11.1.10

Texto do amigo Triel

Por Claudia Maria

“Assim como são as pessoas são as criaturas”

Carlos Gilberto Triel

Lindomar Paraíba iniciou a reunião com os vereadores da base de sustentação de seu governo. Algumas pastas do Secretariado precisavam ser preenchidas com critérios técnicos. A Secretaria da Metade do Ambiente e da Nenhuma Agricultura era uma delas. Não havia sequer um nome que pudesse ser considerado.
O vereador Tangerina mostrou ao que veio:
- Eu tenho vitamina C.

Desde as eleições esse cara só sabe falar isso, que mala ! - pensou Lindomar.
O vereador Kid Magriço puxando pela memória lá dos anos 60:
- Meu belo prefeito, eu me lembro de minha infância com saudades dos tempos em que subia no pé de abacaxi usando uma escada altíssima para colher o apetitoso ananás.
Lindomar que também criança corria nas roças de abacaxi em Sapé e em Mamanguape, na Paraíba, não conteve a gargalhada:

- Vôte! Esse cabra tá mamado! Meu querido vereador Magriço, o abacaxizeiro não é uma árvore, e sim uma planta baixinha, não é preciso usar nenhuma escada para subir.
O vereador Magriço sentiu o baque e pensou rápido:
- Estou me referindo aos problemas, prefeito. Vamos dizer que usei uma figura de retórica. O precioso abacaxi estava no terreno do vizinho, a escada era pra pular o muro.
Lindomar ainda desconfiado:

-Diga-me então Magriço: Por que será que as laranjeiras não crescem nunca ali naquele gramado da Via Ligth?! Danosse! Que terra da laranja é essa que laranjeira não cresce e nem dá laranja!?
Magriço pigarreou odiando estar ainda naquela furada:
- Pela experiência de cana-dura na fiscalização aos caminhões que chegavam ao Ceasa, quero crer que...
O Pastor Tangerina ainda insistindo em sua brilhante tese interrompeu Magriço:
- Com licença meritíssimo, digo, excelência, não seria pela carência da vitamina C?
Lindomar fingindo não ter ouvido virou-se para a vereadora do Trivella, a Rosa Ângela, expressou toda sua decepção:
- Eu fico abestalhado com isso, vereadora. Tem horas que eu penso que foi aquele safado do deputado Felson Banner quem fez safadeza e bobices naquelas mudas. Ô plantinha da gota serena que não brota nem sai de cima, sô!

A vereadora com a sabedoria dos abençoados:
- Ora, ora, meu lindíssimo Prefeito, são os encostos. Os encostos são a causa do raquitismo das laranjeiras. O vegetal quer fazer todo o processo básico da fotossíntese, mas os famigerados encostos não deixam.
Lindomar pensou:
- Ih! A reunião está perdendo o rumo.
O bispo Perivaldo Mirim endossou as palavras da colega de prosperidade:
- Meu querido e amado Prefeito, ratifico as palavras da vereadora do Magal, a Sandra Rosa Madalena...
Bispo Perivaldo levou a mão à boca como a se desculpar por tamanha heresia:
- Caracoles!! O quê foi que eu disse!?

Rosa Ângela não gostou:
- O caro colega está a fim de gozar com a minha cara?
Perivaldo Mirim pisando em ovos e cheio de dedos:
- Perdão imaculada irmã são esses famigerados encostos quem transtornam nossos raciocínios: Realmente o raquitismo do Felson Banner não faz a fotossíntese do encosto se desenvolver nas laranjeiras.

Lindomar achou por bem encerrar a reunião:
- Vereador Kid Magriço, se aprochegue, a escada safada que você subiu no abacaxizeiro foi forte – mas, tenho que admitir que pela sua experiência em vê os caminhões chegando e saindo do Ceasa, você foi quem mais se aproximou dos conhecimentos exigidos para tão importante cargo. Portanto usando dos poderes a mim conferidos pelo povo eu o nomeio Secretário da Metade do Ambiente e da Nenhuma Agricultura de Nova Laranja. E que Deus me perdoe.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e comunicador da Oração da Ave Maria na Rádio Tropical 830AM de segunda a sexta-feira 17:45 hs
(Nota do Autor: O texto acima é ficção e foi inspirado na observação do panorama visto nos canteiros gramados da Via Ligth. A espécie Wild Zoyzia (Esmeralda) urge ser coroada constantemente em volta dos pés de laranja, a fim de se evitar que suas raízes impeçam o crescimento das laranjeiras.)

Nenhum comentário: