As informações abaixo são da amiga e jornalista Jeania Maria:
PROJETO EDUCATIVO TRANSFORMA PICHAÇÃO EM ARTE
Quem diria.Depois do que aconteceu com o Cristo Redentor surge na Baixada Fluminense uma proposta de reação ao vandalismo. Afinal a região convive com esse problema há anos. Então, para comemorar o Dia da Baixada (30/04) e do Trabalhador (1/05), será mobilizada uma turma, de alto nível, para debater a questão. Trata-se do projeto Não Piche. Pinte! , do artista plástico Ailton José que está acontecendo no Instituto de Educação Rangel Pestana. O projeto é um dos vencedores da concorrência pública do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Nova Iguaçu.
Através de um worshop, Ailton lança a proposta para transformar o ímpeto de rabiscar paredes e monumentos em arte, na maior escola pública da região dedicada a formação de professores, atento ao efeito multiplicador. A idéia não é apenas mostrar à garotada que a arte é o melhor canal de comunicação com a sociedade, mas passar também conceitos de cidadania, respeito ao próximo e à cidade em que vivem.
Assim, para respeitar os monumentos, a garotada vai precisar conhecer a história da região em que vive. Para isso foi programada uma palestra no Teatro Espaço Livre, no próximo dia 30, às 14h30min, com os historiadores Ney Alberto e Antonio Lacerda. Além de uma conversa sobre fatos históricos será feita uma homenagem aos trabalhadores que formam a maioria absoluta da Baixada.
Pra se comunicar melhor com a região, os futuros educadores terão também um bate papo com jornalistas sobre mídias do passado, presente e futuro com Jeania Maria, do Projeto A Baixada é Linda, Robinson Azeredo do Correio da Lavoura e Wesley Brasil do Site da Baixada. O toque pedagógico da palestra será dado pelos professores Sóler Divino do Colégio Rangel Pestana, Ricardo Amorim do Colégio Tamandaré de Nova Iguaçu e Ailton José para falar sobre o absurdo ataque ao maior símbolo do Brasil, o Cristo Redentor.
Por fim, um marco histórico. Ailton José, com a participação especial do grafiteiro Kdoum e apoio de Evandro Rocha, vai pintar os muros externos da escola onde contará, com as tintas do presente, o passado e futuro da Baixada. “Vamos pintar um trem pra simbolizar a linha do tempo, com suas paradas históricas, em duas pinturas: uma individual e outra coletiva com os alunos do Rangel Pestana”, explica Ailton que também é professor de História.
A segunda etapa do projeto Não Piche. Pinte! será em junho quando todos os alunos do Rangel Pestana poderão dar suas pinceladas nos muros da escola.
Vale acrescentar que o artista faz parte do Imaginário Periférico, grupo criado pelo artista plástico Raimundo Rodrigues, diretor de arte de minisséries da Tv Globo. Sob a curadoria de Raimundo, Ailton e outros artistas da região, recentemente, ocuparam o Circo Voador e o Espaço Imaginário na Lapa com o objetivo de mostrar aos cariocas como se faz Arte na Baixada. Em tempo, o Instituto de Educação Rangel Pestana fica na Rua Dr. Luiz Guimarães, 218 (antiga Rua Treze de Maio) no calçadão de Nova Iguaçu.
HOMENAGEM A IMPRENSA DA BAIXADA
“Boa parte da história do mundo está nas páginas dos jornais”, revela o professor e historiador Ailton José fazendo mistério sobre a homenagem especial que fará para os jornalistas da Baixada.
Segundo ele a imprensa também é a grande aliada da educação, principalmente no que se refere à preservação do patrimônio histórico. Para Ailton o sucesso do seu projeto depende desse apoio no processo de conscientização dos jovens. Além disso, ele reconhece que a classe artística deve e muito aos veículos de comunicação da região. “Nada contra a grande imprensa, porque a cobertura de fatos nacionais e estaduais é necessária, mas a mídia da Baixada é a abre maior espaço para o nosso trabalho”.
Ps.: Depois colocaremos a foto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário