17.11.12

“DE VOLTA AO CADASTRO DE GENTE BOA”


Carlos Gilberto Triel

O jornalista Claudio Humberto contou em seu Blog que em 1964, Nunes Freire era deputado estadual no Maranhão. No dia 1º de abril daquele ano, quando apresentou uma moção de apoio às Forças Armadas, seus colegas deputados hesitaram.

As notícias sobre o êxito do golpe ainda eram confusas, e os deputados engavetaram a moção. Dias depois, consolidado o golpe militar, os deputados mais que depressa a retiraram da gaveta, pois o ambiente era mais do que propício para saudar os militares.

Foi a vez de Nunes Freire se manifestar:
- “No dia 1º essa moção era uma tomada de posição. Hoje, com a vitória do movimento militar, é uma ridícula bajulação. Sou o autor, retiro-a”.
Os outros deputados ficaram com a cara no chão.

Lembrei-me desse caso em razão das notas, artigos e postagens que estão proliferando nos jornais, blogs, e redes sociais. Arrefecidos da ânsia louca de impugnar o prefeito eleito, seus então adversários já se dizem felizes pelo retorno de Bornier à prefeitura.

Nada contra essa virada de posição, afinal a vida continua. A questão é que chega num ponto em que é preciso ter ao menos um mínimo de coerência, e como disse Nunes Freire lá em cima do artigo, agora, a coisa fica parecendo bajulação, e interesse pessoal.

Não têm sequer o senso da forma, ora do ridículo, ou do constrangimento, seja no que disseram ontem, e no que dizem hoje. A vocação de imbecilizar-se nessa súbita troca de opinião se dá única e exclusivamente pela busca do alivio às finanças pessoais.

E, para manter os gastos incontroláveis da patroa, as necessidades imediatas de débitos de campanha, da vida mais ou menos atlética que se leva, vale tudo, até trazer esse então excomungado Careca de volta ao cadastro de gente boa.

Pra isso a inferência dedutiva de que Bornier seja cabeça feita, cobra criada, pois em politica é muito natural, uma ou outra nomeação à mulher ou ao filhão nas cobiçadas pastas sociais. É assim que adversários e desafetos passam ser os novos amigos de infância.    

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

  

 

Nenhum comentário: