30.5.07

Cano furado

Apesar de não ter comparecido à Câmara de Vereadores na sessão de ontem, nem por isso eu não tenha conhecimento das coisas que aconteceram por lá. Neste sentido, vou tirar a dúvida do vereador Xandrinho, que da tribuna da Casa falou que informações sobre as CPIs estão vazando para um blog. Acredito que o blog mencionado tenha sido este, mas se não for, vale também o esclarecimento.
Todos sabem que tenho uma boa relação com Xandrinho, mas não posso deixar de dizer que ainda me mantenho crítico ao governo. Referente ao vazamento de informações, digo que tenho, sim, o depoimento da Gláucia Bonn, recentemente prestado à CPI. Ela foi ouvida pelos vereadores Maurício Moraes e Celso Valentim, ambos do PHS, em caráter sogiloso. Tanto é que tenho conhecimento do que aconteceu na sala, apesar da porta fechada, que citei recentemente coisas que não estão no relatório, como a pergunta feita em "off" pelo vereador Celso Valentim a respeito da Câmara. Isso não consta no relatório, mas eu afirmo que aconteceu.
Respeito muito a decisão dos membros de CPI de manterem o caráter de sigilo na tomada dos depoimentos, mas gostaria de dizer que o que se investiga é a malversação do dinheiro público, o que por si só mostra que todas as iniciativas deveriam ser públicas e transparentes. Mas, repito: essa pode ser uma estratégia tirada pela oposição, e por ser estratégia, sei respeitar.
Como todos sabem, a função deste BLOG é realmente a de vazar informações. O motivo é simples: fora algumas pessoas que têm informações privilegiadas do que acontece nos bastidores da política, há um público de leitores sedentos por elas, inclusive da própria base aliada do governo.
Voltando ao depoimento, por exemplo, sei que a Gláucia colocou tudo na conta do prefeito Lindberg Farias e do secretário Fausto Severo Trindade. Disse, ainda, coisas mais pesadas, como a relação do governo com a empresa Lastro. Aliás, essa eu considero a parte mais pesada do depoimento.
Quanto ao comportamento do vereador presidente da CPI, Celso Valentim, só tenho a dizer que tem sido a de um magistrado. Não vaza informações, mesmo sabendo que o que se investiga é de interesse público. Ele, inclusive, alega que o sigilo é uma estratégia para a CPI não encontrar obstáculos ao decorrer do inquérito. E é o que me faz respeitar essa decisão.
Contudo, sobre o vazamento tratado ontem na Câmara, devo dizer que este governo é "cano furado". Parece tubulação da Cedae. Não vaza, apenas: JORRA!
Como cidadão iguaçuano que sou, até penso em fazer umas cópias do depoimento e distribuir aos amigos, mas não farei. Não farei, dizendo mais uma vez, por respeitar a estratégia do caráter sigiloso para não atrapalhar o andamento da CPI, hoje suspensa por uma liminar concedida pela juíza Kátia Cilene.
Sei que o vereador Xandrinho sempre foi um adminirador do trabalho deste BLOG e acredito que não é agora, por ser líder de govrno, que deixará de ser.
Fica, então, os "pingos nos is".

Nenhum comentário: