que George W. Bush teve menos votos que Al Gore mas mesmo assim foi o eleito.
Um comentário:
Como todos os defeitos o sistema eleitoral brasileiro é um dos mais democraticos que existem...e nao sou de achar que pq é do brasil é bom nao...Na europa existem as listas dos partidos que obriga a estar bem com a cupula do partido e se preocupara para uma politica interna..no brasil tem que conseguir a indicacao e depois ir a luta pelos votos...DEFEITOS, SIM, CERTAMENTE TEM, MAS QUE É UNS DOS MAIS DEMOCRATICOS SIM..ATÉ MESMO A OBRIGATORIEDADE DO VOTO...NAO VEJO COMO OBRIGACAO , MAS SIM DEVER, ENTRA NO "TER DEVER E DIREITOS".
Postar um comentário