5.6.13

Coleta Seletiva Solidária

Nelson Bornier assina decreto de implantação de
Coleta Seletiva Solidária nas repartições públicas de Nova Iguaçu

      No Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, assinou um decreto que organiza procedimentos para reciclagem e coleta seletiva solidária nas repartições públicas da cidade. Dessa forma, fica obrigada a separação dos resíduos recicláveis descartados pelas secretarias, órgãos e entidades da administração pública direta e indireta. Todas as secretarias e órgãos municipais terão um prazo 90 dias, a partir de hoje (5 de junho), para montar uma comissão que ficará responsável pela racionalização e coleta de resíduos sólidos em seus setores.
     A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham) ficará responsável em cadastrar as associações e cooperativas de catadores que irão coletar todo o material descartado em um prazo de até 90 dias. Para participar, é preciso que as entidades tenham a coleta como única fonte de renda, assim como não possuir fins lucrativos. É preciso ter infraestrutura para realizar a triagem dos resíduos e ainda apresentar o sistema de rateio entre os associados.
     De acordo com o secretário da Semuham, Giovanni Guidone, a iniciativa é apenas o início de uma grande ação que será feita em toda a cidade. “Esse é apenas o primeiro passo. Começamos nos setores públicos e vamos ampliar para as escolas, visando levar a coleta seletiva em todos os bairros de Nova Iguaçu. Não há como ignorar a questão do descarte inconsciente de lixo. O governo está empenhando em trabalhar a sustentabilidade e a educação ambiental”, afirmou Guidone.
     Pensando em ampliar as ações e políticas públicas de reciclagem, a Semuham está elaborando para o final de julho a Conferência de Meio Ambiente, onde o tema central será “Resíduos Sólidos”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: