14.6.13

Vacinação contra poliomielite continua

     A vacinação contra a poliomielite ou paralisia infantil continua sendo realizada em Nova Iguaçu até o próximo dia 21 de junho. A Campanha Nacional começou no dia 8 e segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (SEMUS), até o momento já foram imunizadas mais de 26 mil crianças, o que representa um total de 52% do público-alvo, que são crianças de 6 meses a 4 anos de idade.
     Para alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é a de vacinar pelo menos 95% das crianças, a Prefeitura de Nova Iguaçu mantém a campanha nos 52 postos de saúde do município, que funcionam de segunda e sábado, das 8h às 17h. Ainda de acordo com o balanço parcial da campanha, a maior procura aos postos de saúde da cidade tem sido em crianças entre 2 a 3 anos, com quase 60% de imunização. “É importante que a população participe dessa campanha levando suas crianças aos postos de saúde e não deixando para última hora. A prevenção é a melhor forma de proteger contra essa e outras doenças. Em Nova Iguaçu a Atenção Básica é uma das prioridades do governo do prefeito Nelson Bornier. Não só essa campanha, como outras que podem ajudar a evitar doenças serão sempre tratadas de forma prioritária”, garante o secretário de Saúde da cidade, Luiz Antônio Teixeira Júnior.
     A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença viral que pode provocar lesões permanentes nos membros inferiores, levando-os à flacidez muscular e até morte. A eficácia da vacina pode chegar até 95% e é administrada em três doses para reforçar a imunidade mais prolongada. Crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38 graus ou sensibilidade a algum componente da vacina não podem ser imunizadas. É importante que pais e responsáveis levem a carteirinha de vacinação para atualização.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: