O governador Sérgio Cabral já deu sinal verde para a construção do novo Batalhão da Polícia Militar, que começa a ser construído ainda este ano, no bairro de Marapicu, em Nova Iguaçu. A boa notícia foi levada na tarde desta terça-feira (11) ao prefeito Nelson Bornier, pelo comandante-geral da PM, coronel Eri Ribeiro da Costa Filho.
O novo batalhão, com previsão de um efetivo de cerca de 600 a 700 homens, vai ocupar uma área de 20 mil metros quadrados, a 200 metros da entrada da Estrada da Lagoinha e próximo à uma das regiões mais violentas de Nova Iguaçu, ao longo do corredor da antiga Estrada de Madureira.
A cidade vai ganhar ainda um moderno Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) no bairro da Cerâmica. Localizado na Rua Geni Saraiva, a nova unidade, com 1.200 metros quadrados, adquiridos também pela prefeitura, servirá, futuramente, de base para a instalação da 3ª Companhia da PM, que agrega um efetivo de 112 homens do 20º Batalhão (Mesquita), responsável pelo policiamento ostensivo nos bairros de Andrade Araujo, Miguel Couto, Vila de Cava, Tinguá e Austin.
Costa Filho visitou as duas áreas. Ele estava acompanhado do prefeito Bornier e dos comandantes Lima Freire, do 3ª CPA, e Max Fernandes, do 20º BPM. Ele disse que gostou do que viu, por estarem os imóveis localizados em áreas estratégicas. A previsão é que as obras em Marapicu e na Cerâmica comecem já no segundo semestre.
Segundo o oficial, a PM está atuando firme no sentido de reduzir os índices de criminalidade na Baixada Fluminense. Costa Filho evitou comentar o noticiário que aponta o aumento da violência na região, por conta da fuga de criminosos de áreas pacificadas na capital.
“O que eu posso dizer é que a PM está prendendo muito e que os elementos presos são da própria localidade. Não temos, portanto, estudos científicos para dizer que está ocorrendo uma migração (de traficantes cariocas) para a Baixada Fluminense”, destacou.
Costa Filho frisou ainda que já promoveu algumas mudanças nos comandos de unidades da Baixada Fluminense em busca, segundo ele, de uma “maior dinâmica” no policiamento da região. “Com isso, já é possível observar uma tendência de queda. Agora, vamos aguardar para ver como se comportarão os índices de criminalidade até o fim do mês”, disse, frisando que o aparelho da Segurança Pública vinha atuando sem qualquer tipo de planejamento. “Não podemos mudar em sete anos, o que não foi feito em 30. Tudo acontece gradativamente”, ponderou o comandante-geral da PM.
Para Bornier, a parceria do Governo Municipal com o Estado vai permitir uma melhor redistribuição do aparelho da Segurança Pública em Nova Iguaçu. Ele lembrou que a prefeitura está propondo também parceria para reformar os DPOs dos bairros do Km 32, Miguel Couto, Andrade Araújo e Comendador. “Nós estamos sendo muito cobrado pela população sobre a sensação de insegurança na cidade. O nós almejamos é maior segurança, tranquilidade e melhor qualidade de vida para a nossa população”, defende o prefeito.
2 comentários:
Não é preciso um "estudo científico" para perceber a migração de criminosos das áreas pacificadas para cá. Basta andar por nossos bairros como cidadãos comuns, e não em viaturas oficiais. A política de segurança pública desse estado é uma farsa. E, como sempre, os mais afetados somos nós que moramos na periferia. Como nos tempos do Império: o banquete para a corte e os dejetos para a baixada!
Os moradores do bairro Ouro Verde, mais precisamente nas Rua Dr. Mário Pinotti e Shirley Tinoco vêm solicitar providências de parte da CEDAE o mais breve possível, visto que essas ruas citadas, entre outras, não têm abastecimento digno de água potável há dois meses. Não cai uma gota d'água nas torneiras e as caixas d'água estão vazias há tempos.
Essas ruas ficam em frente ao condomínio Ouro preto. Rua do posto de saúde e praça do Vila Tânia, no município de Nova iguaçu.
Postar um comentário