A insatisfação de Fernando Gonçalves (PTB) com Lindberg Farias foi a principal causa para que o olho do prefeito ficasse roxo. Há tempos Gonçalves estava insatisfeito com Lindberg. Desde a campanha eleitoral, quando três pessoas foram presas distribuindo panfletos apócrifos na Praça da Liberdade, denegrindo a imagem de Fernando Gonçalves, ele poderia ter feito o que fez recentemente. Nesta ocasião, numa reunião na casa de Fernando Gonçalves, o deputado Walney Rocha (PAN) quase foi às vias de fato com Lindberg, em razão dos panfletos apócrifos. A turma do "deixa-disso" amenizou, inclusive Fernando foi parcimonioso e amenizou o clima de tensão.
Passado esse episódio, não eleito, Gonçalves e seu grupo e declarou apoio à candidatura de Lindberg Farias no segundo turno. Em declarações dadas à imprensa, ao receber o apoio, Lindberg disse o seguinte, que está registrado nos jornais da época: "Fernando Gonçalves será o embaixador de Nova Iguaçu em Brasília". O anúncio do apoio aconteceu na porta do edifício Cristina, prédio onde Fernando Gonçalves morava. Lá estavam diversos políticos que foram testemunhas das declarações de Lindberg Farias.
Com a vitória de Lindberg para prefeito, Fernando Gonçalves esperava ocupar um espaço considerável no governo. Ambos haviam feito um acordo que envolvia o espaço para abrigar não só os indicados de Fernando Gonçalves, mas também os do deputado Walney Rocha e os de Alexandre Novaes (PDT). Eles formavam um grupo. Tal acordo não foi cumprido e apenas Eduardo Gonçalves, irmão de Fernando, ocupou a presidência da FENIG, cargo que até hoje exerce. Alexandre Novaes foi nomeado sub-secretário de Obras, mas sem nenhuma autonomia. Na FENIG, Fernando Gonçalves esperava colocar mais pessoas, e entregou uma lista ao prefeito, mas poucos foram os contemplados com cargos. Isso deixou Fernando mais irritado com Lindberg.
Outra fator que colaborou para que Fernando Gonçalves fosse às vias de fato com Lindberg Farias, recentemente no gabinete e que deixou o prefeito com a marca no olho, foi o não cumprimento de mais uma promessa. Conforme dissemos, Lindberg Farias jurava para todos que o seu candiato a deputado federal seria Fernando Gonçalvas. Essa jura de Lindberg se deu em razão do apoio de Fernando no segundo turno para prefeito. Mas, só ficou na promessa de apoio.
Depois do "escândalo dos sanguessugas", onde o nome de Fernando Gonçalves foi vastamente divulgado, Lindberg Farias começou a evitar o deputado. O cumprimento da promessa de ajudar na campanha eleitoral ficou distante. Isso fez com que Fernando aumentasse ainda mais a sua insatisfação com Lindberg Farias. Dia dessses, ele visivelmente nervoso entrou na prefeitura e foi procurar Lindberg Farias no seu gabinete. Lá chegando, Fernando cobrou a promessa de campanha feita pelo prefeito. O clima esquentou no gabinete. Perdendo o controle, Fernando Gonçalves fez da sua mão a válvula de escape que explodiu na direção do rosto de Lindberg. Poucas pessoas sabem, mas Fernando Gonçalves é carateca e pode dar aulas até mesmo para faixas-pretas.
Fernando Gonçalves não saiu às ruas para dizer sobre o seu feito. Ele nem gosta de falar no assunto. Mas toda história contada neste BLOG foi apurada devidamente com fontes qualificadas. Pessoas que conhecem bem Fernando Gonçalves e que também não gostam de falar sobre este assunto. Este BLOG demorou dias para apurar essa história, mas conseguiu devido o esforço e a preservação das fontes que relataram minunciosamente este episódio. Em suma: Fernando Gonçalves é o "Mão Santa de Nova Iguaçu".
Nenhum comentário:
Postar um comentário