Por Emplumadinho
Hoje estamos vendo mais um capítulo da chamada "Farra do Lixo" em Nova Iguaçu. Mas, vamos relembrar os capítulos anteriores:
1)Em 30 de dezembro de 2008, a Prefeitura de Nova Iguaçu cancelou o contrato com a Serviflu, que operava há anos, e assinou três contratos emergenciais, SEM LICITAÇÃO, através do presidente da EMLURB, Leandro Cruz. Estes contratos tinham prazo de seis meses, que posteriormente foram renovados por mais seis, e rendiam, POR MÊS, R$ 507.844 à LIPA, R$ 455.696 à VPAR (ambas para varrição das ruas) e R$ 2.326.656 à Green Life pela remoção do lixo.
2)Em 26 de janeiro de 2010, estes contratos foram renovados pelo então presidente da EMLURB, Marcus Quintela (o Xumbica) POR 30 MESES, com reajustes nos valores, que passaram a ser:
LIPA de R$ 507.844 para R$ 583.853, VPAR de R$ 455.696 para R$ 501.125 e Green Life de R$ 2.326.656 para R$ 3.772.348
3)Assim, no último capítulo, ao assumir a prefeita Sheila Gama iniciou uma pressão pela redução dos valores, ameaçando cancelar os contratos.
Pois bem. Depois de relembrar a história, vamos ao capítulo de hoje.
Foi publicada hoje no diário oficial uma nova DISPENSA DE LICITAÇÃO SEM PRAZO DETERMINADO, ou seja, se o LindbergH combinou no início deste ano os valores a serem cobrados no governo da Sheila Gama, esta combinou os preços que serão praticados pelos próximos prefeitos !!!
Em relação à varrição das ruas, haverá realmente redução nos valores, que passam a ser:
LIPA de R$ 583.853 para R$ 381.581e VPAR de R$ 501.125 para R$ 357.625.
Agora, em relação à Green Life a coisa está, no mínimo, estranha. Sabem os valores ? R$ 51,61 por tonelada de lixo domiciliar extraordinário e R$ 81,84 por tonelada de resíduos sólidos urbanos. Quer dizer: se antes sabíamos que eram gastos quase quatro milhões de reais, fixos, por mês, com remoção e transporte do lixo, agora este valor será variável, e dependerá do que a prefeitura DECLARAR que a empresa transportou. E fica a pergunta: quem vai sair por aí medindo peso de lixo pra confirmar os valores pagos ?
Está aí mais um belo exemplo de como são criativos nossos governantes.
Mas acho que deram foi um tiro no pé. Afinal, sabem quantas toneladas de lixo são recolhidas em nossa cidade por dia ? SESSENTA, de acordo com o que o presidente da EMLURB, signatário do contrato com a Geeen Life, senhor Álvaro Luiz Cantanahede, declarou ao Site da Baixada no dia 3 de setembro de 2010, conforme pode ser conferido no link abaixo:
http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/geral/2010/09/03/60-toneladas-de-lixo-sao-recolhidos-por-dia-em-nova-iguacu/
Façamos as contas: 60 toneladas x R$ 82 (arredondando o maior valor) x 30 dias = R$ 147.600,00. Quer dizer: a Green Life sai de um contrato de R$ 3.772.348 ao mês para um menor que R$ 150 mil.
Finalizando, sabem quanto lixo teria que ser recolhido por dia na nossa cidade para justificar os quase quatro milhões de reais que a GL recebia ? 1.533, ou seja, 25 vezes mais, TODO DIA !!!
O que nos resta é acompanhar se a empresa realmente recolhe 60 toneladas ao dia, como diz o presidente da EMLURB, ou 1.533 toneladas, conforme os cálculos do contrato da GReen Life.
2 comentários:
O LI9XO DO LIXO
Ai, caramba, quado o senhor Lindberg Farias, assumuiu o seu primeiro amarelado palido governo. a tonelada de lixo era de 22,oo reais. No segundo governo passou para 40 reais a tonelada, e agora as toneladas passaram a ser de 51,60 reais. My supreme orientador, me informa que a GREEN LIFE, não faz a coleta de resíduos sólidos, estes resíduos são coletados por VPR, que não tem nenhuma instrutura para isso. A Green Life, era uma ong na cidade de Brasília. Quanto veio operar na coleta de lixo na cidade de Nova Iguaçu, veio com três carros com pactadores alugados em outra empresa de coleta de lixo em Brasília - com placas de Goias, Tocantins e Brasília-DF. Quando a atual prefeita assumiu, foram agregados novos dez carros de compatação na cor azul na EMLURB, QUE AGORA ESTÃo agregados na Green Life. A Green Live possue caminhões abertos para coleta de lixo em ruas de barros, sem nenhuma est6rutura para o serviço a que se proponhe. To be con tinue...... de feira de santana.
DE RIACHÃO DE JACUÍPE - BA
Anteriormente, a balança para saber o peso do lixo, ficava no bairro dos bandeirantes na URG de Comendador Soares. Tem que haver uma balança. A estação de tratamento de lixo, recebe de mais sete cidades da baixada fluminense. Obras, foram feitas no portal de acesso da estação. Talvez a tal balança esteja por lá. O Local é de dificil acesso. quando eu regressar a Nova Iguaçu, vou até lá para conferir.
Postar um comentário