22.4.10

E-mail do leitor

"A sessão ordinária realizada na ultima terça feira na Câmara Municipal de Nova Iguaçu se não foi alarmante e desesperadora, deixou os servidores do município perplexos e alarmados.
Indicado pela prefeita Sra. Sheila Gama para ocupar o cargo de Presidente do Instituto de Previdência de Nova Iguaçu – PREVINI, O economista e professor Sr. Camilo Rodrigues Braz foi sabatinado pelos vereadores e revelou números surpreendentes e nunca antes imaginados.
Nós do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Iguaçu e Mesquita – SindSMUNI, sabíamos que a situação não era das melhores e vínhamos tentando chamar a atenção da categoria para o grave problema que poderia atingir a todos, porem ficamos aterrorizados, a coisa é muito pior que poderíamos imaginar.
Prof. Camilo iniciou dizendo que ao final de seu mandato em 2004, deixou o PREVINI com um saldo de caixa na ordem 52 Milhões. Esclareceu que a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas é de cerca de 3,28 Milhões que somada as demais despesas do instituto, gera um gasto mensal em torno de 4,5 Milhões.
O montante arrecadado com os descontos dos ativos totaliza hoje 2,5 Milhões, e que ao longo da gestão do então Prefeito Sr. Lindberg Faria, ou seja, aproximadamente 5 anos e meio, o repasse não foi efetuado regularmente, tendo o previne sido obrigado a custear com suas reservas.
Não bastasse isso o Sr. LIndberg conseguiu autorização para se apropriar de parte do dinheiro do PREVINI e usar ninguém sabe como e onde, segundo o Sr. Camilo, a prefeitura deve hoje ao instituto aproximadamente 400 Milhões de reais e o saldo existente em caixa é de 9 Milhões.
Ora, não precisamos ser ótimos matemáticos para perceber que o que existe hoje na conta do PREVINI é suficiente somente para 2 meses apenas, sendo assim, Camilo foi categórico em afirmar que “a curto prazo o PREVINI não terá como honrar seus compromissos”, disse ainda que “será necessária a união do poder executivo, legislativo, dos servidores e da sociedade em geral para que se consiga tirar o instituto desta situação”, a nosso ver catastrófica.
Juntamente com o amigo e companheiro Gabriel Barbosa, realizamos diversas manifestações no paço municipal e através do programa Perfil da Baixada e denuncias, chamando a atenção dos servidores e das autoridades para a má administração do PREVINI, e não obtivemos nenhum êxito, sequer o de mobilizar a todos para que lutassem por seus direitos, ficamos nos sentido como verdadeiros Dons Quixote querendo chamar a atenção de moinhos de vento que giram somente em torno de si mesmos.
Em off, o presidente da Câmara Municipal o Sr. Vereador Marcos Fernandes, confidenciou-me sua preocupação com a situação financeira do município como um todo e que, por levantamentos extra oficiais, estima-se que a dívida total do município esteja superior a 1 Bilhão de reais e que existe já por parte da chefe do executivo a preocupação de não conseguir manter os salários dos servidores em dia.
Diante de tão cenário, não resta mais nenhuma alternativa para os servidores, a não ser, unirem-se e iniciarmos um grande movimento de luta, cobrança e reivindicar:
Redução imediata do número de secretarias e extinção de no mínimo 60%(sessenta por cento) dos cargos comissionados;
Piso básico para a categoria de R$800,00;
Elaboração de um nova Plano de Cargos, Carreiras e Salários – PCCS;
Convocação imediata de concurso público para a admissão de novos servidores para todas as áreas da Administração Pública, em especial para a saúde e poder executivo, o que não é feito desde 1990;
Cancelamento de todos os contratos de terceirização, cooperativas e etc, colocando-se os concursados nas vagas hoje ocupadas por aqueles que são estranhos ao quadro;

A nosso ver, somente com a realização destas medidas e com salários justos e atrativos, podermos ter servidores mais qualificados, motivados e empenhados para a realização de suas tarefas e, consequentemente, obter o aumento da arrecadação do PREVINI.
Companheiros, não dá mais para ficarmos de braços cruzados olhando ou esperando que somente meia dúzia lute e faça por nós o que devemos fazer.
Vamos nos mobilizar e lutar juntos por nossos direitos e garantirmos a sobrevivência do PREVINI e de nossas aposentadorias.

Antonio Peres Barbosa
Vice Presidente
SindSMUNI"

Um comentário:

Blog do Alcy Maihoní disse...

Coitado dos Servidores Públicos deste Município....