30.11.10

Matéria publicada no Jornal de Hoje de hoje

Thiago Portela quer estação
ferroviária no bairro da Luz


O vereador Thiago Portela foi recebido na sede da Supervia pelos gerentes Débora Raffaeli e Gerard Fischgold, em mais um round de sua luta de mais de quase dez anos pela construção da Estação Ferroviária do Bairro da Luz.
A reunião foi muito produtiva, uma vez que ambos são técnicos que participam das reuniões estratégicas da empresa, tendo participação decisiva na decisão de onde implantar novas estações ferroviárias.
Durante a reunião, o Gerente de Negócios Gerard informou sobre a existência de um acordo da Supervia firmado com a Firjan e o prefeito Lindberg Farias, em 2009, em que a prefeitura seria responsável pelas obras civis de construção da estação, que seria operada pela Supervia e cuja manutenção seria assumida pela Firjan. Este acordo não foi cumprido porque, apesar de tê-lo firmado, posteriormente a prefeitura alegou não dispor dos recursos necessários.
A Gerente Comercial Débora relatou que a abertura de uma nova estação ferroviária aumentaria a demanda pelo transporte, e a empresa não terá condições de atender a este aumento com segurança e conforto antes de 2012, quando os trinta novos trens comprados da China estarão em plena operação. Ela informou também que a construção de novas estações ferroviárias não está prevista no plano de investimentos do orçamento da empresa para 2011.
Apesar do que foi relatado pelos técnicos, Thiago Portela passou a eles a necessidade da adoção de medidas que minimizem os problemas enfrentados diariamente pela população, e sugeriu a construção de uma passarela, com o que concordaram os gerentes, que informaram inclusive que a passarela poderia, mais tarde, ser agregada ao projeto da estação. “Trata-se de uma obra muito importante para população. Vamos continuar trabalhando para que isso aconteça”, enfatizou o vereador.
Depois de ouvir as explicações dos gerentes, o vereador sugeriu que fosse levada à próxima reunião de diretoria a proposta de incluir a construção da estação ferroviária no orçamento da Supervia para 2012, obtendo o compromisso de ambos não apenas em apresentar, mas também em defender a proposta perante os demais membros da diretoria.
Além disso, os técnicos se comprometeram com o vereador em preparar, e encaminhar a ele no menor prazo possível, projetos detalhados, com respectivos orçamentos, para construção da estação e da passarela, com o qual Thiago Portela pretende atrair novos parceiros para a empreitada.

Nenhum comentário: