O secretário de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone - à esquerda na foto - apresentou, ontem, na Câmara Municipal, a proposta de implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que tem como um dos objetivos estimular a adoção de atitudes e procedimentos que elevem ao uso racional de recursos e os bens públicos, além de reduzir a geração de resíduos sólidos na administração municipal. A previsão é que até o final do ano a A3P já esteja implantada em todas as Secretarias e órgãos da Prefeitura. A meta é que em 2014, através da coleta seletiva, uma tonelada de material recolhido seja reciclado.
Durante a sessão, presidida pelo vereador Gerciano de Lima Luz, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, Giovanni Guidone explicou que a A3P é um programa que incentiva a adoção de critérios socioambientais nas atividades operacionais da administração pública para minimizar ou eliminar os impactos no ambiente de trabalho. “O programa tem como principais metas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação os servidores; e promoção de compras públicas sustentáveis. Nos próximos dias já estaremos montando as comissões em todas as Secretarias e partirmos firmes na implantação da A3P”, disse o secretário, destacando que irá começar a cadastrar associações e cooperativas que trabalhem com reciclagem.
Geovanni disse ainda que no dia 5 de junho o prefeito Nelson Bornier criou o Decreto 9.903, instituindo os procedimentos para a separação de materiais recicláveis e coleta seletiva solidária nas repartições públicas. “A Agenda é para tentarmos melhorar a qualidade de vida da população. Os copos plástico descartáveis depois de usados, por exemplo, servirão de recipientes para a produção de mudas no horto municipal”, frisou.
O programa prevê palestras e distribuição de material didático a servidores municipais, enfocando principalmente a questão da separação do lixo. Durante o treinamento serão abordadas técnicas de como recolher e embalar o lixo, além de informações sobre qual a destinação será dada ao material previamente selecionado.
Para a gerente de operações da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Lúcia Teixeira da Silva, a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública é importante, pois além de gerar renda familiar, aumenta a vida útil do aterro sanitário.“Está faltando informações, Atualmente, boa parte do lixo que pode ser reciclado está sendo jogado no aterro sanitário”, enfatizou.
Na avaliação do presidente da Comissão e Meio Ambiente da Câmara Municipal, o debate foi importante para conscientizar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva. “Temos que começar este trabalho pelas repartições públicas. Depois iremos para outros segmentos da sociedade”, concluiu Gerciano de Lima Luz.
Fonte: Assessoria de Imprensa com foto de Charles Souza
Um comentário:
>>> A presidente Dilma Rousseff disse em pronunciamento em rede nacional, que está acompanhando as manifestações que acontecem pelo país com atenção, reconheceu a legitimidade dos protestos.
>> “ O governante precisa estar atento às reclamações que vêm das ruas. O governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, também se sensibilizaram e reduziram as tarifas de ônibus, trem, barcas e metrô”, disse Bornier, destacando que Nova Iguaçu tem cerca de 50 linhas municipais.
COMENTÁRIO DO MAIHONÍ: Em primeiro lugar nossas autoridades devem parar de achar que o povo são amebas. Que linda a nossa Chefe de Estado vem em rede nacional reconhecer a nossa legitimidade, depois de tanto tempo sem dar as caras. Ela tinha opção em não reconhecer?
Estou muitooooo sensibilizado, de verdade com a sensibilidade das nossas "autoridades" é de sair lágrimas dos olhos. Prefeito de Nova Iguaçu, hoje mesmo {domingo}, as 08h46min, ônibus da Nossa Senhora da Glória, placa L00-6654, presenciei o motorista {vandalo}, não abrir a porta de trais a duas pessoas, um idoso e um doente crônico ambos mostraram seus vales especiais e disparou, deixando-os a pé e comendo poeira, no bairro Danon. Pra que serve 50 linhas, tarifa reduzida se o que falta é capacitação e respeito dos profissionais. É hora de rever esses contratos de concessões. Safra de novos vereadores que tens a dizer?
Postar um comentário