26.7.12

“FELIZES E SALTITANTES”

Carlos Gilberto Triel

Em São Paulo se costuma dizer que o PSDB tem lá os seus 30 e tantos por cento e, a isso se dá o nome de histórico de votação. Para subir um pouco mais e ultrapassar esse patamar, o Serra chegou ao extremo de comparar o petismo ao nazismo.

Mas, não é preciso ser sociólogo para perceber que há algo no ar alem dos transtornos da telefonia celular. Ou o inferno escancarou geral e, aposta uma vez mais na ignorância do eleitor ou o milagre dá o ar da graça e o cidadão começa a ver o que não via.

A última pesquisa feita pelo Datafolha em BH, Curitiba e Porto Alegre mostrou que os prefeitos que concorrem à reeleição sempre aparecem no início de campanha bem melhor e, com mais intensidade do que seus concorrentes.

Talvez por isso que os Gamas & Nomeados estão felizes e saltitantes. Afinal, pela diversidade de candidaturas é impossível que a máquina não garanta o 1º turno em Nova Iguaçu, e depois costure ampla aliança para continuar no desgoverno II, a tragédia.

Mas, seria prudente que os alegrinhos arrefecessem seus ânimos. Segundo o ex-prefeito carioca Cesar Maia, mesmo com as pesquisas estratificadas e ao gosto do freguês; a periferia ainda não sentiu o efeito da pedra jogada no centro do lago.

Essas pessoas não estão conversando sobre quem é quem, portanto não são alcançadas pelas pesquisas. Os candidatos ligados à classe média se mostram com mais votos do que realmente tem; ao contrário dos que têm mais votos entre pobres e não aparecem como deveria.

O staff Gama vive um paradoxo: não se enquadra à classe média e muito menos com a pobre. Alguns candidatos a vereador de sua coligação já estão sendo acusados pelo PC do B de omitirem o nome da prefeita. E se for verdade, a situação fica complicada.

Classes sociais são condições difíceis de entender em Nova Iguaçu. E desde que a elite se deixou dobrar pelos forasteiros da politicagem da bica d’água, do folclore da rapadura e agora pelo pagode de paulista, perderam-se as identidades e as convicções bairristas.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. Ouça a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br





Nenhum comentário: