6.4.10

Apareceu a margarida

Por Claudia Maria

Segue release enviado pela Câmara.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Nova Iguaçu que investiga denúncias de desvio, pela Prefeitura, de verbas federais para a saúde, convocou o ex-secretário da pasta, Marcos Souza (exonerado no dia 31 de março), para prestar depoimento amanhã, dia 7, às 14 horas. Foram convocados, também, Ricardo Coelho, ex-secretário de Despesas e Planejamento, e Carlos Alberto Laranjeiras, ex-responsável pelo departamento que realiza o repasse às clínicas conveniadas com o SUS. Como esta já é a segunda chamada - na primeira os três se disseram impossibiltados de comparecer -, a notificação enviada pela Câmara advertiu que nova ausência poderá implicar em responsabilização junto ao Poder Judiciário, podendo haver uma condução coercitiva até o local, como previsto em lei.

A Comissão foi instalada em novembro do ano passado e já ouviu diversos representantes dos 38 prestadores de serviços, entre clínicas, laboratórios, hospitais e centros de reabilitação. Todos foram unânimes em afirmar que sabem que o dinheiro é depositado pelo governo federal, todo dia 5, na conta da Pefeitura. Mesmo assim, o atraso no repasse chega a seis meses o que vem inviabilizando a saúde pública em Nova Iguaçu. Muitas clínicas já fecharam.

Os depoimentos acontecem na sala de reuniões da nova sede da CMNI, Rua Tertuliano de Melo, 38, Centro, que fica próxima à rodoviária. Integram a Comissão os vereadores Wilson de Carvalho (PSC), presidente, Marquinhos da Tia Megue (PMDB) e Professora Marli (PT).

Nenhum comentário: