Carlos Gilberto Triel
Essa da prefeita Sheila Gama ficar estupefata com o que viu na Unidade Mista de Austin é algo tão surreal como os títulos sem fundos colocados nos pregões internacionais e que arrastou países a uma crise sem precedentes.
Ninguém consegue explicar a razão da quebradeira que se alastrou mundo afora. O bombardeio de noticia contagia o cidadão, que igual a um papagaio sai a repetir o que ouviu; tem gente graduada que embarca nos jornais econômicos sem atinar o que está por trás.
Porque se o caos vindo donde não se sabe foi à saída para justificar o rombo, o mesmo não se pode dizer de Nova Iguaçu, porque o casal de prefeitos sabia muito bem que o preço de capitanear os postos de saúde aos vereadores, mais cedo ou mais tarde seria esse.
Num artigo recente no Globo, o cientista político Bruno Rocha diz que jornalistas em assuntos de dinheiro, analistas de mercados e os apostadores manobram o que interessa a um grupo ou forças ocultas e, que se dane o resto.
Fez referência ao filme Wall Street II que conta as manobras de informações e espalhamentos de boatos de agentes financeiros e que, com o uso da infra-estrutura tecnológica põe para negociar o que não passa de valores simbólicos.
Em suma, a tragédia que não se sabe de onde veio, fez avolumar um rombo de 365% acima do PIB do mundo inteiro. Não é nada, não é nada, representa por baixo uns 17 trilhões de dólares entre queima de capital e transferência dos Estados para os bancos privados.
Pois é, voltando a turminha do Paço, a questão é que os nomeados agem como se os serviços básicos e rotineiros duma cidade dependessem do querer ou não querer, dum ou doutro acordo entre os seus padrinhos, que são os vereadores e o casal de prefeitos.
Nunca se viu tantos deslumbrados por metro quadrado como nesse governo. Por serem desqualificados não aprenderam o elementar de que as ruas servem para trafego de carros e pessoas, e que postos médicos foram criados para se fazer entre outras, curativos.
E agora a nota de que a prefeita está indignada com o que se passa nos postos de saúde. Essa senhora em 2 anos de mandato, jamais se interessou pelas denuncias feitas daqui de que vereadores até decidiam quem podia ou não ser atendido em suas unidades.
Quem em sã consciência daria a direção dum posto de saúde pública, a um sujeito que diz que por razões religiosas é contra o pagamento de juros pelo medo de ir para inferno? E ainda dizem que somente Deus e Wall Street que capacitam os seus escolhidos.
Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br
3 comentários:
Saúde Pública de Nova Iguaçu – Nossa Verdade Inconveniente
Indignação de um usuário do SUS
Por Alcy Maihoní
A partir desta segunda-feira (23), até sexta-feira (27), estarei publicando no blog abaixo, uma série de postagem sobre alguns Postos Básicos no eixo Estrada de Madureira que voluntariamente me propus a verificar. Não sou CRÍTICO, sou usuário e o objetivo maior é o anseio de ver as coisas vir a melhorar.
Acessem o blog: uniaodanon.blogspot.com
PARABÉNS
*****
Caro Triel.
Sou fã de carteirinha deste blog, pela seriedade e imparcialidade com que voces postam matérias. No PSF-São Francisco Km 32,(vide meu blog comunitário)depois de um ano pedindo para que a unidade de saúde deixasse de ser um curral ou estabulo, pelo matagal ao seu entorno. Sem nenhuma atitude da Prefeitura embora tenha protocolado varios pedidos de limpeza.Pois ja não se faz um curativo,uma simples injeção ,tem que buscar em Seropédica ou Rio de Janeiro, remédios, ídem.Esta unidade sobre o guarda chuva da Ver.Vilma Aguazul,sem exagero um curral com bois e cabritos no local,de mata fechada.Nos moradores fizemos uma faxina, roçando, varrendo e retirando o mato. Na semana seguinte, novamente fomos ao posto e fizemos um projeto de paisagismo,plantando flores e folhagens por todo o espaço do posto.Ficamos felizes em ver as pesssoas elogiarem nossa atitude, os médicos poderem estacionar seus veículos dentro do posto.No domingo seguinte nosso mutirão seria para pintar muros e o posto, com péssimo visual.Fomos barrados pela coordenadora Ana, que nos impediu de continuar o trabalho.Dizendo que era sua vontade e da secretaria e que nos não poderia-mos fazer mais nada no local.O portão de entrada de veículos ficou aberto e cabritos comeram centenas de flores que plantamos.Como estamos proibidos pela coordenadora, colocada por ser cabo eleitoral de Vilma Aguazul, o PSF São Francisco, voltará a sua normalidade. UM CURRAL.
Pedro Hermes.
Postar um comentário