20.4.10

Mais um presente do Triel

“AQUARELA DE FERAS”
Carlos Gilberto Triel

A certeza do êxito nas urnas sempre acompanhou Lindberg Farias. Dentro dele à soma de todas as verdades e mais a soberba de que, pelas vias normais como cabeça de chapa, Sheila Gama jamais seria prefeita de Nova Iguaçu.

É chover no molhado falar que ele não pode mais se intrometer nas finanças da cidade. Quem há de dizê-lo? Se não desce do argumento de que é o único responsável pelas verbas que chegam do governo federal.

E por se sentir autor da façanha de ter disponibilizado mensalmente R$15 milhões para a Educação (verba carimbada do governo federal), se arvora em ser mais do que é confrontando com a lógica de que Nova Iguaçu, por ora acabou para ele. Não larga o osso porque se acha ainda prefeito de fato e de direito.

Deselegante, não dá a mínima para Sheila Gama. Para ele, a moça só esta prefeita porque alguns de seu Staff e o medo nas calças superestimaram mais do que devia o bicho papão do Aluisio Gama.

O metro de medida que está a usar despersonaliza o papel público da atual prefeita. Nem se discute a consciência moral porque aí seria exigir dos céus uma caridade intelectual.

Precisa alargar a razão no controle de seus impulsos e desejos para não agravar a desordem que foi sua passagem no governo, como esse número assustador de mortes denunciadas pelo Conselho Municipal de Saúde, dos enfermos de câncer que tiveram agravados seus tratamentos por desvio de verbas.

Os últimos fatos moralizadores que abalaram a fauna a qual pertence é decorrência da natureza humana em achar que tudo é obra do acaso. A antiga ARENA dos Democratas teve um governador preso por corrupção e, por não acreditar no acaso se antecipou aos fatos expulsando seus mensaleiros por receio de entrar na vala comum do PT.

E se o PT não expulsou e, tampouco ninguém foi preso é porque sobrevive nas asas da popularidade do Lula. Mas, não se iludam que a conta um dia chega.

Até porque Lula é o Lula. Chova ou faça sol tem blindagem suficiente de uns 8 juízes e de tantos outros poderes para transitar com desenvoltura na impunidade que resiste aos novos tempos que vieram pós Arruda.

Que o candidato ao Senado Lindberg Farias reveja seus critérios porque não está mais prefeito. Se ele quer o horizonte livre para desenhar o futuro que está a pilotar, precisa respeitar que os outros também têm o direito ao vôo livre.

Assim como não é sábio ser sabido, não é prudente acuar a fera. De repente o que é uma vida plena de vitórias nas urnas, sem pedir licença vira um pesadelo no dia seguinte. E é isso que está procurando quando se cutuca a Sheila Gama, digo, a onça, com vara curta.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Oração da Ave Maria, Segunda a Sexta-Feira 17:45 hs e do quadro “Quem Eles Pensam que Somos” no programa Perfil da Baixada 10:30 hs Rádio Tropical 830 AM

Nenhum comentário: